Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Catamarãs voaram em Cascais a velocidades nunca antes vistas

O Desporto ao Minuto acompanhou ‘in loco’ o quarto circuito do campeonato mundial Extreme Sailing Series, no passado fim de semana, em Cascais, que ficou marcado por condições de vento e velocidades inéditas.

Notícias ao Minuto

18:42 - 11/07/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Vela

Na passada quinta-feira, o Desporto ao Minuto foi convidado a embarcar no catamarã da equipa de vela da Red Bull, onde moravam, entre outros, duas lendas vivas da vela mundial: Roman Hagara e Hans-Peter Steinacher. Juntos foram por duas vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (classe Tornado em Sidney e Atenas), duas vezes Campeões do Mundo e seis da Europa.

Já imaginou um barco à vela com dez metros de comprimento a navegar a 70 km/hora? Sim, aconteceu na baía de Cascais, no quarto circuito campeonato mundial Extreme Sailing Series.

A equipa que o conseguiu foi a SAP Extreme, com o neozelandês Adam Minoprio ao leme. O recorde estava em 36 nós/hora (66,7 km/hora), estabelecido na Austrália, em 2016, pelo Red Bull Sailing Team, equipa liderada pelo austríaco Roman Hagara.

Na 10ª das 28 regatas cumpridas nos quatro dias do circuito de Cascais da Extreme Sailing Series, o SAP Extreme largou absolutamente disparado e logo aí bateu o recorde, velejando a 36,4 nós (67,4 km/hora). Mas com um ângulo perfeito para o vento, mar calmo e rajadas a atingirem os 27 nós (50 km/hora), o catamarã continuou a aumentar de velocidade, atingindo uns impensáveis 37,9 nós. Ou seja: 70,19 km/hora.

 Confira agora a fotogaleria que segue em anexo a esta notícia, clicando à direita da imagem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório