Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Vitória: "É importante termos a capacidade para impor o nosso jogo"

Técnico do Benfica antevê dificuldades frente ao PAOK e pede uma equipa séria, competente e concentrada.

Rui Vitória: "É importante termos a capacidade para impor o nosso jogo"
Notícias ao Minuto

20:10 - 20/08/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Rui Vitória não tem dúvidas de que será necessário apresentar o melhor nível para levar de vencido o PAOK. Na antevisão da partida, técnico do Benfica pede uma equipa séria, competente e concentrada e lembra que o conjunto grego já afastou equipas de qualidade como foram os casos de Basileia e Spartak Moscovo.

Antevisão: "Nós olhamos para este jogo com a convicção e a exigência que todos os jogos nos impõem. Vamos fazer o quinto jogo desde que começámos a competir e é um jogo que queríamos jogar. Representar o Benfica é exigência permanente e dar resposta independentemente das dificuldades. Amanhã teremos um adversário muito difícil, que já ultrapassou duas equipas de qualidade, que só está a competir para a Liga dos Campeões. Por isso, acredita que pode 'bater o pé' e discutir a eliminatória com o Benfica. Temos que perceber isso, que é uma equipa com vontade, e preparar bem o jogo. O mais importante é termos a capacidade para impor o nosso jogo e aproveitar o facto de jogarmos no nosso estádio, que é motivo de maior motivação para nós."

Poderio do PAOK em comparação com o Fenerbahçe: "Temos a noção clara de que hoje em dia, em alta competição, e tendo em conta o passado recente desta equipa, estamos a defrontar um bom adversário. Da minha boca não ouviram nem vão ouvir - quando digo da minha boca, digo da minha gente, dos meus jogadores e da minha estrutura. Ninguém tem esse pensamento [que o Fenerbahçe era superior a este PAOK]. Estamos a falar de uma linha de quatro defesas que têm todos 30 anos, dois médios que um já jogou no futebol espanhol e outro esteve há dois anos no Zenit, um ponta-de-lança com 1,91 m, de muita qualidade, que faz golos com muita facilidade, um Pelkas que joga por detrás deste avançado, que tem muita qualidade e já passou pelo V. Setúbal. A dúvida estará apenas na ala esquerda. Estamos a falar de uma equipa experiente, com jogadores maduros e com condições para disputar esta eliminatória. Isto não invalida em nada a minha análise das equipas. Temos noção que estamos num bom momento, estamos a evoluir, acreditamos no trabalho que tem vindo a ser feito, estamos a jogar na nossa casa e acreditamos muito em nós."

Desvalorização do Benfica por parte do PAOK: "O Benfica em 1966 foi campeão da Europa, já o foi duas vezes e já esteve em muitas finais. Tinha um dimensão diferente nessa altura. Nós registamos isso, mas não perdemos o sono por causa disso. Registamos porque ouvimos, mas isto é alta competição e nós temos que nos preocupar com o que podemos controlar. Não precisamos de apregoar nem de dizer. Esta é uma equipa de qualidade, boa, temos que estar concentrados, determinados, impor o nosso jogo e tentar criar dificuldades ao nosso adversário. Temos que lhes tirar as referências de alguns aspetos que eles quererão controlar. Esse é o meu foco! Agora se é mais 50 ou menos 50... A este nível, essas questões não me orientam. Os detalhes, a qualidade individual e a qualidade coletiva podem fazer a diferença."

Entrar na fase de grupos da Champions é o segundo objetivo?: "Durante este mês de agosto tivemos jogos dos mais variados contextos: de campeonato, de Liga dos Campeões, em casa, fora... Se nós estivermos a antecipar cenários antes dos jogos acontecerem, não é o caminho correto. É o próximo jogo, o próximo objetivo e por isso o objetivo agora é passar este adversário e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, como será daqui a alguns dias ganhar ao Sporting. Nós olhamos muito passo a passo. Já eliminámos o Fenerbahçe e agora vamos tentar eliminar estes. Eu tenho é que me preocupar com a forma como a outra equipa joga, como ataca, como defende, e isso leva-me a energia toda."

André Almeida: "Teve essa indisposição, vai estar convocado e vamos ver até à hora do jogo. São jogos em cima de jogos e os períodos de recuperação são muito curtos. Qualquer eventualidade que aqui surja, nós temos que estar à cautela. Não esteve hoje no treino, mas estamos em crer que vai recuperar para o jogo."

Corchia: "Conhecer, já o conhecia, obviamente. É mais uma alternativa para o lado direito, que, com a infelicidade que teve o Ebuehi, acabámos por ficar mais limitados naquela posição. Quando vamos buscar um jogador, não quer dizer que os que cá estão já não prestam ou não têm valor. O campeonato é longo e nós queremos que seja uma época com competição em todas as provas. O Corchia é um jogador com uma maturidade boa, que fez bons campeonatos em França e chega cá com capacidade para, se for necessário, entrar rápido na equipa. Mas isso não invalida tudo aquilo que tem sido o trabalho do André, que esperamos que amanhã esteja bem e possa jogar. Este tipo de jogadores não vem para resolver todos os nossos problemas, porque a equipa está lá. Vem como alternativa que nós temos que ter no plantel."

Jonas e Castillo: "Também não estarão."

Ferreyra: "Todos nós acreditamos e os avançados vivem disso. Mas não estamos aqui com uma caçadeira apontada à cabeça dos jogadores que têm que marcar golos. Os golos têm aparecido de variadíssimas formas e jogadores. O que importa é que a bola entre. Felizmente nós temos tido dinâmicas tão interessantes que têm permitido que vários jogadores vão finalizando. O Ferreyra está no seu processo normal porque tem qualidade. Dá-nos outras variáveis ao próprio jogo e vai fazer os seus golos de forma natural. Não abriu agora e vai ser tudo seguido... Se for, melhor para ele e para nós, se não for, não vem mal ao mundo!"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório