Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Norueguês de 17 anos conquista novo título nos Europeus de Atletismo

O norueguês Jakob Ingebrigtsen, de apenas 17 anos, fez hoje história ao sagrar-se campeão europeu de 5.000 metros nos Europeus de atletismo de Berlim, um dia depois de vencer nos 1.500 metros.

Norueguês de 17 anos conquista novo título nos Europeus de Atletismo
Notícias ao Minuto

22:59 - 11/08/18 por Lusa

Desporto Jakob Ingebrigtsen

Jakob estabeleceu um novo recorde europeu de sub-20 a caminho da vitória, terminando à frente do irmão mais velho, Henrik, segundo classificado, para juntaro este título ao da légua, também ganho frente a Henrik, ao irmão 'do meio' Filip e a 10 outros competidores.

O mais jovem atleta a competir numa final de Europeus continua a tradição da família, sucedendo ao irmão, Filip, como campeão dos 1.500.

Antes de Filip, já Henrik, o mais velho com 27 anos, tinha sido campeão europeu em 2012, num trio de irmãos treinado pelo pai, Gjert Anne.

Nos 20 quilómetros marcha, a Espanha fez a 'dobradinha', com Álvaro Martín a vencer a prova masculina e Maria Pérez a feminina, em que estabeleceu um novo recorde da competição. A portuguesa Ana Cabecinha foi oitava.

Na final feminina do salto em comprimento, que teve a portuguesa Evelise Veiga no oitavo lugar, a campeã foi a alemã Malaika Mihambo, com um salto de 6,75 metros, batendo a ucraniana Marina Bekh (6,73) e a britânica Shara Proctor (6,70).

A equipa feminina da Polónia dominou a estafeta de 100 metros, batendo a França e o Reino Unido, que teve em Dina Asher-Smith o destaque do dia, com a velocista a renovar o título nos 200 metros, juntando-o ao de 100 ganho na terça-feira.

No setor masculino, a Bélgica venceu a estafeta de 400 metros, enquanto o polaco Adam Kszczot venceu a outra final de 'velocidade' do dia, nos 800 metros.

A Polónia esteve em destaque, com Justyna Swiety-Ersetic a oferecer outro ouro, desta vez nos 400 metros, enquanto Sandra Perkovic venceu para a Croácia no do disco com um lançamento de 67,62 metros, mais de quatro metros de diferença para a segunda classificada, a alemã Nadine Muller, com Liliana Cá em sétimo e Irina Rodrigues em nono.

No salto em altura, o alemão Mateusz Przybylko sagrou-se campeão europeu com 2,35 metros.

No domingo, último dia dos Europeus de Atletismo de Berlim, estão agendadas as últimas finais, como as estafetas de 100 metros, a maratona masculina e feminina, a final do triplo salto masculino, além dos 1.500 e 5.000 metros femininos, entre outras.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório