Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Chocolate belga 'aziou' sonho mundial do Brasil

Bélgica de Roberto Martínez vence a canarinha por 2-1 e garante a presença na meia-final do Mundial.

Chocolate belga 'aziou' sonho mundial do Brasil
Notícias ao Minuto

20:53 - 06/07/18 por Fábio Aguiar

Desporto Mundial'2018

O Brasil está fora do Mundial! Num dos mais impressionantes jogos da prova, a Bélgica venceu a canarinha, por 2-1, e reservou a segunda vaga nas meias-finais, depois da França. Um autogolo de Fernandinho e uma obra-de-arte de De Bruyne foram os ingredientes do chocolate belga que 'azedou' o sonho mundial dos comandados de Tite, que, já no último quarto de hora, ainda reduziram por Renato Augusto.

Ao contrário do que vinha sendo habitual ao longo de toda a competição, Roberto Martínez surpreendeu, abandonou o sistema de três centrais e apresentou uma equipa totalmente modificada estruturalmente, com um 4x3x3 clássico, em que Meunier e Vertonghen funcionaram como laterais, atrás de um trio de meio-campo formado por Witsel, como médio-defensivo, e a dupla Chadli e Fallaini, como médios interiores.

A estratégia resultou e a Bélgica conseguiu, não só maior solidez defensiva, como sobretudo uma maior capacidade vertiginosa no processo ofensivo. Mesmo assim, foi o Brasil que entrou melhor. Logo aos 7' minutos, na sequência de um canto cobrado por Neymar no lado esquerdo do ataque, Thiago Silva surgiu na pequena área para acertar no poste.

No entanto, não seria apenas o central do Paris SG a ser infeliz. Aos 12', também depois de um canto batido por Chadli, Fernandinho saltou nas costas de Gabriel Jesus, não conseguiu ver a bola, e, involuntariamente, 'traiu' Alisson e fez autogolo. Uma prova de que um azar nunca vem só...Em desvantagem, a canarinha tentou responder, balanceou-se para a frente, descurou o setor recuado e acabou novamente surpreendida. Pouco após a meia hora, Lukaku pegou na bola atrás do meio-campo, 'explodiu' em contra-ataque e à entrada da área serviu Kevin De Bruyne que, a partir daí, fez magia. Depois de afinar a mira, o jogador do Man. City disparou um 'míssil' cruzado que fuzilou autenticamente o guardião Alisson.

Até ao intervalo, Courtois ainda evitou o golo de Coutinho que, numa movimento que já se tornou a sua imagem de marca, fletiu para o meio e atirou cruzado para uma grande intervenção do guarda-redes do Chelsea. A Bélgica recolheu assim aos balneários com uma vantagem confortável e conseguiu um feito único na era de Tite: marcar dois golos ao Brasil, algo que nunca nenhuma equipa conseguiu desde que o atual selecionador assumiu os destinos dos sul-americanos.

Segunda parte de massacre

Para o segundo tempo, Firmino foi lançado e o Brasil melhorou e bem se pode queixar da arbitragem. Aos 56', Gabriel Jesus foi derrubado por Kompany dentro da áera belga, o juiz da partida ainda esperou pelo VAR, mas acabou por mandar seguir... de forma errada. Mesmo assim, a canarinha continuou a 'apertar' o cerco em busca de um golo que, pouco depois, voltou a ser negado por Courtois, desta vez a remate de Douglas Costa.

Contudo, os comandados de Tite iriam mesmo conseguir chegar ao golo, após muita insistência. Já dentro do último quarto de hora, Coutinho 'picou' a bola de forma magistral por cima da defensiva belga, e Renato Augusto, recém entrado, cabeceou para o fundo da baliza belga, relançando assim o encontro.

O golo fez renascer a esperança brasileira e agudizou ainda mais o domínio, apenas travado por Courtois. Até ao final, guardião do Chelsea vestiu a 'pele' de herói e segurou a vantagem com várias intervenções de alto nível. A última das quais, já nos desbontos, a remate de Neymar, confirmou a passagem da Bélgica às meias-finais. Depois de Messi e Cristiano Ronaldo, também Neymar está fora do Mundial. 

Confira o direto do encontro: 

FINAL DO ENCONTRO

90+4 - Canto para a Bélgica.

90+3 - QUE DEFESA DE COURTOIS! Belo remate em arco de Neymar e o guardião a segurar a vantagem belga. 

90:00 - Vão jogar-se mais 5' minutos de descontos.

90:00 - O Brasil volta a pedir penálti. O árbitro espera pelo VAR e volta a mandar jogar.

89:00 - Novamente Hazard a lançar o contra-ataque da Bélgica e a motivar mais um amarelo, desta vez para Fagner.

86:00 - Substituição na Bélgica. Sai Lukaku e entra Tielemans.

85:00 - Fernandinho trava o contra-ataque conduzido por Hazard e vê o amarelo.

83:00 - MAIS UM DESPERDÍCIO DO BRASIL! Desta vez de Coutinho, a passe de Neymar. 

82:00 - Substituição na Bélgica. Roberto Martínez tenta estancar o poderio ofensivo do Brasil, lança Vermaelen e volta a impor uma defesa a três. 

 80:00 - QUE FALHANÇO DE RENATO AUGUSTO! Contra-ataque do Brasil e o médio a ficar a centímetros do empate.

79:00 - Canto para a canarinha.

78:00 - Quase o golo do Brasil! Neymar atira por cima!

76:00 - GOLOOOOOO DO BRASIL! Grande passe de Coutinho, a 'picar' a bola de forma magistral por cima da defensiva belga, e Renato Augusto, recém entrado, a cabecear para o fundo da baliza belga. Está relançado o encontro!

74:00 - Mais um episódio do 'duelo' entre Courtois e Douglas Costa, com o belga a vencer pela terceira vez. Novo remate cruzado e defesa do guarda-redes.

72:00 - Última alteração no Brasil. Sai Paulinho e entra Renato Augusto.

71:00 - Nova tentativa de Douglas Costa e Courtois, de novo, a segurar.

70:00 Meunier vê o cartão amarelo e falha a meia-final se a Bélgica se qualificar.

62:00 - Grande defesa de Courtois a remate de Douglas Costa! O Brasil ameaça o golo.

 61:00 - Contra-ataque rápido da Bélgica e quase o golo de Hazard! A bola, para sorte dos brasileiros, sai ao lado.

58:00 - Segunda substituição no Brasil. Sai Gabriel Jesus e entra Douglas Costa.

56:00 - Grande jogada de Gabriel Jesus, a fazer um túnel a Vertonghen, mas Kompany, de carrinho, terminou com a jogada... em falta. O árbitro ainda espera pelo VAR, mas acaba por mandar seguir. Erro crasso do árbitro, já que se tratava de um penálti claríssimo sobre o avançado brasileiro.

54:00 - Paulinho ameaça o golo, mas Courtois fecha-lhe a 'porta'.

53:00 - Neymar simula uma grande penalidade e arrisca o amarelo que o tiraria da próxima fase, caso o Brasil consiga o apuramento. O árbitro foi simpático e perdoou...

51:00 - Remate cruzado de Marcelo, mas a bola sai ao lado da baliza de Courtois.

47:00 - Cartão amarelo para Alderweireld.

46:00 - Tite faz uma alteração ao intervalo e deixa no balneário Willian, fazendo entrar Roberto Firmino.  

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45+1 - Grande passe de Coutinho, mas Neymar é apanhado em fora-de-jogo.

45:00 - Vai jogar-se mais um minuto de descontos.

41:00 - Canto de Chadli e Kompany, ao primeiro poste, quase faz o terceiro para a Bélgica. E de calcanhar!

41:00 - Livre de De Bruye e Alisson a defender para canto.

37:00 - QUE DEFESA DE COURTOIS! Movimento tradicional de Coutinho, a fletir para o meio e a rematar cruzado para uma grande intervenção do guarda-redes belga.

36:00 - Que perigo! Cruzamento/remate de Marcelo e Courtois a evitar o autogolo de Meunier.

35:00 - Melhor lance do Brasil até ao momento. Cruzamento de Marcelo e Gabriel Jesus, no coração da área, solto de marcação, a cabecear ao lado da baliza de Courtois. 

31:00 - GOLOOOOO DA BÉLGICA! QUe golaço de De Bruyne! Grande contra-ataque conduzido por Lukaku, a soltar a bola para o jogador do Man. City que, a partir daqui, faz magia! Um verdadeiro 'míssil' cruzado, a não dar quaisquer hipóteses a Alisson! A Bélgica ganha maior conforto e coloca o Brasil em maus lençóis. 

28:00 - Neymar tenta o remate, mas a bola sai contra a 'muralha' belga. Canto para o Brasil.

28:00 - Espécie de canto de 'mangas arregaçadas' para o Brasil. Willian vai cobrar.

25:00 - Bela defesa de Courtois a evitar o empate de Marcelo. Grande remate do lateral do Real Madrid!

22:00 - Canto para a Bélgica.

19:00 - Coutinho tenta o remate de fora da área, mas Courtois, atento, defende de forma segura.

15:00 - Resposta do Brasil! Grande lance de Neymar, a servir Gabriel Jesus, mas o avançado do Man. City não consegue o remate.

13:00 - GOLOOOOOOO DA BÉLGICA! Canto cobrado por Chadli e Fernandinho, ao primeiro poste, de forma infeliz, a cabecear para a própria baliza. A Bélgica está na frente!

 12:00 - Tentativa de Fellaini, mas o remate sai desenquadrado com a baliza brasileira.

09:00 -Que confusão na área belga! Resulta um novo canto para a canarinha. Willian bate e Paulinho não consegue desviar.

08:00 - Resposta da Bélgica, com Chadli a atirar ao lado da baliza de Alisson.

07:00 - Thiago Silva acerta no poste! Canto cobrado por Neymar e o central a não conseguir fazer o golo. Primeira grande oportunidade do jogo!

07:00 - Primeiro canto da partida para o Brasil.

05:00 - Primeiros cinco minutos onde se nota uma mudança estrutural no sistema tático da Bélgica. Ao contrário do que tem sido habitual ao longo da prova, Roberto Martínez apresenta uma equipa em 4x3x3, com Meunier e Vertonghen como laterais e um trio de meio-campo formado por Witsel, como médio-defensivo, e Chadli e Fallaini, como médios interiores.

 02:00 - Primeiro sinal de perigo! Pertence à Bélgica e a Kevin De Bruyne, mas o remate do jogador do Man. City sai ao lado. 

INÍCIO DA PARTIDA

Onze do Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Onze da Bélgica: Courtois; Meunier, Alderweireld, Komapny, Vertonghen e Chadli; Witsel e Fellaini; De Bruyne, Hazard e Lukaku.

Depois da França ter assegurado a presença nas meias-finais do Campeonato do Mundo, é agora a vez de Brasil e Bélgica lutarem pela segunda vaga na próxima fase. 

Em Kazan, canarinhos e belgas têm encontro marcado para as 19h00, num jogo em que os comandados de Tite não poderão contar com Casemiro, devido a castigo, e com Danilo, por lesão.

Acompanhe todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório