Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Um golo 'Cervi' com a promessa de não sofrerem na Turquia

Águias vencem por 1-0 o Fenerbahçe e partem em vantagem para o jogo da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões na Turquia.

Um golo 'Cervi' com a promessa de não sofrerem na Turquia

O Benfica cumpriu a primeira parte da missão: venceu, marcou e não sofreu golos em casa. Os três 'ingredientes' necessários a uma receita de sucesso não faltaram, mas a prova final está agendada para dia 14 de agosto, quando as águias voarem até Istambul, ao Estádio Şükrü Saraçoğlu, e selarem o apuramento para o 'play-off' da Liga dos Campeões. Na noite desta terça-feira, valeu um golo de Franco Cervi, à passagem do minuto 69, mas atenção ainda falta um 'mundo' para derrubar este Fenerbahçe.

Sem fio condutor na primeira parte

Rui Vitória decidiu repetir o traje que tinha empregue na Eusébio Cup no primeiro jogo oficial da época. O Benfica entrou com 'ganas' e o cofre turco podia ter sido arrombado logo à passagem do minuto inaugural. O golo não apareceu e Cervi ficou a pedir grande penalidade. Mas os encarnados viveram de rasgos nos primeiros 45 minutos.

Os pupilos de Phillip Cocu assumiram as rédeas do meio-campo e os comandados de Rui Vitória tiveram elevadas dificuldades em criar um fio condutor no seu jogo. Solução? As águias procuraram ofensivas rápidas, nomeadamente pela ala esquerda, com Cervi e Grimaldo a serem os mais inconformados. Na etapa inaugural, os remates no interior das áreas foram um oásis e na melhor ocasião, Ferreyra não teve arte nem engenho para desfeitear Demirel, já no minuto de aditamento decretado pelo árbitro.

Aquilo que Salvio mudou, Cervi conduziu à felicidade máxima

Todavia, o Benfica entrou com nova postura na etapa complementar e o 'quadro elétrico' da Luz rapidamente ganhou novo dinamismo e muito por culpa de 'Toto' Salvio. Primeiro o argentino testou os reflexos de Demirel fora da área, para depois dançar o 'tango' e driblar quatro adversários. O 'inferno' apaixonou-se pelo extremo e só faltou o golo para o estádio 'cair'.

Mas a pedra tanto bate até que fura e quem estoirou a baliza turca foi Cervi, à passagem do minuto 69: o argentino recebeu com o pé direito, rematou com o esquerdo e a bola passou por baixo do corpo de Demirel que não fica bem na fotografia. Depois do marcador inaugurado, o Benfica podia ter dilatado a vantagem, através de Castillo, que por duas vezes esteve à beira da felicidade máxima. Aliás houve muito mais Castillo em 30 minutos de jogo, do que Facundo Ferreyra na primeira parte, por muito culpa do tal 'fio condutor' a meio-campo que não existiu na etapa inicial.

Dia 14 de agosto conta-se a segunda-parte desta 'novela' milionária.

Relato do jogo

90+'4 - TERMINA O JOGO na Luz. O Benfica venceu por 1-0 o Fenerbahçe, com um golo de Franco Cervi, à passagem do minuto 69, e parte em vantagem para a segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O segundo jogo realiza-se em Istambul, no Estádio Şükrü Saraçoğlu, no dia 14 de agosto.

90' - Quatro minutos de compensação.

87' -  Última alteração de Phillip Cocu. Sai Dirar e entra Alici.

84'- CASTILLO, OUTRA VEZ... E OUTRA VEZ ELE, DEMIREL A DEFENDER! Remate à meia volta e o guardião a mostrar serviço.

83' - DEFENDE DEMIREL! Castillo tentou colocar no canto inferior direito, mas o guarda-redes estava atento.

Confira o golo que dá vantagem ao Benfica na eliminatória (1-0) da autoria de Franco Cervi

79' - Árbitro mostra amarelo a Soldado e Grimaldo, os dois por protestos.

Número oficial de espetadores: 57.878 espetadores.

75' - Segunda alteração também no Benfica. Entra o sérvio Zivkovic para o lugar de Salvio.

74' - Alteração na Fenerbahçe. Entra Roberto Soldado, para o lugar de Potuk.

69'- É GOLO DO BENFICA! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! A CATEDRAL DA LUZ ESTOIROU! O INFERNO AQUECEU! MARCA CERVI! O argentino recebeu com o pé direito, rematou com o esquerdo e a bola passa por baixo do corpo de Demirel que não fica bem na fotografia.

63' - Rui Vitória troca de avançados: Sai Ferreyra, entra Castillo.

Benfica avassalador em ações no interior da área, comparativamente ao seu adversário.

61' -  Primeira alteração no encontro, desta feita no Fenerbahçe. Cocu troca Mathieu Valbuena por Ekici.

58' - Show de Salvio em ação! O extremo do Benfica colocou quatro defesas no 'saco' e só não conseguiu o golo. Benfica está ligado ao 'quadro elétrico'.

56' - REMATE DE CERVI CONTRA SKRTEL! Central eslovaco não deixa passar uma.

51' - QUE DEFESA DE DEMIREL!  Salvio rematou fora da área e obrigou o guarda-redes turco a um espetacular 'voo'.

47' - Defende Demirel! Jardel cabeceia, e a bola pinga para o guarda-redes turco, que defende sem perigo.

46' - Começou a segunda parte do desafio (0-0 no marcador). Sem substituições ao intervalo.

45+1' - Intervalo no Estádio da Luz.

45+1' - Que desperdício, Facundo Ferreyra! O argentino estava em posição privilegiada no interior da grande área turca e dispara fácil para Demirel.

45' - Benfica ganha o seu primeiro canto no último minuto da etapa inicial.

41' - Atenção ao Fenerbahçe: Cruza Kaldirim, a bola pinga à entrada da área, Valbuena tenta o remate de primeira, mas a bola vai contra o corpo do companheiro de equipa Potuk, e é assinalado fora-de-jogo à ofensiva turca.

Cinco dos seis remates do jogo foram de fora da área, quatro deles do Benfica.

33' - Agora foi a vez de Salvio!  Gedson descobre Salvio na direita, que dispara rasteiro, mas um pouco ao lado da baliza turca.

33' - Esteve à vista o golo encarnado! Que corte de Skrtel! Cervi cruza tenso, Demirel desvia e Skrtel evita que a bola sobre para Ferreyra com um corte acrobático.

Diferença bastante significativa na média de idades entre as duas equipas.

22' - Rúben Dias perto de conseguir o apogeu da felicidade! Skrtel a cortar o remate do central português à entrada da área.

Vlachodimos é o quarto alemão a jogar pelo Benfica.

14' - Primeiras ideias: Benfica a sentir bastantes dificuldades na construção de jogo e, para já, limita-se às transições rápidas para se aproximar à baliza turca. Fenerbahçe mais 'agressivo' no encontro.

5' - Belo corte de Vlachodimos! Muito atento Jardel, que acompanha a bola longa à procura do avançado Potuk.

3' - Rúben Dias ao serviço! Dirar aproveita uma perda de bola da defesa das águias, cruza tenso mas tira o defesa central português.

1' - Esteve à vista o primeiro golo do Benfica. Foi por um triz, numa jogada em que se ficou a pedir pénalti. Pede penálti Cervi por falta de Isla no coração da área turca.

1' - Rola a bola no Estádio da Luz. Saiu o Benfica a jogar.

As equipas a pisar o relvado da Luz, ao som do hino do Benfica.

Faltam menos de cinco minutos para o pontapé de saída. O árbitro da partida é o bielrorrusso Aleksei Kulbakov, assistido por Dmitri Zhuk e Zleg Maslyanko.

A partir das 20 horas, os encarnados e a formação turca entram em campo em partida a contar para a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A segunda mão disputa-se daqui por uma semana, em Istambul.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Grimaldo, Jardel, Rúben Dias, André Almeida, Fejsa, Gedson Fernandes, Pizzi, Cervi, Salvio e Facundo Ferreyra.

Onze do Fenerbahçe: Volkan Demirel; Isla, Neustadter, Skrtel e Hasan Ali; Mehmet Topal, Elmas e Giuliano; Nabil Dirar, Alper Potuk e Valbuena.

O clube lisboeta tem boas recordações do último embate com o Fenerbahçe que ocorreu em 2013, a contar para a Liga Europa. A equipa então orientada por Jorge Jesus carimbou o passaporte para a primeira final europeia em 23 anos, com um 3-2 no agregado, após uma derrota por 0-1 na primeira mão fora de portas.

Recorde-se que, em caso de qualificação, a equipa do Benfica já sabe que irá medir forças no playoff com os gregos do PAOK ou com os russos do Spartak Moscovo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório