Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dragão treme mas não cai e leva a primeira 'Corona' da época

FC Porto bateu o Desportivo das Aves por 3-1 e conquistou a 21.ª Supertaça da sua história.

Dragão treme mas não cai e leva a primeira 'Corona' da época

O FC Porto começa a temporada 2018/19 como terminou a de 2017/18: a conquistar troféus. O campeão nacional contou com vários obstáculos, como o golo madrugador de Falcão, a lesão de Brahimi ou a expulsão de Sérgio Conceição, mas soube contorná-las e bateu o Desportivo das Aves.

Os dragões chegaram à igualdade ainda na primeira parte, por intermédio de Brahimi, e, na segunda, concretizaram a reviravolta, graças aos golos de Maxi Pereira e Jesús Corona. 

Bola cá, bola lá e ‘show’ nas balizas

Sem jogadores importantes na temporada transata, como Iván Marcano, Ricardo Pereira ou Moussa Marega, nem qualquer reforço nos convocados, o FC Porto entrou em campo ‘refrescado’ pela juventude de Diogo Leite e André Pedrosa, na expetativa de conquista o primeiro título da época.

O primeiro, seguro. O segundo, irrequieto, descaindo numa ala ou outra, e permitindo a Aboubakar ficar mais próximo da baliza. E foi com esta fórmula que os dragões criaram, logo aos cinco minutos de jogo, a primeira ocasião de golo: André cruzou, Vincent rematou e Beunardeau, com uma bela estirada, disse ‘não’ ao primeiro golo.

O FC Porto não estava propriamente dominante na partida, mas estava confortável, frente a um Desportivo das Aves que jogava na expetativa de, ao mínimo erro, partir para o contra-ataque. E foi então que, aos 14 minutos de jogo, sem que pouco ou nada tivesse feito para o merecer, chegou ao golo.

Num lance insólito, uma bola rechaçada pela defesa azul e branca foi desviada pelo árbitro Luís Godinho à entrada da área, quando Vítor Gomes se preparava para rematar. Não rematou ele, rematou o companheiro de equipa Falcão, que, com uma ‘bomba, bateu Iker Casillas.

O Aves cresceu com o golo e começou a incomodar o FC Porto, apostando sempre nas bolas metidas nas costas de Alex Telles, numa ala esquerda que se revelou uma autêntica ‘auto-estrada’ para Amilton e Rodrigo.

No entanto, e mais uma vez contra a corrente do jogo, foi o campeão nacional a chegar ao golo. Yacine Brahimi, o mais inconformado de todos os homens de Sérgio Conceição, combinou com Aboubakar e atirou para o tento do empate. Estava feito o empate, que, pouco depois, veio acompanhado de uma má notícia: Brahimi, lesionado, teve de dar o lugar a Corona.

Daí para a frente, o jogo dividiu-se. Casillas, com uma demonstração de reflexos, defendeu um golo quase certo de Derley. Do outro lado, Beunardeau em cima do apito para o intervalo, voltou a mostrar qualidade, desta feita num remate de Felipe.

Tranquilidade com ‘raízes’ sul-americanas

A segunda parte arrancou tal e qual como terminou a primeira: partida. Sem oportunidades de lado a lado, o jogo tornou-se algo quezilento, tendo atingido o ponto máximo aos 57 minutos, quando Sérgio Conceição contestou veementemente a decisão de não punir Jorge Fellipe num lance em que Héctor Herrera ficou a sangrar da face. Resultado: o treinador dos dragões foi encaminhado para as bancadas.

E foi de lá que, menos de dez minutos depois de ter sido expulso, viu a sua equipa chegar à vantagem. A ligação Maxi Pereira-Otávio, que tanto tempo demorou a arrancar, finalmente estabilizou, e, depois de uma combinação na grande área, o internacional uruguaio atirou para o golo da reviravolta.

O jogo começava, por fim, a sorrir para os campeões nacionais. E foi aos 84 minutos que chegou a ‘gargalhada’ final. Corona ‘encheu o pé’ e, com um remate violento, bateu Beunardeau para o golo da tranquilidade. Estava fechado o resultado e o FC Porto começa a temporada da melhora maneira: com um troféu na bagagem.

Momento do jogo: O jogo estava partido e começava a ‘cheirar’ a prolongamento em Aveiro, mas Maxi fez questão de não deixar o jogo passar dos 90 minutos. Ao princípio, encontrou algumas dificuldades na conexão com Otávio, mas, numa das primeiras vezes em que esta funcionou, o lateral apareceu na grande área para atirar para o golo da reviravolta.

-------------------------------------------------------

90' - Apito final em Aveiro. O FC Porto bate o Desportivo das Aves por 3-1 e conquista a Supertaça.

86' - Nova substituição no Aves. Sai Amilton, entra Baldé.

84' - GOLOOOOOOOOOO do FC Porto! Que golaço de Corona! O mexicano encheu o pé e, de fora da grande área, fez o 3-1 a favor dos dragões.

77' - O Desportivo das Aves mexe na equipa. Fariña rende Nildo Petrolina.

74' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Agora, lança Soares para o lugar de Aboubakar.

71' - Alteração no FC Porto. Sai André Pedrosa, entra Óliver Torres.

69' - José Mota mexe na equipa. Entra Michel Douglas para o lugar de Braga.

67' - GOLOOOOOOOOO do FC Porto! Está consumada a reviravolta! Maxi Pereira combinou com Otávio na área e atirou forte para o golo que permite aos dragões tomar as rédeas do resultado.

58' - Luís Godinho expulsa Sérgio Conceição! O treinador do FC Porto contestou veementemente a falta de ação do árbitro num lance dividido entre Héctor Herrera e Jorge Felippe, do qual o mexicano saiu a sangrar da face.

57' - Sérgio Oliveira é o primeiro jogador do FC Porto a receber o cartão amarelo. O médio agarrou Braga quando este saía para o contra-ataque.

46' - Arranca a segunda parte do FC Porto-Aves. São os campeões nacionais a dar o pontapé de saída.

45' - Luís Godinho apita para o intervalo. Os golos de Falcão e Brahimi vão mantendo a igualdade no marcador.

44' - Beunardeau volta a mostrar serviço! Felipe atira à boca da baliza, mas o guarda-redes do Aves, atento, agarra o esférico.

41' - O Desportivo das Aves ficou a centímetros do golo! Lançado por Derley, Nildo Petrolina rematou muito perto da baliza azul e branca.

38' - Duro revés para Sérgio Conceição. Yacine Brahimi, queixoso da perna esquerda, obriga o treinador do FC Porto a colocar Jesús Corona no seu lugar.

37' - O FC Porto voltou a cheirar o golo. Jorge Fellipe subiu mais alto e impediu que a bola chegasse à cabeça de Felipe.

36' - Mais um cartão amarelo para o Desportivo das Aves. Desta feita a Falcão, por travar a progressão de Sérgio Oliveira.

32' - Bela defesa de Iker Casillas! Rodrigo cruzou para a grande área, onde apareceu Derley a cabecear para uma demonstração de reflexos do espanhol.

27' - Nildo Petrolina recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O avançado teve uma falta dura sobre André Pereira e foi admoestado.

25' - GOLOOOOOOOOO do FC Porto! Yacine Brahimi combina bem com Aboubakar e aparece na 'cara' de Beunardeau. Com um toque ligeiro, o argelino colocou a bola sob as pernas do guarda-redes e repôs a igualdade no marcador.

16' - Responde o FC Porto, por Sérgio Oliveira. O livre do médio saiu ligeiramente por cima da baliza adversária.

14' - GOLOOOOOOOOOOO do Aves! Num lance inacreditável! A defesa portista afastou uma bola, que bate em Luís Godinho e depois sobra para Falcão. O médio, de primeira, desferiu uma autêntica 'bomba' que só acabou no fundo das redes à guarda de Casillas.

10' - O jogo está interrompido. Após um duelo individual com Nélson Lenho, Otávio fica caído no chão, a queixar-se da face. No entanto, não demorou a recuperar.

5' - Que defesa de Beunardeau! Após passe de André Pereira, Aboubakar rematou de primeira já na grande área, para um belo momento do guarda-redes do Aves.

0' - Luís Godinho dá o apito inicial na Supertaça. Cabe ao Aves dar o pontapé de saída.

'Onze' do FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Diogo Leite, Alex Telles; Otávio, Sérgio Oliveira, Herrera Brahimi; Aboubakar e André Pereira.

Suplentes do FC Porto: Vaná, Chidozie, Hernâni, Óliver, Corona, Adrián e Soares.

'Onze' do Aves: Quentin Beunardeau; Nelson Lenho, Diego Gallo, Jorge Fellipe, Rodrigo Soares; Falcão, Vítor Gomes, Braga, Amilton; Derley e Nildo Petrolina.

Suplentes do Aves: Marco Pinto, Defendi, Michel Douglas, Fariña, Bura, Ponck e Mama Baldé.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório