Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ranking UEFA: 'Adeus' do Sp. Braga faz pairar nuvem negra sobre Portugal

FC Porto, Benfica e Sporting são as únicas três equipas lusas que 'sobrevivem' nas competições europeias. A não ser que uma delas brilhe, Ucrânia e Bélgica poderão aproximar-se... e a Rússia poderá aumentar a vantagem.

Ranking UEFA: 'Adeus' do Sp. Braga faz pairar nuvem negra sobre Portugal
Notícias ao Minuto

09:00 - 17/08/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Contas

O Sporting de Braga disse, esta quinta-feira, ‘adeus’ à Liga Europa, ao empatar a duas bolas na Pedreira com o Zorya, depois de ter conquistado uma igualdade a um golo no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória, em terreno ‘inimigo’.

A equipa de Abel Ferreira teve por duas vezes o passaporte para o playoff carimbado, graças aos golos de João Novais e Ricardo Horta, mas uma sucessão de erros defensivos custaram a eliminação precoce das competições europeias.

Depois do Rio Ave, foi a vez de os arsenalistas ficarem reduzidos às provas nacionais, o que arrisca complicar (e muito) as contas no ranking da UEFA, já que, em pleno mês de agosto, só três equipas lusas se mantêm nos respetivos torneios continentais: FC Porto (fase de grupos da Liga dos Campeões), Benfica (playoff de acesso à prova milionária) e Sporting (fase de grupos da Liga Europa).

Portugal, que arrancou a temporada 2018/19 no sétimo lugar da tabela, já leva menos equipas nas competições europeias do que os países que seguem imediatamente atrás como é o caso da Ucrânia (quatro equipas, uma delas o Zorya, que eliminou, precisamente, o Sporting de Braga) e Bélgica (cinco equipas).

A vantagem lusa sobre a oitava classificada Ucrânia é, neste momento, de quase quatro mil pontos, mas há que recordar, que Portugal defende menos pontos, uma vez que a temporada 2014/15, em que ambos os perseguidores fizeram melhor prestação, deixará de contar.

Mas as más notícias não se ficam por aqui. A Rússia, atualmente quinta classificada, ameaça aumentar a atual vantagem de seis mil pontos sobre Portugal, já que todas as suas seis equipas continuam ‘invictas’ na Europa. A confirmar-se, o sonho de voltar a ter duas vagas diretas para a fase de grupos da Liga dos Campeões complica-se ainda mais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório