Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Carnide Clube pode ser classificado como entidade de interesse histórico

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma proposta para submeter a consulta pública o reconhecimento do Carnide Clube, instituição em risco de fechar portas, como "entidade de interesse histórico, cultural ou social local".

Carnide Clube pode ser classificado como entidade de interesse histórico
Notícias ao Minuto

20:57 - 12/07/18 por Lusa

Desporto Propostas

De acordo com fonte oficial do município liderado pelo socialista Fernando Medina, a proposta de colocar este reconhecimento a consulta pública por 20 dias úteis foi aprovada por unanimidade.

No final de junho, este histórico clube de Lisboa lançou uma petição pública 'online' contra a ação de despejo que foi alvo a sede social que ocupa desde 1928, numa iniciativa que conta com o apoio da Junta de Freguesia local.

"Somos uma instituição de utilidade pública com quase 100 anos e fomos surpreendidos em abril com esta tentativa de despejo para 31 de agosto, contra a qual vamos lutar com todas as forças", afirmou na altura Tânia Estronca, presidente do Carnide Clube, em comunicado.

A responsável referiu que o principal objetivo é conseguir que a Câmara Municipal de Lisboa "faça a expropriação por interesse público do espaço".

A proposta apreciada hoje, e à qual a agência Lusa teve acesso, refere que o Carnide Clube manifestou interesse junto do presidente da Câmara em ser reconhecido e, de seguida, "foram encetadas diligências por parte dos serviços municipais, nomeadamente do Departamento da Atividade Física e do Desporto, para verificar se o requerente cumpre os critérios".

A proposta, assinada pelo vice-presidente do município, Duarte Cordeiro, salienta que "importa preservar a identidade da cidade que se conecta de forma sinalagmática na identidade das diversas comunidades, tantas vezes patente em instituições como clubes antigos de bairro, enraizados no tecido local e social, que cumprem um papel inestimável com base em princípios tão caros ao movimento associativo".

O documento refere ainda que o reconhecimento do Carnide Clube "como entidade de interesse histórico e cultural ou social assume, no presente ano, uma importância acrescida e relevante dado que Lisboa venceu a candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório