Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Se tiver de colocar um ponto final a CR7 na Seleção seguramente o farei"

Em entrevista à SIC, o selecionador nacional projetou a participação de Portugal no Campeonato do Mundo a realizar este ano na Rússia.

"Se tiver de colocar um ponto final a CR7 na Seleção seguramente o farei"

Em entrevista à SIC, o engenheiro Fernando Santos projetou a participação de Portugal no Campeonato do Mundo a realizar este ano na Rússia.

Confira as declarações do Selecionador Nacional.

Até onde é possível sonhar? "O sonho é sempre muito importante e faz parte da nossa vida, mas eu prefiro ser realista e menos sonhador. Mas não basta sonharmos, o importante é sonharmos acordados. Eu nunca coloquei limites à realização. O mais importante é dar aos portugueses uma grande motivação, uma grande confiança, porque vamos lutar com todas as nossas capacidade".

Temos uma seleção a duas velocidades. Isso ajuda ou atrapalha os trabalhos da Seleção? "Também em 2016 vivemos esse problema com vários jogadores a chegarem primeiro do que outros. É algo que não nos vai atrapalhar tendo em visto a preparação para o Mundial 2018".

Quatro jogadores do Sporting estão a viver uma situação muito complicada no Sporting. Como está a ser gerir essa situação? "Já falei anteriormente sobre essa situação. Não há uma gestão de quatro jogadores, há uma gestão de 23 jogadores. Todos os jogadores têm os seus problemas. Seria completamente improcedente eu tratar quatro jogadores de forma diferente. Também na Taça das Confederações passámos por problemas semelhantes, por exemplo a transferência do Adrien. A diferença é que não foram problemas tão noticiados". 

Carta de Rui Patrício. Como se faz a análise psicológica de um jogador que diz ter acordado com pesadelos após os factos ocorridos em Alcochete? "Eu não os vejo preocupados. Eles estão normais. Os problemas pessoais não vêm para dentro da seleção".

O seis na Seleção: "Em 29 jogos a Seleção provavelmente nunca jogou com um trinco, joga sempre com dois. Sempre jogou assim no Campeonato da Europa e vai continuar a jogar assim. Com este modelo conquistámos 22 vitórias, 6 empates e uma derrota. A minha equipa não joga com um 6, eu preciso é de vários jogadores 6 e 8".

Ausência de Rúben Neves: "Percebo a questão, mas eu não falo dos jogadores que cá não estão. Iamos buscar uma série de nomes e não vale a pena. Se fosse caso disso também falaríamos do Danilo. Importa falar dos jogadores que foram convocados. Estes jogadores foram convocados com base no modelo que a Seleção adoptou".

Portugal vai atacar com a mesma defesa do que a do Europeu (Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro): Nós defendemos em conjunto e em bloco, não falamos individualmente. A nossa organização defensiva e a transição ataque/defesa sempre estiveram muito bem, algo que não aconteceu com a Tunísia e nos primeiros minutos com a Bélgica. Somos uma equipa que defende bem, ataca bem, que sabe contra-atacar e agir bem. Queremos sempre melhorar, ainda mais.

Jogar André Silva ou não ao lado de CR7? Quem colocou o André Silva a jogar ao lado do Cristiano Ronaldo foi o Fernando Santos, por isso é curioso fazeres essa pergunta. O Cristiano Ronaldo que é o melhor jogador do mundo já não é o extremo puro que era quando tinha 18 anos e nunca vai ser um ponta de lança parado de frente para a baliza, isso seria matar as altas potencialidades do CR7. Ele entrega-se à Seleção, ele é um grande poliaglutinador da Seleção. Ele não está aqui para ser a Seleção, mas para fazer parte dela. Há uma imagem que mostra muito bem o amor do Ronaldo por Portugal: ele enrolou a bandeira de Portugal à cintura na final da Liga dos Campeões, ele tem uma alegria incrível quando joga com as cores nacionais".

Fim de CR7? "Ele ainda tem muito para dar ao futebol. Ele conhece as capacidades do seu corpo e vai procurando esse refinamento. É CR7 quem vai decidir o seu fim na Seleção".

Terias a capacidade de colocar um ponto final de CR7 na Seleção? Se um dia o tiver de fazer, faria-o seguramente. Eu sou pago para assumir responsabilidades, mas Cristiano Ronaldo ainda terá um longo caminho na Seleção e a sua saída não está prevista nem a curto, nem a médio prazo.

Esta Seleção é um fim de um ciclo de jogadores? 10 ou 11 jogadores do Europeu já não estão aqui. O futebol não é uma ciência exata, a renovação tem sido feita. 

Como vês o futebol português? Eu vejo uma Seleção focada, bastante focada no Mundial. Este é para mim o tema mais importante do futebol português. Eu centro-me exclusivamente na Seleção Nacional e nada mais. Eu vejo uma ligação cada vez mais profunda entre os adeptos e a Seleção. 

Portugal é candidato ao título? Não é favorito, mas é candidato. No Europeu sempre me assumi como candidato e aqui também me assumo.

Seleção melhor do que a do Europeu? Estão ao mesmo nível. Não podemos comparar o incomparável. Tenho absoluta confiança nesta Seleção. 

Mensagem aos portugueses? Contem connosco. Nós vamos deixar tudo em campo e elevar bem alto o nome de Portugal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório