Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

FC Porto: 3 anos depois, um verão que pode valer mais de 100 milhões

Com as vendas de Ricardo Pereira, Willy Boly e Suk, os campeões nacionais já encaixaram 34 milhões de euros. Mas este valor poderá 'disparar' muito em breve.

FC Porto: 3 anos depois, um verão que pode valer mais de 100 milhões

Sérgio Conceição regressou ao FC Porto no último ano e, com ele, trouxe um ‘ponto final’ no jejum de títulos que durava já desde 2012/13. A conquista, invariavelmente, levou à valorização do plantel azul e branco e poderá culminar num verão lucrativo, como já não se vê desde 2015.

Pese embora nessa temporada – a primeira de Julen Lopetegui – os dragões tenham terminado no segundo lugar do campeonato, a três pontos do campeão Benfica, conseguiram encaixar cerca de 105 milhões de euros, graças às milionárias vendas de jogadores como Jackson Martínez, Danilo e Alex Sandro.

Desde então, não mais os cofres azuis e brancos souberam o que era ultrapassar a fasquia dos 100 milhões de euros em vendas numa só janela de transferências. Em 2016, ficaram-se pelos 14,4 milhões de euros, e, em 2017, pelos 69,4 milhões de euros. Um cenário que, no entanto, poderá alterar-se nos próximos meses.

Ricardo, Boly, Suk e os que se podem seguir

Para já, o FC Porto tem garantido o encaixe de 34 milhões de euros, fruto das vendas de Ricardo Pereira (20 milhões de euros, para o Leicester City), Willy Boly (12 milhões de euros, para o Wolverhampton) e Suk (dois milhões de euros, para o Troyes).

Esse valor poderá ‘disparar’ muito em breve para os 56 milhões de euros. Isto tendo em conta os relatos oriundos da imprensa inglesa, que dá como certa a transferência de Diogo Dalot para o Manchester United por 22 milhões de euros. Mas há mais.

Em Itália, fala-se do interesse da AS Roma – que, este verão, já levou Iván Marcano do Dragão, mas a ‘custo zero’ – no capitão Héctor Herrera, num negócio que poderá atingir os 20 milhões de euros.

Em Inglaterra, também se fala do interesse de clubes como o Everton – do português Marco Silva – ou o West Ham no goleador Moussa Marega. A cláusula de rescisão do internacional maliano está fixada nos 40 milhões de euros, mas o FC Porto admitirá vendê-lo por 30 milhões de euros.

O West Ham que também estará de olho em Miguel Laýun. O Sevilha optou por não ativar a cláusula de opção de compra do internacional mexicano, cifrada em seis milhões de euros, mas o valor poderá vir a ser pago pelos hammers.

A estes, há que juntar os rumores sobre o interesse de Chelsea-Liverpool e Wolverhampton – do também português Nuno Espírito Santo – em Alex Telles, cuja cláusula de rescisão ascende aos 40 milhões de euros.

A ‘debandada’ é, neste momento, um cenário improvável, mas não será arriscado dizer que o FC Porto poderá, mais uma vez, passar um verão ‘descansado’ com um encaixe superior a 100 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório