Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Mão de Cédric 'apagou' a magia do Harry Potter

Portugal esteve em vantagem com um golaço de Quaresma, mas um penálti cometido pelo lateral do Southampton permitiu ao Irão empatar a um golo. Equipa das quinas passa em segundo e defronta o Uruguai nos oitavos.

Mão de Cédric 'apagou' a magia do Harry Potter
Notícias ao Minuto

21:00 - 25/06/18 por Fábio Aguiar

Desporto Mundial'2018

Portugal garantiu esta segunda-feira a passagem aos oitavos-de-final do Mundial, ao empatar a um golo com o Irão, num jogo marcado por um grande golo de Ricardo Quaresma e uma grande penalidade desperdiçada por Cristiano Ronaldo, que na altura poderia ter dado o 2-0 à equipa das quinas. Em mais uma partida de sofrimento, os campeões da Europa chegaram a ser líderes do grupo B, mas o empate da Espanha e o golo consentido já nos descontos atirou a equipa lusa para o segundo lugar e consequente duelo com o Uruguai na próxima fase. 

Fernando Santos apostou num onze com três alterações em relação à partida com Marrocos, com Adrien, Quaresma e André Silva nos lugares de Moutinho, Bernardo e Gonçalo Guedes, e a verdade é que viria a ganhar a aposta. Os campeões da Europa entraram pressionantes e no primeiro quarto de hora encostaram o Irão às cordas, criando duas boas situações de golo. Primeiro, pelo suspeito do costume, Cristiano Ronaldo, logo aos 3' minutos, e depois por João Mário, aos 9'.

Os 78% de posse de bola da equipa das quinas nos primeiros 10' minutos demonstravam o tremendo domínio luso, mas a partir dos 20' minutos a chama desvaneceu-se a formação de Carlos Queiroz equilibrou os pratos da balança. Sempre com maior agressividade nos duelos individuais, os iranianos começaram a subir no terreno, a ganhar a maioria das segundas bolas e a chegar-se à baliza portuguesa.

Pouco depois da meia hora, Rui Patrício foi chamado a intervir. Após um livre estudado, o guarda-redes recentemente oficializado nos ingleses do Wolverhampton teve de responder a um cabeceamento perigoso de Ezatolahi. Já quando todos esperavam pelo apito para o intervalo, o Arena Mordovia, em Saransk, assistiu a um daqueles números de magia do Harry Potter. Titular pela primeira vez neste Mundial, Ricardo Quaresma sacou um verdadeiro 'coelho' da cartola e fez explodir de alegria o povo português. Numa jogada elaborada com outra das surpresas do onze, Adrien Silva, o Mustang recebeu a bola do médio do Leicester, fletiu da direita para o meio e disparou uma das famosas trivelas que já se tornaram imagem de marca. Um verdadeiro hino ao futebol, que colocou assim Portugal em vantagem, numa altura em que já se previa uma segunda parte de sofrimento.

No segundo tempo Portugal voltou a entrar melhor e beneficiou de uma oportunidade soberana para dilatar a vantagem e ganhar maior conforto na partida. Aos 50' minutos, Cristiano Ronaldo caiu na grande área, ficou a pedir grande penalidade e o árbitro, depois de ter mandado seguir, decidiu parar o jogo, foi rever o lance ao ecrã do VAR e acabou por apontar para a marca de castigo máximo. Contudo, ao contrário do que é hábito, o capitão não conseguiu carregar o país e permitiu a defesa a Beiranvand, tornando-se no primeiro jogador português a falhar uma grande penalidade numa fase final de um Campeonato do Mundo.

A partir daqui o Irão ganhou confiança e chegou mesmo a assustar, aos 72', num remate forte de Ghoddos que rasou o poste direito da baliza de Rui Patrício. Um presságio para o que viria mesmo a acontecer, já que em cima dos 90' o árbitro decidiu parar de novo o encontro para rever um lance de Cédric dentro da área lusa e acabou por apontar para a marca dos 11 metros, de onde Ansarifard não tremeu e fez o empate.

Um balde de água fria para Portugal, que poderia mesmo vir a tornar-se gelada no minuto seguinte, altura em que Tameri atirou à malha lateral quando tinha tudo para fazer o segundo do Irão. Com este empate, Portugal garante o apuramento, mas chega aos oitavos-de-final no segundo lugar do grupo B, o que significa que irá defrontar o Uruguai, líder do grupo A, no próximo sábado, em Moscovo, às 19h00.

Confira o direto da partida: 

FINAL DA PARTIDA

90+5 - Substituição na equipa lusa. Sai André Silva e entra Guedes.

90+4 - QUE PERIGO! Quase o golo do Irão! Novamente o Irão a ganhar a segunda bola e Taremi a atirar à malha lateral.

90+3 - GOLO DO IRÃO! O árbitro decide assinalar grande penalidade por falta de Cédric Soares e na conversão do penálti Ansarifard fez o empate. 

PENÁLTI PARA O IRÃO

90:00 - Mais uma vez o jogo parado para o árbitro rever um novo lance.  

88:00 - Livre de Raphael Guerreiro direto para as mão do guarda-redes iraniano.

83:00 - Segunda alteração na equipa portuguesa. Sai João Mário e entra João Moutinho.

82:00 - Cristiano Ronaldo vê o cartão amarelo.

80:00 - Árbitro vai rever o lance entre Cristiano Ronaldo e Pouraliganji. 

77:00 - André Silva tenta surpreender de fora da área, mas o remate sai por cima.

75:00 - Última substituição no Irão. Sai Ezatolahi e entra Ansarifard.

72:00 - QUE PERIGO! Remate forte de Ghoddos, com William Carvalho a dar demasiado espaço, mas valeu a falta de pontaria do avançado iraniano.

71:00 - Tentativa de meia distância de Adrien, mas o remate sai por cima da baliza iraniana.

70:00 - Substituição no Irão. Sai Jahanbakhsh e entra Ghoddos.

69:00 - Substituição na equipa portuguesa. Sai Quaresma e entra Bernardo Silva. Fernando Santos tenta ter mais bola e reforçar o jogo interior, nomeadamente através das constantes diagonais do extremo do Man. City da faixa para o meio.

66:00 - Grande jogada de Cristiano Ronaldo, mas o remate sai ao lado. Jogo difícil para o capitão, esta segunda-feira, em Saransk. No entanto, como sempre, não deixa de dar o 'corpo às balas' e a tentar lançar Portugal para a frente.

 63:00 - Cartão amarelo para Ricardo Quaresma.

57:00 - Canto para o Irão. Que grande corte de Pepe a evitar o golo dos comandados de Carlos Queiroz!

56:00 - Primeira substituição no jogo. No Irão, sai Hajisafi e entra  Mohammadi.

53:00 - Azmoun também é admoestado com cartão amarelo.

52:00 - Cartão amarelo para Hajsafi.

 53:00 - Cristiano Ronaldo falha o penálti. Defesa de Beiranvand.

PENÁLTI PARA PORTUGAL

50:00 - Afinal, o juiz pára o jogo e vai rever o lance ao ecrã do VAR. 

49:00 - Cristiano Ronaldo fica a pedir penálti, mas o árbitro nada assinala. 

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO 

45:00 - GOLOOOOOOOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! Que golaço de Quaresma! Momento de magia do Harry Potter a colocar a equipa das quinas na frente do marcador! Jogada de entendimento entre com Adrien Silva e depois tudo o resto é uma pincelada em mais uma obra de arte de Quaresma. Portugal na frente graças a uma das famosas trivelas do extremo do Besiktas.

41:00 - Jogada de combinação entre Cédric e Quaresma, mas o extremo do Besiktas não conseguiu acertar a trivela. Bola por cima da baliza do Irão.

39:00 - 'Bomba' de Ronaldo, a mais de 30 metros da baliza, mas Beiranvand estava atento.

38:00 - Jogo 'bloqueado' nesta altura, com Portugal a perder a chama demonstrada nos primeiros minutos. 

33:00 - Livre estudado do Irão a terminar com cabeceamento perigoso de Ezatolahi para as mãos de Rui Patrício.

32:00 - Falta dura de Raphael Guerreiro sobre Jahanbakhsh. Primeiro cartão amarelo para o lateral do Borussia Dortmund.

29:00 - Canto para Portugal. Boa jogada de Cédric pela direita, mas depois Quaresma tardou em cruzar.

23:00 - Jogo parado para assistência a Rui Patrício, que sofreu uma pancada na cabeça quando saiu aos pés de Amiri.

21:00 - Remate de Rezaeian ao lado da baliza de Rui Patrício.

20:00 - Falta de Adrien e livre perigoso para o Irão.

17:00 - Mais um pontapé de canto para Portugal. 

16:00 - Portugal com 78% de posse de bola nos primeiros 10 minutos.

16:00 - Sai contra a barreira o pontapé do melhor do mundo. Mais um canto para a formação lusa. Está encostado às cordas o Irão!

15:00 - Livre perigoso para os campeões da Europa. Ronaldo já pegou na bola!

15:00 - Novo canto para a equipa das quinas.

14:00 - Canto para Portugal.

13:00 - Que nervosismo do guarda-redes do Irão! Está a 'tremer'! Cruzamento de Quaresma, Beiranvand não agarra e quase deixa a bola à mercê de André Silva. Aperta Portugal!

09:00 - Primeira ocasião de golo para Portugal! Desentendimento entre o guarda-redes Beiranvand e o médio Ezatolahi, a bola sobrou para João Mário, mas o remate do médio do West Ham, cedido pelo Inter, saiu por cima.

07:00 - Resposta do Irão! Conta-ataque venenoso da equipa de Carlos Queiroz, Jahanbakhsh conseguiu fazer a bola chegar a Taremi e o extremo iraniano disparou ao lado. 

03:00 - Primeiro sinal de Portugal! Iniciativa de João Mário e, quem mais, Cristiano Ronaldo a testar pela primeira vez a atenção do guarda-redes iraniano. 

02:00 - Portugal começa o jogo em 4x4x2, com João Mário à esquerda, Quaresma à direita e CR7 e André Silva na frente. Já o Irão apresenta-se numa espécie de 4x1x4x1, com as linhas bem baixas.

COMEÇOU A PARTIDA!

Onze de Portugal: Rui Patrício, Cedric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Adrien Silva e João Mário; Quaresma, Cristiano Ronaldo e André Silva.

Onze do Irão: Beiranvand; Rezaeian, Hosseini, Pouraliganji e Hajisafi; Ezatolahi, Jahanbakhsh, Taremi, Amiri e Ebrahimi; Azmoun.

Chegou a hora de todas as decisões! Depois do eletrizante empate (3-3) diante da Espanha e do triunfo curto (1-0) sobre Marrocos, Portugal joga esta segunda-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial'2018.

Em Saransk, os campeões da Europa precisam apenas de um empate para seguir em frente. Contudo, vencer é o objetivo, até porque o futuro adversário dependerá do desfecho desta última jornada da fase de grupos.

Se a equipa das quinas terminar no primeiro lugar, irá defrontar a Rússia, que terminou no segundo posto do grupo A. No entanto, se os comandados de Fernando Santos selarem a passagem atrás do líder, aí terá pela frente o Uruguai. 

O país vai, por isso, parar para assistir a este jogo de todas as emoções. A partir das 19h00, poderá seguir todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório