Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Portugal é o pior adversário para Espanha se estrear neste Mundial"

O Desporto ao Minuto convidou o jornalista Chema Garcia Fuen, do jornal Mundo Deportivo, a fazer a antevisão do duelo ibérico.

"Portugal é o pior adversário para Espanha se estrear neste Mundial"

Falta um dia para Portugal e Espanha se defrontarem no Estádio Olímpico de Fisht, num encontro que marca a estreia das duas seleções no Mundial da Rússia. O Desporto ao Minuto convidou o jornalista Chema Garcia Fuente do jornal Mundo Deportivo para fazer a antevisão do duelo ibérico, agendado para esta sexta-feira às 19 horas.

Antevisão para o duelo ibérico: É um jogo muito complicado, talvez o pior adversário para se estrear neste Mundial, a mim recorda-me muito o Mundial do Brasil em que a Espanha teve de se estrear com uma seleção muito complicada (a Holanda). As duas seleções jogam grande parte das suas opções nesta primeira partida e basta perderem 0-1, e Portugal pode fazê-lo perfeitamente, e a Espanha complica muito a sua vida".

Será um jogo muito difícil para Espanha? Este grupo não é tão complicado como o do Mundial de 2014, mas este encontro frente a Portugal dá-me muito más sensações, porque a Seleção Nacional tem jogadores muito competitivos que conhecem na perfeição os jogadores espanhóis e muitos deles militam em Espanha e quase sempre competem. Portugal nos últimos encontros com a Espanha não se deu muito bem e isso pode dar um pouco mais de 'gasolina' para Cristiano e companhia.

Encontro sem favoritos? Portugal vem jogando há mais tempo com a mesma base de jogadores e pelo facto de ser o vigente campeão europeu... dou um pequeno favoritismo a Portugal, talvez um 55/45 ou um 51/49. Olhando um pouco o rendimento da seleção espanhola no último Europeu e Mundial, penso que Espanha se equivocaria se se considerasse que estava muito por cima de Portugal, porque ao dia de hoje não está.

Ronaldo é uma 'vitamina extra' para a Seleção Nacional? Portugal tem Cristiano Ronaldo que é um dos dois melhores jogadores do mundo, que quer despedir-se da Seleção com a conquista de um Mundial.

Que ilações retiras dos empates frente à Suíça e a vitória diante da Tunísia? Os jogos de preparação que a Espanha realizou deixaram-nos 'muito frios'. Com a Tunísia vencemos por 1-0 e podíamos ter sofrido mais do que um golo. À Espanha falta golo, tem muitas dificuldades em criar ocasiões. Esta já não é a Espanha que tinha David Villa e Fernando Torres e que criava mais ocasiões de golo. A posição de Diego Costa está muito posta em dúvida pela sua maneira de ser, pelo facto de se ter naturalizado e tudo isso se vê à lupa. Rodrigo é outro jogador nas mesmas circunstâncias, mas já não é tão difícil de lidar como Diego Costa e depois há Iago Aspas, avançado do Celta, que marcou no último jogo de preparação, mas rendeu pouco.

O ataque é a única preocupação para a Roja? Em Espanha também se fala muito de Busquets que se apresenta com vários problemas físicos e não está na sua melhor versão. Está a custar muito a Espanha gerar jogo devido a esse problema e nos últimos jogos vimos uma seleção muito cinzenta que não apaixona ver. A Roja tem jogadores de muita qualidade, mas isso não se vê no jogo.

A defesa espanhola terá trunfos suficientes para travar a armada portuguesa? Obviamente pode ser um problema o potencial ofensivo de Portugal, porque Ronaldo, Guedes ou Bruno Fernandes têm muita habilidade, geram bastantes oportunidades e são terrivelmente velozes e por aí pode haver um problema, mas de todas as linhas talvez a defesa é a que gera menos dúvidas. Piqué e Ramos são dos melhores centrais do mundo, mas é preciso ver o estado de Carvajal porque se lesionou na final da Champions. A alternativa é Odriozola da Real Sociedad, que ataca muito bem, mas não tem a experiência de Carvajal e se ele não estiver a 100% pode ser um problema porque por aí Portugal pode 'rebentar' a Espanha. Do lado esquerdo há Jordi Alba, um atleta com muita experiência, e por aí Espanha não terá muitos problemas.

Encontro entre Sergio Ramos e CR7? Cada um defende o seu país e acredito que dentro do campo não se vão conhecer. Não irá haver trocas de palavras, eles estão acostumados a treinar juntos. E acredito que nem com Ramos nem com Piqué haja trocas de galhardetes. Acredito sim que Ronaldo terá bastantes 'ganas' de ganhar a Espanha.

Situação de Ronaldo e o impasse no Real Madrid: Acredito que isso não terá qualquer peso na seleção portuguesa. Cristiano dá a sensação que se conseguiu abstrair bastante bem do momento que vive no clube e a qualidade dele, a força de trabalho, o seu coração e a sua cabeça estão apenas e só no Mundial da Rússia.

Quem está melhor: CR7, Messi ou Neymar? Cristiano e Messi têm uma conta pendente com o Mundial, porque pode ser o último e não acredito que participem em mais algum. Se algo que falta ao argentino para ser o melhor da história e ultrapassar Maradona é ganhar um mundial e espero uma versão muito boa dos dois, mas sobretudo de Messi. No Barcelona, Messi resolveu inúmeros jogos no clube e levou a equipa às costas... na seleção não sei se os seus companheiros o vão conseguir acompanhar e isso poderá ser o seu maior handicap. Neymar está muito bem, teve uma longa paragem devido a uma grave lesão, mas nos últimos jogos vejo-o imparável e dá-me a sensação que este Mundial pode ser o de Neymar.

E a Argentina depende mais de Messi do que Portugal de CR7? Acredito que sim, porque Messi é quase tudo na Argentina. Eles têm bons futebolistas, mas Portugal também. Mas a mim dá-me sensação que Portugal tem mais coisas e a união de grupo parece-me muito sólida no campeão europeu. Um mau dia de Cristiano não se vai notar tanto, já com Messi na Argentina tenho sérias dúvidas.

Neymar tem condições para ganhar a Bola de Ouro? Acredito que não. Será sempre de Ronaldo ou Messi. Com todo o respeito, mas o facto de Neymar não jogar na Premier ou na Liga espanhola pesa muito, se ele jogasse no Real Madrid não tenho dúvidas que pudesse ganhar a Bola de Ouro. Mas claro que se Neymar virar o Pelé do México de 70 e for o máximo goleador, levando o Brasil às costas, claro que tudo pode acontecer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório