Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Ouro em Berlim é resultado de 26 anos de muito trabalho"

A atleta portuguesa conquistou esta terça-feira o título europeu nos 50Km marcha.

"Ouro em Berlim é resultado de 26 anos de muito trabalho"
Notícias ao Minuto

15:28 - 07/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Inês Henriques

Inês Henriques construiu esta terça-feira uma das páginas mais bonitas do atletismo e do desporto português, após sagrar-se campeã europeia nos 50 quilómetros marcha, nos Europeus de atletismo em Berlim.

"Pretendia bater o recorde do mundo, mas com as dificuldades não foi possível, o principal objetivo era ser campeã da Europa", disse Inês Henriques, em declarações reproduzidas pela RTP, depois de terminar a prova em 4:09.21.

A marchadora do CN Rio Maior tinha o recorde mundial da distância (4:05.56 horas) desde 13 de agosto de 2017, quando conquistou o título mundial, em Londres, mas a 5de maio último a chinesa Liang Rui conseguiu nova melhor marca (4:04.36).

"Inicialmente seguia muito bem, mas a temperatura foi subindo ao longo da prova, e por volta dos 30 km senti dificuldades, e a perna cedeu um pouco. Felizmente tinha uma grande vantagem e controlei a prova. Assim, juntei ao título de campeã do Mundo o de campeã da Europa", frisou

Com uma diferença de mais de três minutos para a segunda, a ucraniana Alina Tsvililiy (04.12.44), a atleta de Rio Maior de 38 anos de idade revelou que podia ter sido melhor.

"Poderia ter sido muito maior, se tivesse sentido uma temperatura mais agradável", referiu. Antes da partida foi filmada a dançar, explicando que, antes de tudo, pensou em divertir-se, como lhe tinha pedido o treinador.

"Foi um momento brilhante sim, o meu treinador disse para me divertir e foi o que eu fiz, estava tão contente que só pensei em deixar-me embalar com o ritmo", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório