Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Temos um 'berço' de ouro: Portugal sagra-se campeão da Europa

Seleção Nacional venceu o Europeu da categoria sub-19 frente à Itália, por 4-3, num final épica decidida após prolongamento.

Temos um 'berço' de ouro: Portugal sagra-se campeão da Europa
Notícias ao Minuto

20:00 - 29/07/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Final

Somos campeões da Europa. Somos campeões da Europa. Sim, escreveu, disse e ouviu muitas vezes essa frase há dois anos quando Éder nos iluminou para uma porta triunfal no Stade de France, em Paris. Hoje voltou a ser verdade. Hoje voltámos a escrever uma das páginas mais bonitas do desporto português. E sabe o mais curioso? A felicidade voltou a sorrir-nos ao minuto 109, desta feita por Pedro Correia que 'martelou' um golo épico para a história da Seleção Nacional.

Portugal foi melhor no tempo regulamentar, Portugal foi melhor no prolongamento, Portugal esteve sempre na frente do marcador e sim, Portugal merecia ter o seu nome escrito na lista dos campeões. Uma final com sete golos, onde Correia foi 'herói', Jota 'Golden Boy' (o melhor homem em campo) e Trincão um 'diabo à solta'.

Sublinhe-se, porque para o futuro é isto que importa: ganhámos o Euro sub-17 com esta seleção, ganhámos o Euro sub-19 com esta seleção e certamente vamos ganhar o Europeu sénior com esta seleção... porque este meninos não têm barba rija, mas comportam-se como gente adulta dentro do terreno de jogo.

Resumo do jogo

Portugal entrou em campo com vontade de fazer história e procurou de forma imediata o caminho mais rápido para chegar ao golo. Logo aos 45 segundos, Jota esteve à beira de explodir um país de felicidade, e pouco depois foi o avançado do Benfica a servir Domingos Quina para o primeiro da partida, mas estava lá o guarda-redes italiano para evitar males maiores. Plizzari foi uma mancha gigantesca na baliza italiana e quase sempre o sorriso maior da Seleção Nacional foi travado pelo gigantão transalpino.

No melhor pano de Itália caiu uma nódoa irreparável: Jota dominou com o peito à entrada da área, rematou forte e, sem deixar a bola bater no chão, Plizzari defendeu, deixando, no entanto, a bola fugir para dentro da baliza.

O intervalo chegou e Portugal regressou dos balneários com energias ainda mais renovadas. Tal como na etapa inicial, Portugal avisou primeiro, antes de fazer soar as 'sirenes na bota italiana'. Mais uma vez Jota, o incortornável 'predador' das quinas, esteve na origem do segundo golo que foi selado por Trincão, num remate de recarga. Portugal foi do céu ao inferno em dois minutos e, no espaço de dois minutos, Moise Kean aproveitou a turbulência defensiva para restabelecer uma igualdade, até a este momento de jogo impensável.

Tudo mudou e o prolongamento pairou sobre terras finlandesas. Mais uma vez, Portugal chegou à vantagem, pelo incontornável Jota que já festejava loucamente a vitória final. Engane-se quem pense que jogos de futebol não são propensos a paragens cardíacas! Scamacca restabeleceu a igualdade ainda na primeira parte do prolongamento e vamos... a mais uma dose de calmantes! Até que aos 109'... voou mais um 'alguidar' de emoções: remédios para um lado e foguetes para cima da mesa! A loucura instalou-se e esta durou até final. Obrigado, Pedro Correia. Obrigado, Portugal. Vocês são campeões da Europa!

120'- Somos campeões da Europa! Somos campeões da Europa! Após a vitória no Euro sub-17, Portugal conquistou este domingo o Europeu sub-19, numa final decidida após prolongamento. Portugal venceu por 4-3, com os golos nacionais a serem apontados por Jota (2), o melhor homem em campo, Francisco Trincão e Pedro Correia a marcar o golo decisivo aos 109 minutos. O minuto que Éder nos deu a felicidade máxima no Euro 2016.

118'-  QUE PERIGO PARA A ITÁLIA. MOISE KEAN VOLTA A DEIXAR PARA TRÁS THIERRY CORREIA, DÁ PARA FRATTESI À ENTRADA DA ÁREA QUE DISPARA POR CIMA.

109'  GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! PEDRO CORREIA VOLTA A ENLOUQUECER PORTUGAL! PRECISAM-SE DE CALMANTES, DE MUITOS CALMANTES! QUE FINAL ÉPICA! #minutoEder (3-4)

108' - GOLO DA ITÁLIA. Scamacca empata novamente a partida!

106' - Joga-se a segunda parte do prolongamento!

105' - Intervalo no prolongamento. (Portugal vence a Itália por 3-2).

104' GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! MARCA O GOLDEN BOY DA SELEÇÃO! MARCA O MENINO BONITO! MARCA JOTA! (2-3) PORTUGAL APROVEITOU A DESCONCENTRAÇÃO DA DEFESA ITALIANA. PEDRO CORREIA DÁ PARA JOTA, O AVANÇADO DO BENFICA DISPARA PARA O CANTO DIREITO DA BALIZA, PLIZZARI AINDA TOCA MAS NÃO É SUFICIENTE.

101' - Substituição em Portugal: Sai Francisco Trincão, entra Pedro Correia!

100' - Que jogada de bastante perigo! Frattesi remata de primeira, a bola bate em Nuno Santos e Virgínia estica-se para ir buscar a bola e evitar o pior.

91' - Começou a primeira parte do prolongamento. Segunda alteração promovida por Hélio Sousa. Sai Domingos Quina, entra Nuno Santos.

90+3 - Fim do tempo regulamentar. (2-2)

90+ - Três minutos de compensação

Confira o golo que conduziu a seleção italiana ao empate

87'- BELA OPORTUNIDADE PARA PORTUGAL. Cruzamento do corredor direito, e o guarda-redes tem se esforçar para cortar para canto.

84' - Domingos Quina perto do golo! Segura bem a bola no coração da área italiana, rodopia e consegue rematar com força, para boa defesa de Plizzari.

83' - Subsituição na equipa nacional: Sai José Gomes, entra Mesaque Dju.

80' - Itália ficou a pedir grande penalidade, na sequência de uma queda que envolveu Thierry Correia e um jogador italiano.

76' - GOLO DA ITÁLIA! Moise Kean bisa no encontro. Em apenas um minuto Portugal desceu do céu ao Inferno (2-2). Desconcentração total da defensiva portuguesa...

75' - GOLAÇO de Moise Kean. Capone dá de calcanhar para o avançado, que remata colocado sem hipótese para Virgínia. (1-2)

72' GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL, DE PORTUGAL, DE PORTUGAL! LINDO, LINDO, MARAVILHOSOOOOOOOO! É O SEGUNDO DE PORTUGAL! MARCA TRINCÃO! E PORTUGAL DE ENCHE-SE DE ORGULHO! Passe genial de Florentino, Jota recebeu à entrada da área, bailou os defesas italianos, rematou para a defesa de Scamacca e na recarga Trincão amplia o marcador. (0-2)

69' - QUASE! QUASE! QUASE! JOTA MUITO PERTO DE BISAR. O avançado do Benfica dançou na cara de três defesas italianos e rematou ligeramente ao lado da baliza.

Confira o golo que pode entrar para a história do desporto português

62' - Defende João Virgínia! Scamacca remata de fora da área, e o guardião do Arsenal volta a segurar.

57' - Ai Portugal, Portugal, ... José Gomes arranca no contra ataque, em vantagem numérica para os portugueses. O ponta-de-lança assiste Trincão que remata por cima da baliza de Plizzari.

52' - Boa combinação entre Rúben Vinagre e Jota à entrada da área, mas os centrais italianos conseguem aliviar o perigo.

46' - Começou a segunda parte. Nenhuma alteração na equipa portuguesa. Já a equipa italiana lançou Moise Kean, que substituiu Andrea Pinamonti.

45+2 - Intervalo no Estádio Seinajoki (Finlândia).

45+1- É GOLO! É GOLO! É GOLO! MARCA PORTUGAL! É GOLO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUUGAL! É NOSSO! É NOSSO! PORTUGAL MARCOU! JOTA, JOTA, JOTA, OBRIGADO A TI, JOTA! Com contributo especial do guardião italiano. Que perú de monumental de Plizzari! Jota domina com o peito à entrada da área, remata forte sem deixar a bola bater no chão, Plizzari defende, mas a bola foge e acaba por entrar.

42' - Perigo para a baliza lusa. Tonali bateu um livre lateral para o coração da área, mas o guarda-redes português voltou a mostrar-se atento.

38' - Contra-ataque rápido da Seleção Nacional. Vinagre recuperou, José Gomes colocou velocidade na partida e Jota rematou. Mais uma jogada de perigo para os pupilos de Hélio Sousa.

33' -  Mais um susto... Cabeceamento de Pinamonti sobre a barra da baliza portuguesa.

30' - Atenção, Portugal!  Remate de longe de Frattesi italiano que obriga Virgínia a defender com a ponta dos dedos para canto.

25' - Florentino bateu a bola para a área, Plizzari saiu da baliza para defender, e grande remate de David Carmo na recarga, novamente defendido pelo guardião italiano.

20' -  Rúben Vinagre percorre o corredor esquerdo, consegue cruzar já com pouco ângulo, e obrigou a Plizzari a nova defesa.

18' - Enorme voo de Plizzari! Novo remate desviado volta a causar dificuldades a Plizzari, que vai sendo posto à prova quase desde o início.

12' - PORTUGAL ESTÁ COM A CORDA TODA!  A bola sobrou para o ponta-de-lança José Gomes que à entrada da área não perdeu tempo e disparou para a baliza. A bola ainda desviou num defesa italiano, e acababou nas malhas laterais.

11' - O GOLO ESTE PERTO, PERTO, PERTO! Cruzamento de Jota para a cabeça de Domingos Quina que obrigou Plizzari a uma soberba intervenção!

4' - Outra vez Portugal! Cabecemaneto de Jota à entrada da área, mas para as mãos do guardião Plizzari.

1' -  JOTA MUITO PERTO DO GOLO, logo aos 45 segundos de jogo. Jota baralha as contas ao lateral italiano, dispara cruzado. Não saiu muito longe.

Alteração de última hora na Seleção Nacional. Miguel Luís lesionou-se durante o aquecimento, e dá lugar a Nuno Nunes no meio campo português

1' - Já rola a bola na final do Euro sub-19 entre Itália e Portugal.

Portugal joga este domingo a quarta final da sua história na categoria de sub-19. Depois das derrotas nos Europeus de 2003, 2014 e 2017, a Seleção Nacional procura hoje construir, diante da Itália, uma das páginas mais bonitas do desporto lusitano.

O jogo realiza-se no Estádio Seinajoki (Finlândia), tem início marcado para as 17h30 e acompanhamento ao detalhe em Desporto ao Minuto.

Onze de Itália: Plizzari, Tripaldelli, Zanandrea, Zaniolo, Bettella, Frattesi, Melegoni (capitão), Pinamonti, Scamacca, Bellanova, Tonali.

Onze de Portugal: João Virgínia, Carmo, Correia, Rúben Vinagre, Florentino, João Filipe, Miguel Luís, José Gomes (capitão), Quina, Thierry Correia e Francisco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório