Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Águia sofre mas carimba passaporte para fase seguinte da Champions

Depois de uma vitória na primeira-mão, o Benfica empatou frente ao Fenerbahçe, a um golo, na Turquia, e carimbou o passaporte para os playoffs de acesso à fase de grupos da Champions.

Águia sofre mas carimba passaporte para fase seguinte da Champions
Notícias ao Minuto

20:56 - 14/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto 3.ª pré-eliminatória

Resumo do jogo: Depois de uma vitória no estádio da Luz, na primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions, o Benfica carimbou esta terça-feira o passaporte para a fase seguinte da competição depois de empatar a 1-1 com o Fenerbahçe.

Numa primeira parte dividida, mas com ascendente para os turcos, a águia soube aproveitar a vontade de dominar o encontro exibida pelos comandados de Philip Cocu e aproveitou as abertas na defensiva turca para explorar o contra-ataque.

E foi precisamente através de contra-ataque que as águias marcaram. Num lance que começou torto, com um passe atrasado de Pizzi, a jogada acabou por se compor, terminando, à passagem do minuto 26, com um golo de Gedson Fernandes, atleta de apenas 19 anos que se estreou a marcar na máxima competição de clubes.

Os turcos tentaram depois ir em busca da igualdade no marcador. Contudo, até bem perto do apito final do primeiro tempo, as águias souberam manter o perigo afastado. Em cima do minuto 45, Potuk, acabou por dar alguma esperança à equipa da casa, antecipando-se à cobertura de Grimaldo e batendo Vlachodimos.

Com um golo consentido ao cair do pano dos primeiros 45 minutos, a equipa de Rui Vitória entrou no segundo tempo algo pressionada. Os turcos, nitidamente espicaçados pelo golo marcado, tentaram carregar sobre a muralha defensiva das águias, mas sem sucesso.

Com um defesa bem montada e que apenas a espaços consentia liberdade ao adversário para rematar À sua baliza, a águia soube resistir ao sufoco e, de quando em vez, tentar o contra-ataque. 

Num segundo tempo de contenção por parte dos visitantes, os turcos nunca souberam encontrar o caminho para bater o guardião das águias. Vlachodimos, diga-se, esteve imperial na baliza encarnada. Com um par de grandes estiradas e uma atuação praticamente irrepreensível, o alemão deu mostras de gostar destes palcos e de já estar bem encaixado na equipa de Rui Vitória.

Por fim, de referir que o Benfica no playoff de acesso à fase de grupos terá agora pela frente o PAOK, da Grécia, equipa onde milita o português Vieirinha que hoje ajudou também ele a eliminar da prova o Spartak de Moscovo.

Acompanhamento da partida:

90+5' - Final da partida. O Benfica empate na Turquia, mas beneficia do facto de ter vencido em casa e ter marcado fora e segue para a fase seguinte da competição. 

Agora, os pupilos de Rui Vitória terão pela frente o PAOK, da Liga grega, último obstáculo a ultrapassar antes da entrada na fase de grupos da Champions League.

90+2' - Pontapé livre em posição frontal. Soldado bate a bola grande a barreira montada pelas águias. Passa o perigo.

90' - Final do tempo regulamentar. Vão jogar-se cinco minutos de compensação.

85' - A cinco minutos do final do tempo regulamentar, o Benfica vai conseguir manter a bola no meio-campo adversário. A eliminatória parece nas mãos das águias.

79' - Substituição no Fenerbahçe: Sai Isla e entra Sener.

75' - Depois de alguns momentos de aflição, o Benfica conseguiu afastar para longe da sua baliza a pressão do adversário e já 'respira' melhor.

72' - Substituição no Benfica: Sai Salvio e entra Alfa Semedo. Rui Vitória opta por uma postura mais defensiva

67' - Que bela defesa de Vlachodimos!! Remate de fora da área por Baris Alici com o guardião das águias a atirar para canto.

65' - Dupla substituição no Fenerbahçe: Saem Valbuena e Topal. Entram Soldado e Alici.

62' - Ferreyra remata de longe mas a bola não leva o destino da baliza.

61' - Pizzi remata, mas Demirel defende com facilidade.

60' - Os primeiros minutos do segundo tempo estão a ser disputados com muita intensidade, mas parece faltar esclarecimento às duas equipas na hora de definir. Os turcos a precisar de marcar ainda não conseguiram encontrar o caminho para o golo.

50' - Fenerbahçe entra pressionante e mal deixa as águias respirarem. O Benfica vai contendo os ataques adversários, esperando pelo erro para contra-atacar.

46' - Recomeça o jogo. O Fenerbahçe sai a jogar no segundo tempo

45+3' - Intervalo em Istambul. O Benfica esteve a vencer durante grande parte do primeiro tempo, mas Potuk empatou o encontro a segundos do fim do tempo regulamentar.

Confira o golo turco

45' - Golo do Fenerbahçe. Potuk, de cabeça, bate Vlachodimos após cruzamento da esquerda de Kaldirim. 

43' - Quase, quase o segundo das águias. Ferreyra desmarca-se, ultrapassa, Demirel, mas, com pouco ângulo, acaba por rematar à malha lateral da baliza turca.

40' - A cinco minutos do intervalo o Benfica vai conseguindo mandar na partida. Os turcos vinha com intenção de ter o controlo do jogo, mas as águias estão melhor na partida. Depois do golo, contiveram a resposta da formação de Cocu com alguma facilidade, exceção para um remate de Elmas que testou a atenção do guardião dos encarnados.

33' - Castillo, lesionado, abandonado o relvado e dá lugar a Ferreyra.

32' - Que defesa de Vlachodimos. Elmas remata de longe, mas muito forte, e obriga o guardião alemão a uma defesa apertada! O jovem atleta dos turcos está a dar nas vistas na partida.

Confira o golo de Gedson Fernandes

26' - Golo, golo, golo!!! Golo do Benfica. Gedson combina com Castillo e bate pela primeira vez na partida Demirel. Que bela jogada do ataque encarnado.

21' - Que perigo para a baliza do Benfica. Potuk progride do lado direito e remata para defesa apertada de Vlachodimos.

19' - Salvio remata ao lado. O argentino progrediu alguns metros e rematou à baliza de Demirel, mas sem sucesso.

15' - Jogo mais morno em Istambul. O Benfica, em vantagem no marcador, vai controlando os turcos longe da sua baliza. A formação da casa vai tendo mais iniciativa de jogo, mas ainda não encontrou o caminho para o golo.

Nas bancadas o público não se cansa de apoiar a equipa. Que impressionante!

8' - Que perigo para o Fenerbahçe. Canto na esquerda do ataque marcado por Valbuena e Ayew, ao primeiro poste, atira ao lado da baliza de Vlachodimos

7' - O Benfica entrou melhor na partida, a tentar chegar rapidamente à baliza adversária, mas depois de instantes iniciais de maior desacerto dos turcos, a equipa de Cocu já parece estar mais 'dominadora'.

3' - O Benfica começa a partida mais forte e a tentar pressionar no ataque. Os turcos estão ainda a 'entrar em jogo'.

1' - Apito inicial em Istambul. Começa a jogar o Benfica.

0' - As equipas já estão no relvado e já escolhem relvado ou bola. Fique connosco e acompanhe todas as incidências desta partida.

0' - Está prestes a começar a partida em Istambul. Os jogadores já estão no túnel de acesso ao relvado.

Onze do Fenerbahçe: Demirel; Isla, Neustadter, Skrtel e Ali Kaldirim; Topal, Elmas e Valbuena; Ayew, Potuk e Giuliano.

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Ruben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Gedson; Cervi, Salvio e Castillo.

Antevisão: Depois de uma primeira-mão na Luz onde o Benfica conseguiu um importante mas tangencial resultado de 1-0 frente ao Fenerbahçe, as águias visitam esta terça-feira o reduto dos turcos para tentar a passagem à fase seguinte da Champions League.

Ainda sem Jonas, atleta que recupera de lesão, os encarnados partem com a convição de que será possível seguir para os playoffs, precisando apenas de um empate, com ou sem golos, para continuar em prova.

Os turcos, por seu lado, precisam de vencer as águias e esperar que o diferencial de golos lhes sorria, isto porque por cada tento apontado fora de casa pelas águias a formação de Phillip Cocu precisará sempre de marcar dois.

Fique connosco e não perca um minuto das emoções dos grandes jogos das equipas portuguesas na Europa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório