Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Erro de Pyatov custa a Supertaça a Paulo Fonseca

Guarda-redes vacilou no lance do golo do Dínamo Kiev e acabou ligado à derrota do Shakhtar Donetsk, por 1-0, que valeu assim a conquista do troféu ao segundo classificado do último campeonato da Ucrânia.

Erro de Pyatov custa a Supertaça a Paulo Fonseca
Notícias ao Minuto

20:59 - 21/07/18 por Fábio Aguiar

Desporto Ucrânia

O Shakhtar Donestk perdeu este sábado a Supertaça da Ucrânia para o Dínamo Kiev. Em Odessa, a equipa orientada por Paulo Fonseca foi derrotada por 1-0, num encontro marcado por um erro do guarda-redes Pyatov que acabou por dar origem ao golo do triunfo do emblema da capital. 

Perante as saídas de vários jogadores importantes, como Bernard, Fred ou Srna,  e a ausência de outros que estiveram presentes no Mundial, como foi o caso do brasileiro Taison, o Shakhtar entrou em campo com alguns reforços contratados neste defeso, nomeadamente Fernando ou Júnior Moraes. Curiosamente, até foi o brasileiro, ex-Dínamo Kiev, a ameaçar primeiro a baliza de Boyko, mas o remate saiu sem a direção desejada.

Pouco depois, a equipa de Donetsk voltou a criar perigo e, com algum azar à mistura, viu a bola teimosamente a embater no ferro, após uma tentativa de cruzamento para a área que desviou num adversário.

Uma infelicidade que viria a multiplicar-se, já que, à passagem dos 18' minutos, o Dínamo adiantou-se no marcador num lance atípico. Quando se preparava para fazer subir a equipa, Pyatov escorregou, perdeu a bola e, após insistência, Buyalskyy inaugurou o marcador, desviando um cruzamento/remate de Besedin, numa altura em que o guardião já não estava entre os postes. Um erro grave do ucraniano a castigar a formação orientada por Paulo Fonseca. A partir daqui o Shakhtar foi à procura do empate, encostou o rival às 'cordas', mas não conseguiu ser feliz.

Ao intervalo, o treinador português tentou corrigir alguns aspetos, mas a finalização continuou a ser um problema. Já numa espécie de desespero, o Shakthar balanceou-se para a frente e esteve perto de ser surpreendido. Após um cruzamento no lado direito, Tsygankov subiu mais alto que toda a defesa contrária e cabeceou à trave, quando Pyatov estava completamente batido.

Até ao final, Burda ainda foi expulso no Dínamo e Ismaily, ex-Sp. Braga, no Shakhtar, mas o resultado já não se alterou. Paulo Fonseca arranca assim a temporada oficial com uma derrota infeliz, marcada por um erro individual que acabou por ser determinante, e volta a deixar escapar a Supertaça ucraniana, novamente diante do Dínamo Kiev, tal como tinha acontecido há duas épocas, naquele que foi o seu jogo de estreia pelo Shakhtar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório