Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Depois das rescisões no Sporting, eis o ponto de situação dos nove casos

Sousa Cintra 'recuperou' Bas Dost e Bruno Fernandes. No entanto, nem tudo tem corrido de feição aos leões.

Depois das rescisões no Sporting, eis o ponto de situação dos nove casos
Notícias ao Minuto

07:33 - 26/07/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Sporting continua a preparar a nova temporada com especial atenção na construção do plantel. Depois de nove jogadores terem rescindido unilateralmente, invocando justa causa devido aos incidentes registados na Academia de Alcochete no dia 15 de maio, Sousa Cintra, presidente da SAD do Sporting, comprometeu-se em recuperar os danos causados pelas saídas de ativos importantes. 

Na quarta-feira, o Sporting viu Gelson Martins assinar um contrato com o Atlético de Madrid válido para as próximas cinco temporadas. Os restantes detalhes não foram revelados, mas o Sporting acabou por não receber qualquer compensação financeira, uma vez que, tal como o próprio comunicado indica, Gelson estava na condição de jogador livre. 

Ainda assim, a imprensa espanhola e portuguesa foi avançando que nas últimas duas semanas, os responsáveis do Atlético tentaram chegar a acordo com a SAD do Sporting. O intuito era o de evitar problemas judiciais futuros, uma vez que os leões defendem que não existem motivos para que Gelson invocasse justa causa no momento de interromper a ligação contratual. 

Porém, a intenção do Atlético não terá passado disso mesmo. Os colchoneros ainda fizeram uma última tentativa, oferecendo um valor aos leões superior a 20 milhões de euros, mas o Sporting declinou. 

Os casos pendentes

Feitas as contas, dos nove jogadores que rescindiram contrato restam apenas três casos pendentes: Rúben Ribeiro, Rodrigo Battaglia e Rafael Leão. O primeiro está muito perto de rumar à Turquia. A imprensa daquele país garante que o extremo português de 30 anos já chegou a acordo com o Çaykur Rizespor, equipa recém-promovida ao principal escalão do futebol turco. 

Por seu turno, Rodrigo Battaglia está cada vez mais longe de um possível regresso a uma casa onde tanto brilhou na temporada passada. Conforme o Desporto ao Minuto avançou em tempo oportuno, os interesses do Sporting e do médio argentino distanciaram-se e está assim comprometido um acordo futuro. 

Por último, mas não menos importante, está Rafael Leão. O jovem avançado formado no Sporting, que foi lançado na equipa principal por Jorge Jesus no decorrer da última temporada, chegou a ser dado como reforço do Benfica, mas tal não se concretizou. No entanto, um regresso a Alvalade também parece ser um cenário pouco provável. Os próximos dias deverão ser sinónimo de novidades relativamente ao futuro de um dos jogadores mais promissores do futebol português. 

Os regressados 

Sousa Cintra assumiu um papel importante na forma como foi resgatar Bruno Fernandes e Bas Dost, dois dos jogadores mais importantes do lote dos que rescindiram. O médio português foi o primeiro a voltar a Alvalade e o goleador holandês seguiu o exemplo. Além disso, nota ainda para o facto de ter contratado Nani, jogador com qualidades reconhecidas e com escola... no Sporting. 

Notícias ao MinutoBruno Fernandes foi (re)apresentado em Alvalade, tal como Bas Dost.© Global Imagens

O encaixe financeiro

William Carvalho aparece numa condição diferente. O médio também rescindiu. Foi para a Rússia com o objetivo de representar a seleção nacional no Mundial'2018, voltou e assinou pelos espanhóis do Real Betis. Mas não a custo zero. Os beticos pagaram ao Sporting qualquer coisa como 17 milhões de euros por 75% do passe de William, valor que pode ainda ascender aos 25 milhões mediante objetivos. Tendo em conta todo o cenário, o encaixe financeiro com a venda de um dos melhores jogadores do Sporting acabou por ser francamente positivo. 

E o adeus com mágoa 

A finalizar o grupo estão Rui Patrício e Daniel Podence. O guardião da seleção nacional foi o primeiro a rescindir contrato com o Sporting e também foi o primeiro a conseguir um novo clube: o Wolverhampton. Numa primeira fase, os ingleses terão tentado chegar a um entendimento com os responsáveis do Sporting - ainda com Bruno de Carvalho na presidência leonina -, mas tal não sucedeu. 

Notícias ao MinutoNo dia 18 de junho, o Wolves anunciou Rui Patrício como reforço.© Reprodução Twitter

No entanto, o clube recém-promovido à Premier League não desistiu de contratar Patrício e acabou mesmo por anunciar a sua chegada pouco depois de a bola começar a rolar no Campeonato do Mundo. 

Também Daniel Podence já tem um novo clube e o Sporting nada lucrou com isso. O jovem avançado português rumou à Grécia para abraçar o projeto liderado por Pedro Martins no Olympiacos. 

Refira-se que ambos os jogadores foram alvo de queixa do Sporting junto da FIFA, sendo previsível que o mesmo aconteça com Gelson Martins. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório