Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica procura a 'Luz' dos milhões frente a convidado de boa memória

Benfica e Fenerbahçe jogam a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, esta terça-feira, pelas 20 horas.

Benfica procura a 'Luz' dos milhões frente a convidado de boa memória

Acabou a pré-época do Benfica. Hoje é a doer, hoje os encarnados jogam o primeiro jogo oficial da época. Um encontro de extrema importância no percurso europeu do Benfica, assim como para os cofres da SAD das águias que podem ganhar ou perder muito consoante o desfecho da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Benfica defronta o Fenerbahçe, equipa com a qual já disputou – e ganhou – duas eliminatórias europeias no passado. Águias e turcos defrontaram-se pela última vez na edição da Liga Europa, da época 2012/2013: depois de uma derrota por 0-1 na Turquia, na primeira mão, dois golos de Óscar Cardozo e um de Nico Gaitán valeram um triunfo por 3-1 na segunda mão e a consequente passagem à final, que os encarnados perderiam para o Chelsea.

O Benfica foi a equipa portuguesa que mais vezes defrontou equipas turcas nas provas da UEFA (13 vezes), seguida do Braga (12 vezes), já o Fenerbahçe foi a segunda equipa turca que mais vezes defrontou formações lusas (10 vezes), apenas superado pelo Besiktas (13 ocasiões). O resultado mais desnivelado entre equipas portuguesas e turcas nas provas europeias foi precisamente a vitória por 7-0 do Benfica sobre o Fenerbahçe, em 1975.

Benfica contra equipas turcas

13 jogos: 5 vitórias / 4 empates / 4 derrotas

24 golos marcados / 13 golos sofridos

4 eliminatórias disputadas: 4 apuramentos e 0 eliminações

Treinadores em discurso direto

Rui Vitória

Análise ao jogo:  Nós vamos ser uma equipa muito convicta e muito determinada. Temos noção da nossa responsabilidade e que vamos encontrar uma equipa de qualidade. Eles vão-nos criar algumas situações que já preparámos nos jogos de pré-temporada. São uma equipa que gosta de circular a bola, madura, tem feito uma boa pré-temporada. Vamos encontrar um adversário difícil. Queremos começar bem e começar a ganhar. Com agressividade ofensiva e sempre controlando os jogadores mais influentes do Fenerbahçe.

Condições físicas ou psicológicas para a ausência de Jonas: Perante o contexto não tem reunidas as condições para jogar. Mais do que isso não posso acrescentar. Daqui para a frente logo se verá.

Philip Cocu

Antevisão ao encontro: Há que defender sempre bem. Mas não podemos pensar só em defender. Queremos tomar a iniciativa do jogo e jogar ofensivamente e ser criativos. Vamos tentar. O Benfica é uma equipa com muitas qualidades. Fizemos uma pré-temporada boa e estamos prontos para o jogo. Como disse: temos de respeitar qualquer adversário, mas nunca ter medo.

Elogios ao Benfica: Não há equipas pequenas e fáceis na Liga dos Campeões ou na Liga Europa. Há que dar o melhor. Tem muitos jogadores criativos: bons no drible, no passe e com experiência. O Benfica é uma boa equipa e tem um conjunto forte. Precisamos de estar ao mais alto nível para conseguir um bom resultado para a segunda mão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório