Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Gonçalo Brandão: Um português para 'derreter' o chocolate suíço

Central deixou o Estoril e assinou contrato com o Lausanne, clube que esta temporada vai procurar o regresso ao principal escalão do futebol helvético.

Gonçalo Brandão: Um português para 'derreter' o chocolate suíço
Notícias ao Minuto

08:13 - 01/08/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Após quatro temporadas e meia em Portugal, Gonçalo Brandão decidiu fazer novamente as malas e emigrar. Aos 31 anos, o central deixou o Estoril e aceitou o convite dos suíços do Lausanne, equipa que na última época foi despromovida ao segundo escalão do futebol helvético. Depois de se estrear com a nova camisola, o jogador português falou, em exclusivo, com o Desporto ao Minuto e explicou como está a viver esta nova etapa na carreira.

"Tenho tido sensações muito boas. O clube é muito organizado, com muito boas condições de trabalho e o mais importante é que a equipa tem qualidade para lutar pela subida", começou por dizer o defesa, sublinhando que foi "o projeto apresentado pelo clube" que o convenceu.

"As minhas expetativas são boas e altas. Felizmente estou bem da lesão, voltei a 100%, mas cheguei um pouco atrasado, ja com uma jornada decorrida. Por isso, ainda estou a recuperar tempo perdido na pré-época. Fiz dois amigáveis contra o Fenerbahçe e o Valencia, que me deram os indicativos que precisava, ou seja, que estava bem da minha anterior lesão. Agora, o meu grande objetivo passa por contribuir em campo para que Lausanne suba de novo à primeira divisão", explicou.

Notícias ao MinutoDefesa-central português já se estreou com a camisola dos suíços do Lausanne.© Instagram Gonçalo Brandão

Uma mágoa no coração

Para trás fica a passagem pelo Estoril, onde Gonçalo Brandão não foi feliz. O central disputou apenas doze jogos em uma época e meia, muito por culpa das lesões, que o impediram de dar o contributo à equipa. O central admite "a mágoa" e "principalmente a frustração pela descida" do clube da Linha. 

"Infelizmente, devido à minha lesão, não consegui ajudar a equipa em grande parte da época. O Estoril é um clube que tem de estar na Primeira Liga. Um jogador no Estoril só tem de se preocupar em treinar e jogar futebol. Duvido que haja muitos clubes em Portugal que tenham uma estrutura que ofereça as condições que o Estoril dá aos jogadores. E a frustração vem daí mesmo, de não ter conseguido manter um clube como o Estoril na Primeira Liga", sublinhou, reforçando: "Não temos alibis! Fomos nós, jogadores, os responsáveis. Nunca faltou nada e temos de tirar uma lição deste ano que passou."

Quarta aventura no estrangeiro

Formado no Belenenses, onde se tornou símbolo, Gonçalo Brandão deixou o nosso país bem cedo. Em 2005, então com apenas 19 anos, o central rumou a Inglaterra para representar o Charlton, cedido pelos azuis. No entanto, regressou na temporada seguinte e foi no Restelo que se afirmou até ser resgatado pelos italianos do Siena, em 2008.

No emblema da Toscana, Brandão... brilhou. A qualidade demonstrada despertou a cobiça da Juventus, que rapidamente se apressou em chamar o português para um estágio na América do Norte. Aí, o azar bateu-lhe à porta. Uma lesão grave no tendão de Aquiles deitou por terra a transferência para a Vecchia Signora e o defesa acabou por assinar pelo Parma no ano seguinte. Daí para cá, Cesena, Cluj, Belenenses e Estoril foram as 'casas' de Gonçalo Brandão. Agora, no Lausanne, em a 100%, o português está pronto para voltar aos grandes momentos e... 'derreter' o chocolate suíço.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório