Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Eleições Sporting: Debate com os sete candidatos 'ferveu'. Eis o resumo

As ideias chave de Frederico Varandas, Dias Ferreira, Tavares Pereira, Madeira Rodrigues, José Maria Ricciardi, João Benedito e Rui Jorge Rego.

Eleições Sporting: Debate com os sete candidatos 'ferveu'. Eis o resumo
Notícias ao Minuto

08:11 - 20/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Os sete candidatos à presidência do Sporting - Frederico Varandas, Dias Ferreira, Tavares Pereira, Madeira Rodrigues,  José Maria Ricciardi, João Benedito e Rui Jorge Rego - estiveram na noite de domingo em debate na Sporting TV. A discussão teve diversos pontos e contou com acesas discussões no debate do futuro do clube de Alvalade. 

Confira as três ideias mais fortes de cada um dos sete candidatos.

Frederico Varandas 

Críticas dirigidas a Ricciardi "Vive à parte e decidiu agora brincar ao Sporting. Chegou agora... Eu fui o único que dei a cara antes da AG de destituição. Fala de amadorismo. Amadorismo é presidir a um clube uma pessoa que percebe zero de futebol. Apresenta-se com o currículo, a última coca-cola do deserto. Não lhe reconheço essa competência. Porquê? Foi administrador da Espírito Santo International e não conseguiu ver o buraco de 2,25 mil milhões."

Críticas a Benedito:"Há por aqui muita cosmética e pouco conteúdo. André Cruz? Um craque, mas não conhece o futebol português. O João [Benedito] tem boas ideias, mas não tem competência para as colocar em prática. Futsal não é futebol."

Críticas a Rui Rego: "Admito que a lista de Rui Rego me faz alguma confusão... Paulo Lopo para a SAD? Não entendo. Fez-me muita confusão ver imagens dele equipado à Benfica..." 

Pedro Madeira Rodrigues 

Escolha por Ranieri:"Pensei a médio/longo prazo. Tinha de ter garantias de que seríamos campeões o mais brevemente possível. Com todo o respeito por José Peseiro, não o vejo como treinador para médio prazo. Só há bons presidentes com bons treinadores."

Experiência: "Tenho capacidade de liderança e provei-o há um ano, quando enfrentei Bruno de Carvalho. Um líder tem de escolher bem as equipas. Eu tenho, de longe, um coordenador para o futebol que é muito mais experiente do que os vossos [Mariano Barreto]! Mas não perdemos por culpa própria. Há um ambiente envenenado no futebol português."

Críticas aos candidatos concorrentes: "No ano passado eu já lá estava. Fui o primeiro a discordar da forma de gestão de Bruno de Carvalho. Agora é mais fácil. Naquela altura é que era mais complicado."

João Benedito

Escolha por André Cruz: "Tem de haver uma mudança de mentalidades. O nosso diretor desportivo, André Cruz, fará a ligação entre a equipa técnica, os jogadores e a comissão executiva. Conhece os balneários e sabe antecipar situações. Haver 3 ou 4 capitães cria focos de instabilidade. Sejam mais velhos ou mais novos, as pessoas valem pela sua qualidade."

Manter José Peseiro: "Estar neste momento a vir com um novo treinador, a palavra que tem de ser passada no balneário por José Peseiro sai descredibilizada."

Candidatura sem padrinhos: "A nossa candidatura é cheia de cultura Sporting, independente, sem agenda ou padrinhos. Não deve nada a ninguém. É uma candidatura livre. E esse é o nosso ponto."

Dias Ferreira

Carta enviada à CG: "Já enviei ao presidente da Comissão de Gestão e lamento não ter tido resposta. Há uma lista candidata que tem dois membros da CG e isso garante informação privilegiada que nenhuma das outras listas tem. Espero um esclarecimento por parte do CG. Tem de haver igualdade."

Nova Academia "A minha principal atenção é projetar o futuro, construindo uma nova academia, desta vez em Lisboa. Os jogadores profissionais ficam em Alcochete e o objetivo será construir na zona lisboeta, procurando imitar o estilo de academia americano. Isso vai diminuir os nossos custos. No futebol, vou criar um team manager só para os jogadores que estão emprestados. Todos os clubes do Mundo têm uma pessoa só para fazer isso."

Segunda volta "Fui eu o autor da proposta para que tivéssemos uma segunda volta nas eleições. Infelizmente, não foi colocada em prática." 

José Maria Ricciardi

Esclarecimento: "As duas pessoas que integram a minha lista e que estavam na Comissão de Gestão [Jorge Gurita e Alexandre Cavalleri] demitiram-se por questões que nada têm a ver comigo. Quando se demitiram, ficaram livres de tomar opções."

Críticas para Varandas "Anda a esconder um dos seus apoiantes, Godinho Lopes. Vieram-me contar histórias do que se passou em Alcochete, no Colégio Militar... Mas não vou entrar por aí. É uma pessoa que não tem capacidade para gerir sequer uma cantina. Se for para presidente vai ser o fim."

Projeto financeiro: "O Sporting gasta 100 milhões por ano na SAD e 23 milhões no clube. Se chegarmos a novembro e nada se passar, acabou o dinheiro no Sporting. Precisamos de ter um resultado operacional positivo, o que nunca aconteceu no tempo de Bruno de Carvalho. Liderei o banco que trouxe mais investimento para Portugal. Sou contra negociar dívida de curto prazo com dívida de longo prazo, isso é aumentar o passivo."

Rui Jorge Rego 

Juntos na Luz: "Todos os candidatos deviam ir juntos ver o próximo jogo do Sporting [no Estádio da Luz, frente ao Benfica]. A equipa precisa deste sentido de união, de saber que no dia 9 haverá um só Sporting. Não quero discutir passado, quero falar de futuro."

Roberto Carlos: "A vinda de Roberto Carlos [para diretor para o futebol] significa isso: ontem fomos falados em mais de 50 países por boas razões. Isso é fundamental para o aumento das receitas". 

Preocupação com a despesa: "Temos de reduzir a despesa em função da receita, e aumentar esta para a balança se equilibrar, espero eu, nos 80 milhões. O que for a receita extraordinária será usada para amortizar dívida, investimento na formação."

Fernando Tavares Pereira

Alcochete: "Não vai ser uma limpeza total, mas quase. É o garante financeiro do Sporting." 

Liderança: "Tenho 44 anos de empresário, tenho 700 funcionários, estive na faculdade. O Sporting precisa de solidez e empreendedorismo e de arrumar a casa em Alvalade e Alcochete. Não quero vencimento. A nível de trabalho, responsabilidade e organização, eu comecei do nada. Com 10 anos comecei a fazer seguros, com 18 estabeleci-me. Ando cá há mais anos do que alguns candidatos têm de idade."

Salário: "Tenho 44 anos de empresário, tenho 700 funcionários, estive na faculdade. O Sporting precisa de solidez e empreendedorismo e de arrumar a casa em Alvalade e Alcochete. Não quero vencimento."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório