Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Guedes surgiu à frente e acabou como melhor aluno no teste nacional

Avançado bisou e assumiu-se uma das grandes figuras da vitória (3-0) de Portugal sobre a Argélia, no último ensaio antes da estreia no Mundial.

Guedes surgiu à frente e acabou como melhor aluno no teste nacional
Notícias ao Minuto

22:11 - 07/06/18 por Fábio Aguiar

Desporto Particular

Nota máxima no último exame antes da partida para a Rússia! Portugal revelou-se sobredotado, venceu a Argélia por 3-0 e teve em Gonçalo Guedes o melhor 'aluno'. O extremo que esta época atuou no Valência por empréstimo do Paris SG justificou a titularidade, bisou e ganhou pontos na 'luta' com André Silva por um lugar... na frente.

Com Rui Patrício, Bruno Alves e Cristiano Ronaldo como grandes novidades no onze, Portugal entrou em campo pressionante e com uma determinação clara de chegar cedo ao golo. Numa espécie de 4x3x3, que em certos momentos variava para 4x4x2, Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes emprestaram uma enorme dinâmica ao ataque, com constantes trocas de posição, a que se juntava Bruno Fernandes, como segundo avançado.

Logo aos 2' minutos, João Moutinho aproveitou um livre de Ronaldo contra a barreira para, na recarga, obrigar Salhi à primeira defesa da noite. Pouco depois, CR7 voltou a aparecer, colocou a bola no fundo da baliza de Salhi, mas já estava assinalado o fora-de-jogo. Contudo, estava dado o aviso para o que viria pouco depois. Ainda antes dos 20', William Carvalho lançou longo, Bernardo Silva, de cabeça, amorteceu e Gonçalo Guedes, de primeira, motivou a primeira 'explosão' de alegria no Estádio da Luz.

Portugal estava assim na frente e confirmava o domínio absoluto nos primeiros minutos. A partir daqui a Argélia tentou equilibrar a partida, mas nunca conseguiu incomodar verdadeiramente Rui Patrício. Por seu lado, os campeões da Europa continuavam a criar perigo e a ameaçar o segundo, que acabou por chegar ainda antes do intervalo. Cristiano Ronaldo cruzou do lado esquerdo, com conta, peso e medida, e Bruno Fernandes, entre os centrais argelinos, surgiu de rompante e a fulminou, de cabeça, o guardião argelino, estreando-se assim a marcar pela equipa das quinas.

Na segunda parte, Portugal voltou a entrar melhor e rapidamente se percebeu que o 3-0 era uma questão de tempo. Salhi ainda negou por duas vezes o golo a Cristiano Ronaldo, mas não conseguiu vencer o duelo com Gonçalo Guedes. Neste regresso à Luz, o avançado que esta temporada jogou no Valência por empréstimo do Paris SG esteve endiabrado e bisou, à passagem dos 56' minutos. Raphael Guerreiro entrou em alta velocidade pelo corredor esquerdo, cruzou e o camisola 17, ao primeiro poste, cabeceou para o fundo da baliza argelina.

Se no primeiro tempo, o conjunto orientado por Rabah Madjer poucas dificuldades criou aos campeões da Europa, no segundo... muito menos. Já com Quaresma, Mário Rui, Adrien e José Fonte em campo, Portugal manteve a pressão e foi somando oportunidades. Já dentro dos últimos 10' minutos, João Mário apontou o 4-0, mas o árbitro da partida acabaria por invalidar o golo, após o alerta do VAR, devido a um braço na bola de Guedes no início da jogada.

Até ao final, a Argélia ainda tentou assustar Rui Patrício, mas o resultado não se alterou. Portugal encerra assim a preparação para o Mundial com uma vitória convincente e inicia agora a contagem decrescente para a estreia, no próximo dia 15, diante da Espanha. 

FINAL DA PARTIDA

90:00 - Contra-ataque de Portugal, Quaresma tenta 'picar' a bola sobre Salhi, mas não acerta no alvo.

90:00 - Vão jogar-se mais 3' minutos.

85:00 - Substituição na Argélia. Sai Slimani e entra Soudani.

82:00 - Golo anulado a João Mário depois do alerta do vídeo-árbitro. No início da jogada, Gonçalo Guedes jogou a bola com o braço. 

75:00 - Mais duas alterações na equipa das quinas. André Silva e João Mário entram para os lugares de Cristiano Ronaldo e João Moutinho.

72:00 - Bom remate de Bounedjah para defesa segura de Rui Patrício.

71:00 - Canto para os argelinos.

70:00 - Nova substituição na Argélia. Entra Medjani para o lugar de Bounedjah.

66:00 - Canto para Portugal.

63:00 - Dupla substituição na equipa portuguesa. Saem Bernardo Silva e William Carvalho e entram Adrien Silva e Ricardo Quaresma.

61:00 - Estão 53014 adeptos na Luz.

 60:00 - Que momento de Ronaldo! O craque a tentar o acrobático, mas a bola sai ao lado. Era mais um golaço do melhor do mundo.

57:00 - Que perdida de Guedes! Fantástico passe de Bruno Fernandes, a colocar o avançado do Valência isolado, mas Salhi a defender e a desviar a bola para canto.

56:00 - Alteração na Argélia. Sai Boukhanchouche e entra Benkhemassa.

56:00 - Substituições na equipa portuguesa. Bruno Alves e Raphael Guerreiro dão os respetivos lugares a José Fonte e Mário Rui. 

56:00 - JÁ ESTÁ! GOLOOOOOO DE PORTUGAL! Grande incursão de Raphael Guerreiro pela esquerda, Gonçalo Guedes surge ao primeiro poste e cabeceia para o 3-0. Grande exibição do avançado neste regresso à Luz.

52:00 - Novamente Salhi! Ronaldo surge sozinho na cara do guardião, mas este desvia a bola para canto.

51:00 - Salhi nega o golo a Cristiano Ronaldo com uma defesa para a frente.

50:00 - Mais um livre perigoso para CR7, descaído para o lado esquerdo.

49:00 - Quase o golo de Cristiano Ronaldo! Cédric cruzou no lado direito, Salhi defendeu de forma incompleta e o melhor do mundo ficou muito perto de fazer o 3-0. A bola acabou por ser prensada na defensiva argelina. 

49:00 - Primeiro canto para Portugal na segunda parte.

47:00 - Livre de Ronaldo bate na barreira.

46:00 - Cartão amarelo para Boukhanchouche por falta sobre Ronaldo.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE!

INTERVALO!

44:00 - Novo canto para a Argélia.

42:00 - Primeiro lance de perigo da Argélia, Brahimi tenta o remate, a bola bate em Pepe e é canto para a equipa de Madjer. 

37:00 - GOLOOOOOOO DE PORTUGAL! Que golaço de Bruno Fernandes! Grande cruzamento de Cristiano Ronaldo do lado esquerdo, com conta, peso e medida, e o médio do Sporting, entre os centrais argelinos, a surgir de rompante e a fulminar, de cabeça, Salhi. Portugal vence e... convence!

32:00 - Quase o segundo de Portugal! Cruzamento de Raphael Guerreiro, Gonçalo Guedes chega atrasado, mas o guarda-redes argelino solta a bola e causa um calafrio na sua defensiva.

30:00 - Livre para a Argélia, descaído para o lado direito. Mahrez cobra, mas Raphael Guerreira afasta ao primeiro poste.

26:00 - A Argélia consegue 'estancar' a avalanche ofensiva portuguesa e tem mais bola nesta altura.

20:00 - Primeiro 20 minutos de domínio absoluto de Portugal. Com um ataque extremamente dinâmico, com muitas movimentações e trocas de posição, entre Guedes, CR7, Bruno Fernandes e Bernardo, a equipa das quinas tem encostado a Argélia às cordas, já marcou por uma vez, viu outra ser anulada e dispôs de uma ou duas ocasiões para dilatar o marcador. 

18:00 - Lance perigoso de Cristiano Ronaldo, mas o remate cruzado, de pé esquerdo, saiu à malha lateral.

17:00 - GOLOOOOO DE PORTUGAL! Gonçalo Guedes dá vantagem à equipa das quinas! Grande passe longo de William Carvalho, a encontrar Bernardo Silva dentro da área, que, de cabeça, serviu o avançado do Valência para o primeiro golo do encontro.

12:00 - Mais um canto para Portugal.

09:00 - CR7 coloca a bola no fundo da baliza da Argélia, mas já estava assinalado o fora-de-jogo. Na repetição ficam muitas dúvidas. Belo lance do capitão!

06:00 - Cristiano Ronaldo tenta a sorte de meia distância, mas o remate de pé esquerdo sai ao lado.

05:00 - Cruzamento de Moutinho e Guedes não consegue chegar à bola.

02:00 - João Moutinho perto do golo! Livre de Ronaldo, a bola bate na barreira e o médio atira para defesa de Salhi. Canto para a equipa das quinas.

01:00 - Primeiro lance de perigo para Portugal. Falta à entrada da área sobre Bernardo Silva e é livre perigoso para CR7.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze de Portugal: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Bruno Alves e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho e Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo. 

Onze da Argélia: Salhi; Ferhat, Bensebaini, Mandi, Medjani e Benmoussa;  Bentaleb e Boukhanchouche; Mahrez, Brahimi e Slimani.

Portugal defronta hoje a Argélia naquele que será o último teste dos campeões da Europa antes da partida para a Rússia. A presença de Cristiano Ronaldo será a grande novidade nos comandados de Fernando Santos, depois de ter falhado os dois últimos particulares, frente à Tunísia (2-2) e à Bélgica (0-0). 

O pontapé de saída está marcado para as 20h15, no Estádio da Luz, e poderá acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório