Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2018
Tempo
27º
MIN 25º MÁX 29º

Edição

I Liga - Os lances mais polémicos do principal escalão

Mais vídeos

As principais 15 curiosidades deste Mundial

Competição conquistada pela França ficar marcada por dados muito interessantes.

As principais 15 curiosidades deste Mundial
Notícias ao Minuto

18:40 - 15/07/18 por Notícias ao Minuto 

Desporto Mundial'2018

Vinte anos depois, a França voltou a conquistar o Mundial. Numa final emocionante, com muitos golos, a formação de Didier Deschamps venceu a Croácia, por 4-2, num jogo com várias curiosidades. Aqui deixamos algumas.

Ora veja:

1 - Kylian Mbappé tornou-se o quarto jogador com menos de 20 anos a discutir a final do Mundial, depois de Rubén Morán (Uruguai, em 1950), Pelé (Brasil, em 1958) e Bergomi (Itália, em 1982). Curiosamente, os três anteriores sagraram-se campeões.

2 - Mandzukic apontou o primeiro autogolo de toda a história das finais do Campeonato do Mundo.

3 - A França tem o quarta seleção mais jovem a conseguir sagrar-se campeã do mundo, com uma média de idades fixada em 26 anos e 11 dias. Mais jovem só o Brasil, em 1970, com 25 anos e 70 dias, o Uruguai, em 1950, com 25 anos e 224 dias, e novamente o Brasil, em 1958, com 25 anos e 308 dias.

4 - Perisic foi o sétimo jogador do Inter a marcar na final de um Mundial, depois de Boninsegna (1970), Altobelli (1982), Rummenigge (1986), Brehme (1990), Ronaldo (2002) e Materazzi (2006).

5 - A equipa que marcou primeiro na final de um Mundial sagrou-se campeã em nove das últimas 11 ocasiões. Só a Alemanha (1974) e a Itália (2006) foram as exceções. 

6 - Esta foi a primeira final de um Campeonato do Mundo com três golos na primeira parte desde 1974.

7 - Perisic é o segundo jogador da história a marcar um golo e a cometer uma grande penalidade na final de um Mundial. Antes, só Materazzi, em 2006. 

8 - Há 88 anos que nenhuma equipa conseguiu vencer um Mundial, depois de chegar ao intervalo da final a perder. A última seleção a consegui-lo foi o Uruguai, em 1930. 

9 - Barcelona (15) e Real Madrid (13) são os clubes com mais jogadores a disputarem finais de Mundiais. Neste Mundial, tiveram dois cada: Umtiti e Rakitic (Barcelona);  Varane e Modric (Real Madrid).

10 - Varane juntou-se ao leque de jogadores que no mesmo ano venceram a Liga dos Campeões e o Mundial. Os outros foram Sepp Maier, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Uli Hoeness, Jupp Kapellmann, Christian Karembeu, Roberto Carlos e Sami Khedira.

11 - Lovren juntou-se à lista de jogadores que no mesmo ano perderam a final da Liga dos Campeões e a final do Mundial. Os restantes foram: Nils Liedholm, Paul Breitner, Wolfgang Dremmler, Karl-Heinz Rummenigge, Michael Ballack, Hans-Jörg Butt, Oliver Neuville, Carsten Ramelow, Bernd Schneider, Arjen Robben e Mark van Bommel. 

12 - Mbappé é o segundo mais jovem de sempre a marcar na final de um Mundial, com 19 anos e 207 dias. Mais novo só Pelé, em 1958, com 17 anos e 251 dias.

13 - Didier Deschamps tornou-se no terceiro homem a conseguir vencer um Mundial como jogador e como treinador. Antes, só o brasileiro  Mario Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer.

14 - A França é a primeira seleção a vencer um Mundial sem que o seu ponta-de-lança (Giroud) tenha conseguido um remate à baliza em toda a prova.

15 - Griezmann é o primeiro jogador da história a conseguir marcar um golo e fazer uma assistência na primeira parte de uma final de um Mundial - foi seu o livre que motivou o autogolo de Mandzukic.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.