Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sova, estagiários e... Pinto da Costa. Saiba tudo sobre o debate leonino

Esta quarta-feira, houve debate na CMTV entre os candidatos à presidência do clube de Alvalade.

Sova, estagiários e... Pinto da Costa. Saiba tudo sobre o debate leonino
Notícias ao Minuto

23:55 - 08/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Notas finais de cada um dos candidatos

Ricciardi - Lamento a fuga dos outros três candidatos, porque não se pode fugir ao debate. Perante a realidade, tivemos uma discussão viva, sei que os candidatos são grandes sportinguistas. Faço o apelo: estamos aqui para ganhar, temos 81 jogadores seniores profissionais, temos um jogador que ganha mais de 5 M€ e não joga... Tentei e fiz tudo para agregar as listas, houve um, Zeferino Boal, que aceitou. Acho que será importante termos menos listas para haver mais coesão, que é dos principais problemas do Sporting. Às vezes é maior do que nossos rivais tradicionais. Estou convencido que vou ganhar mas quem ganhar será o meu presidente. Tudo farei para ajudar esse presidente se não for eu, como espero ser.

Dias Ferreira - Fico triste por não aceitarem o repto que lancei. Na altura Ricciardi mostoru pouco respeito pelas candidaturas em vigor, já fez isso tarde. Temos de perceber que o Sporting, numa década, só se ouvia falar em passivo. Ficámos pior.

Pedro Madeira Rodrigues - Nós temos uma candidatura distinta. Uma equipa para o futebol claríssima, diferente de todas as outras e uma solução financeira, como mais ninguém tem. Temos uma equipa fantástica e temos de fazer o Sporting grande como ele é.

Rui Jorge Rego - Discutimos muito o passado mas não o futuro, nem modalidades, a marca, modelos de negócio. É obrigatório aumentar as receitas. Temos um projeto claro para as modalidades que apresentaremos. Que se discuta o futuro daqui para a frente. Dia 9 todos estaremos pelo Sporting para nos ajudarmos uns aos outros.

23h30: Dias Ferreira: Há alguém que ache que a formação do Sporting está bem? Temos de olhar para a realidade. Há que assumir quem teve essas responsabilidades. Não queremos resolver tudo de uma vez. Podem-me apontar todos os defeitos, mas sou frontal em tudo aquilo que afirmo."

23h26: José Maria Ricciardi: “Tenho grande consideração por Jorge Jesus e sou seu amigo pessoal. Ele é um valorizador de jogadores extraordinário, mas ele tem outro projeto em mãos. Não vou falar da próxima época. Vou falar desta época, que é a que interessa aos sócios. O atual treinador não merece ser desvalorizado. Se começamos a época a dizer que vamos mudar, acha que isto é criar condições? Acho que isso é uma irresponsabilidade. José Peseiro, agora, para mim, como treinador do Sporting, é o melhor do mundo.”

23h24: José Maria Ricciardi: Nós já temos uma dívida de 200 milhões de euros, portanto ele (Madeira Rodrigues) acha que a solução é termos uma dívida de 320 milhões de euros. A solução para isto são venda da dívida do Sporting a desconto, permitindo financiamento, trazer investidores ligados ao naming right do estádio, que não fiquem com a maioria da SAD. Agora aumentar o passivo da SAD? Com as taxas de juro que vão continuar a subir no mundo inteiro?

23h20: Madeira Rodrigues: Eu fui convidado para fazer um 'teatro' para o Sporting e ganhei o prémio Stromp. E tenho muito orgulho nisso. Eu não vou injetar dinheiro, garanto sim um empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros com a melhor taxa possível.

23h17: Rui Jorge Rêgo: Eu já anunciei, já é público, que terei dois investidores que tornarei públicos durante a campanha para ajudar na situação financeira do clube. 

23h16: Madeira Rodrigues: Ricciardi vai procurar os investidores, nós já temos. Quem for presidente do Sporting tem de ter estes 122 milhões. Nós já conseguimos esse investimento através de um Empréstimo Obrigacionista. Temos Kuwait, Emirados, possibilidade de Arábia e Oman. Estamos a negociar a melhor taxa. Esse investimento irá resolver o problema das VMOC's. Há um negócio preparado para termos 90 por cento da SAD. Aproveitamos as coisas boas feitas por Bruno de Carvalho. Isto é só o princípio. Sporting é uma marca valiosíssima.

23h10: José Maria Ricciardi, confrontado com as próprias declarações, onde disse que a solução para o Sporting era perder a maioria na SAD: “Essa escuta é ilegal. Isso foi há quatro ou cinco anos em que a situação era dramática. Eu já dei agora, se for eleito, que o Sporting não vai perder a maioria da SAD, até porque a FIFA mudou as regras, e as injeções nas SAD’s não podem ser superiores às receitas. Vamos buscar investidores para investir na SAD. Já garanti que a maioria da SAD será do Sporting e dos sócios do Sporting."

23h04: José Maria Ricciardi: Sporting despende 23 milhões de euros com as modalidades e na SAD 100 milhões. Portanto, no último ano foram 123 milhões. Tenho obrigação de dizer aos sócios: situação líquida, o capital do grupo Sporting, é negativa em 153 milhões de euros. Vai haver prejuízo de 15 milhões. Passivo é superior a 200 milhões, não contando com a VMOC, que são um valor mobiliário híbrido, e que neste momento são 135. Retirando isso, passivo é superior a 200 M€. Agora vamos à parte mais grave. O Sporting tem um défice de tesouraria de 60 milhões de euros. A somar a isto temos no final do ano de pagar aos bancos 32 milhões de euros, por isso é que disse que isto não estava para estagiários. Com mais o empréstimo obrigacionista que tem de fazer em novembro são mais 30 milhões. No total estamos a falar de um valor de 122 milhões de euros.

22h58: Debate interrompido devido ao incêndio em Cumeada, Silves.

22h50: Madeira Rodrigues sente-se um paraquedista (termo utilizado por Dias Ferreira) no Sporting? Não aceito esse tipo de linguagem. O Sporting tem perdido força no futebol português. A nossa força são os nossos núcleos e eles têm de ter mais força. O Sporting teve sistematicamente as mesmas pessoas e BdC veio um mudar um pouco isso, ele ‘abanou’ o Sporting, mas não aproveitou a oportunidade. BdC decidiu imitar Pinto da Costa e isso foi o problema dele. O Sporting sofre de uma crise de identidade neste momento. Não somos batoteiros e o cashball, se for verdadeiro, é uma vergonha. Somos todos sportinguistas, não interessa a idade, a classe social. Tenho 25 anos de liderança em gestão de empresas e tenho uma grande carreira. Escolho bem as equipas e o líder do Sporting tem de ser isto. 

22h40: Dias Ferreira: “Defendo que o presidente do clube deve ser o presidente da SAD mas há situações em que temos de nos adaptar. É o interesse do Sporting que temos de defender. Isto dos mais novos e velhos, daqui a pouco tenho de apresentar desculpa por ter este currículo, 'lamento ter currículo'! Parece que isso é crime. O meu currículo está repleto. Se isto é mau? Os sócios vão julgar.

Por que é que Pinto da Costa tem sido o presidente que tem sido no FC Porto? Porque começou por baixo. Eu já passei por todo o lado. Conheço o futebol de alto a cima. Pelos vistos eu sou velho mas nunca me servi do Sporting, servi sim o Sporting e devo-lhe muito. Sentimentalmente sempre me deu prazer. E para isso fui buscar várias gerações. Olho para rigor, competência e paixão pelo Sporting. Porque isto não é só ser um grande gestor".

22h38: Rui Jorge Rêgo: O problema do Sporting não está em questões geracionais, nem idade, nem religião. Acho que está na altura de dar espaço a um novo projeto e a uma nova forma de estar. Ideias diferentes para o futebol? A composição da SAD e a existência de um CEO que vai ser um expert no futebol. Essa pessoa não seria o presidente do clube. Isso do testa de ferro de Bruno de Carvalho é mentira. A figura do chairman é a de um senador do Sporting e já tenho essa figura em mente. Não é Bruno de Carvalho! Tenho perfil traçado e várias pessoas que podem ocupar esse lugar.

22h36: Ricciardi e a clivagem geracional: Tenho muitas pessoas jovens na minha vista [entretanto Ricciardi pede desculpa a Madeira Rodrigues por ter utilizado a palavra ‘sova’]. Considero que nenhuma das listas tem a capacidade para resolver este assunto (financeiro) que está a ser desvalorizado.

22h31: Madeira Rodrigues responde a Ricciardi: “Levei uma sova? O que é que isso quer dizer? Dr. Ricciardi, comece a respeitar as pessoas que defendem o Sporting. Eu larguei a minha vida toda pelo Sporting.

22h30: José Maria Ricciardi: "O Doutor Pedro Madeira Rodrigues vai-me desculpar. Não podem haver estas diferenças geracionais. Há sportinguistas muito bons mais novos e há sportinguistas menos jovens muito bons. Depois, ele diz-me que o senhor Bruno de Carvalho foi um horror e foi o único que se opôs a ele. De facto, ele foi um horror mas o Dr. Pedro Madeira Rodrigues levou uma sova de 8%. Nunca tive em nenhum orgão diretivo, mas sempre tentei ajudar o Sporting, sem receber dinheiro nenhum. Não levo lições nenhumas de jovens, muito menos do Dr. Pedro Madeira Rodrigues.

Não gosto de movimentos mesquinhos contra os rivais. Dentro das quatro linhas temos de acabar com os insultos, nos programas de televisão não se discute futebol… Não gosto movimentos de 14, nem de 15, nem de 11. São os 18 clubes que têm de se entender."

22h28: Madeira Rodrigues: Ouvir uma discussão sobre quem ajudou há 16 anos. Convosco o Sporting foi campeão duas vezes. Faz-me confusão esta conversa, deixem os outros entrar. Bem ou mal, trabalharam pelo Sporting. BdC fez uma mudança, ‘abanou as águas’, mas perdeu-se, contudo a intenção era boa. Sporting não pode voltar ao passado e isto não é conversa de Bruno de Carvalho. Dias Ferreira e Ricciardi representam o futebol. Jesus dizia que o Sporting não tinha uma boa estrutura. O que difere esta minha candidatura da anterior? A equipa é muito diferente liderada por uma pessoa que aprendeu. Venho com outra capacidade, percebendo mais sobre o que o Sporting precisa. Antes foi tudo muito em cima. Não me arrependo de me ter candidatado em 2017. BdC fez coisas boas mas era preciso que ele não estivesse rodeado de yes man.

22h19: Dias Ferreira: Futebol e vitórias também atraem dinheiro. Precisamos é de ter pessoas competentes. É possível poupar e ter dinheiro para aplicar no devido lugar. Liderei o futebol quando já havia departamento profissional. Não fui no autocarro mas os jogadores quando passaram conheciam-me. Estava junto ao futebol e preparei a época. Fomos injustamente expulsos por algumas pessoas que agora esquecem-se. Percebo mais de futebol do que aquilo que julgo. Não é só perceber de chutar a bola. Penso Sporting com a minha cabeça e com a experiência que tenho. Estive na génese da organização da Liga e conheço o meio e os seus bastidores. Uma das coisas que faço é que ninguém me engana. Não acredito em tudo.

22h16: José Maria Ricciardi: Sem dinheiro não há futebol. José Eduardo dispensa apresentações quanto aos conhecimentos. Temos de passar a ganhar e nós viemos para ganhar de forma recorrente. Fui o único que fui no autocarro na última vez" que fomos campeões nacionais e vi a alegria que tiveram. É isso que lhes vou dar e para isso são precisas condições financeiras. Terei voz ativa no futebol e irei liderar.

22h13: Rui Jorge Rêgo ataca Madeira Rodrigues: O que me leva a concorrer ao Sporting é recuperar o espírito vencedor no clube. Não basta ganhar um ano, é preciso mais vezes. O Sporting tem de apostar na profissionalização, nomeadamente no Sporting. O Peseiro é o meu treinador e vai cumprir o contrato. Despedir Peseiro tem um custo. Achar que um balneário não fica destabilizado com um treinador que só ocupa o lugar por quatro jogos, perdoem-me mas isso é não conhecer um balneário (indireta para Madeira Rodrigues).

22h08: Pedro Madeira Rodrigues: "Quando avancei para o Sporting, pela primeira vez, foi por voluntarismo. Estávamos a ir para um caminho muito perigoso e avancei sem grande preparação. Agora foi diferente. Decidi dois aspetos antes de avançar: O financeiro e o futebol, que é aquilo que nos move mais. Eu não iria aparecer sem ter uma equipa para o futebol que achasse que ia vencer. Quando avancei, o Mihaljovic era o treinador e isso não era o melhor, na minha opinião. Por isso trouxe a solução Claudio Ranieri.

Instabilidade no balneário? O Sporting vai ter quatro jogos até setembro. Tive uma conversa, obviamente, com José Peseiro e ele meteu-me completamente à vontade. Não vai desestabilizar o Sporting a possibilidade de vir Ranieri. Os jogadores do Sporting não são flores de estufa, são homens de barba rija. Agradeço muito a Peseiro e quero que ele ganhe os quatro jogos. Mas não o vejo para treinador do Sporting a médio e longo prazo."

22h04: Rui Jorge Rêgo - "A 2.ª volta não é uma grande questão, porque já vimos presidentes com 90% dos votos a cair. O que importa aqui é os resultados que os presidentes do Sporting conseguem."

22h02: Dias Ferreira- "Não me juntei a outra candidatura, da mesma maneira que as outras não se juntaram a mim. Só quando houve uma AG é que me decidi lançar para este desafio. O que me move é o “amor pelo Sporting”, como diz o meu slogan".

22h00: Pedro Madeira Rodrigues é chamado pela primeira vez ao debate: “A união entre os sportinguistas é fundamental. Mais importante do que uma 2.ª volta é, quem ganhar as eleições, juntar os restantes candidatos para aproveitar o melhor de cada um. Estou em melhores condições para ser presidente do Sporting.

21h58: Ricciardi responde a Dias Ferreira: "Eu tenho uma visão diferente de Dias Ferreira. Eu acho que quem ganhar vai conseguir captar os outros sócios que não votaram nessa candidatura, mesmo que a percentagem do vencedor seja baixa. Não tenho receio de uma segunda volta, mas ela não está estatutariamente prevista."

21h53: Dias Ferreira tem a sua primeira intervenção e sugere que haja uma 2.ª volta nas eleições do Sporting. 

"Faço minhas, as palavras do Doutor Ricciardi. Mais uma vez se prova que não é possível o consenso. Temos noções diferentes daqueles que são os interesses do Sporting. Há uns que fogem dos debates. Queria fazer um repto a todos eles [candidatos]. Se estão dispostos a ter um compromisso, preferencialmente escrito, se não houver maioria absoluta, aceitariam fazer 2.ª volta.

"Acho que, quando toda a gente fala que falta uma 2.ª volta, não vejo impedimento para isto acontecer. Não é possível pensar que um orçamento seja aproveitado pela maioria dos votos e a eleição de um presidente não. Isto assim não é nada. Não vejo nada nos estatutos que possa impedir isto. É algo a estudar. Há muita gente que não está interessada em ter a maioria dos votos. Eu lanço este repto porque estou disponível."

21h47: José Maria Ricciardi começa por enviar uma mensagem de solidariedade para Monchique. O banqueiro lamenta que outros candidatos não tenham comparecido ao debate e admite que "estão a fugir com o rabo à seringa". "A principal razão para me candidatar é para devolver os títulos de campeão ao Sporting".

21h45: Vai começar o debate intermediado pelos jornalistas José Carlos Castro e Mariana Águas.

21h17: Frederico Varandas anunciou nas redes sociais, momentos antes, que não vai estar presente no debate e explicou porquê.

21h10: O debate está atrasado, mas deverá começar dentro de instantes.

A um mês das eleições, alguns dos candidatos à presidência do Sporting enfrentaram-se esta quarta-feira, no teatro do Capitólio, num debate de ideias transmitido pela CMTV. Dias Ferreira, Frederico Varandas, José Maria Ricciardi, Pedro Madeira Rodrigues e Rui Jorge Rego foram os candidatos que marcaram presença.

Tavares Pereira e João Benedito não marcaram presença no debate por considerar que este deveria acontecer após a aceitação definitiva das respetivas candidaturas pela Mesa da Assembleia Geral. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório