Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Avançados? Vamos ter o Seferovic, Ferreyra, Salvio, Pizzi, Rafa..."

Benfica defronta este sábado o Boavista, no Bessa, e o técnico não revela se Jonas e Castillo poderão ir a jogo.

"Avançados? Vamos ter o Seferovic, Ferreyra, Salvio, Pizzi, Rafa..."
Notícias ao Minuto

16:58 - 17/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rui Vitória

Após o triunfo sobre o V. Guimarães na ronda inaugural da Liga portuguesa, o Benfica visita o Boavista na 2.ª jornada da competição. Ainda com Jonas e Castillo em dúvida, Rui Vitória não revelou se vai ou não contar com os dois jogadores e garantiu que o Benfica terá vários avançados presentes no Bessa. 

Avançados disponíveis: "Vamos ter o Seferovic, o Ferreyra, o Félix, o Zivkovic, o Rafa, o Salvio, o Pizzi, o Gedson, o Alfa Semedo, o Grimaldo, o André Almeida, que já fez golos... Vamos ter vários, mas estes são os que me lembro assim de repente. A abordagem? É a de querer vencer, frente a uma equipa que nos vai dificultar a vida, que ganhou o primeiro jogo e que se bate bem, com um sistema de quatro defesas, mais quatro homens no meio-campo e um jogador atrás do ponta-de-lança, que é um ponta-de-lança com qualidade. Jogam bem em várias fases do jogo, defensivamente bem organizados, que saem bem para o ataque, rápidos, com dois jogadores que desequilibram, como o David Simão e o Fábio Espinho. Mas nós queremos pôr as nossas ideias em campo, vamos querer ganhar, num estádio cheio e num ambiente para o qual estamos preparados."

Entrar forte e marcar cedo: "Esse é o plano do Benfica e de todas as equipas. Quando entramos, entramos para marcar e não sofrer. Mas não há essa história da matemática tão exata, pois isso é dizer que do outro lado não está uma equipa de qualidade. E não é nada disso! Agora, vamos fazer de tudo para ganhar. É evidente que gostávamos de ter mais tempo entre competições, sim, gostávamos. Mas não vale a pena estarmos aqui a lamentarmo-nos. Já está definido, é assim que vamos jogar.

Falar mais fora de campo do que dentro: "Que seja uma competição saudável, que os adversários se enfrentem olhos nos olhos, com o maior respeito. É isso que eu quero! O resto do que foi dito... Não há mais conversa."

Número elevado de jogos nesta fase da época: "Eu não falei em desgaste físico. O que eu disse foi que esta realidade já cá estava. O que podemos discutir é se esta é a melhor forma de prepararmos uma entrada na Liga dos Campeões, isso sim! Do desgaste físico nem abordei porque acho que pode haver mais desgaste mental do que físico. Mas isso tem duas visões. Jogámos há três dias num estádio onde o ambiente que, comparado com o ambiente vivido em qualquer dos estádios em Portugal, é faz do nosso ambiente um pouco a brincar em relação com o jogo que nós encontrámos. Prefiro jogar do que treinar, é claro que às vezes gostaríamos de ter mais tempo, mas os jogadores têm uma ótima capacidade de ouvir e esta é a nossa realidade."

Chamada de Cervi à seleção da Argentina: "Não temos essa confirmação oficial, mas é claro que qualquer jogador deseja ser chamado à sua seleção. Portanto, isso também é, muito mérito do trabalho que o jogador tem vindo a desenvolver. É o terceiro ano connosco, tem melhorado em alguns aspetos e tem modificado também a sua forma de estar em campo e de jogar. Por isso, se se confirmar a convocatória, fico muito contente pelo meu jogador. 

Integração de Gedson: "Não gosto de falar muito individualmente sobre estas questões, mas vamos aqui abrir uma exceção. Sim, esperava uma adaptação rápida pelo rendimento que ele tem tido desde o primeiro dia de trabalho. No Benfica parece que se tornou fácil o aparecimento dos jogadores, mas isto não é chegar aqui, estalar os dedos e já está. Digo isto com algum orgulho e menos vaidade. Mas esta questão dos ex-juniores que chegam à equipa principal, por mais voltas que se dê, há qualidade, é um facto, mas jogadores de qualidade há em todo o mundo, formações de qualidade há em todo o mundo, instalações de qualidade há em todo o mundo, modelos de jogo em qualidade há em todo o mundo... No Benfica, aliás, sempre houve jogadores de qualidade durante muitos anos. Aliás, amanhã vamos jogar com um jogador que é um craque e que já era um craque quando aqui estava, que é o David Simão, contra quem vamos jogar e já para não falar de mais nenhum daqui. O que faz a diferença? É a porta aberta da equipa principal. Se o treinador da equipa principal abrir a porta, tudo isto faz sentido. Se não abrir, não faz. Seja no Benfica ou noutro clube qualquer. Depois há outra questão que é aquilo que o jogador aprende à sua volta. Oiço muita gente a dizer que a transição dos juniores para os seniores é difícil. Ah e agora é fácil? Sabem o que faz a diferença? É aquilo que lhe é transmitido pelos treinadores, pelas pessoas que estão à sua volta e pelos colegas que lhes fazem perceber que o futebol de meninos é diferente do futebol dos adultos. Este caso é claramente um exemplo de um jogador que aprende rápido, que foi ensinado rápido e isso é que faz toda a diferença."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório