Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal fica-se pelo suficiente no segundo teste antes do Mundial

Nulo com a Bélgica deixou bons apontamentos defensivos, mas a falta de eficácia merece reflexão.

Portugal fica-se pelo suficiente no segundo teste antes do Mundial
Notícias ao Minuto

21:35 - 02/06/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Resumo

A seleção nacional empatou, este sábado, diante da Bélgica (0-0), em jogo de preparação para o Mundial'2018. Depois de um empate diante da Tunísia (2-2), a equipa lusa voltou a ficar-se por uma nova igualdade. Desta feita, em Bruxelas. 

Filme do jogo 

Primeira parte bastante agitada e intensa. Os belgas começaram melhor e nos primeiros 20 minutos encostaram Portugal às cordas com sucessivos lances de ataque. A seleção nacional começou a responder aos poucos e conseguiu equilibrar o jogo chegando ao intervalo num patamar superior aos dos belgas.

Nos últimos cinco minutos, Bernardo Silva, Gelson Martins e Gonçalo Guedes estiveram muito perto de inaugurar o marcador, mas a bola parecia não querer entrar na baliza à guarda de Courtois. 

A primeira parte foi assim, e acima de tudo, um duro teste defensivo face à qualidade dos homens da frente da seleção belga. Mertens, Hazard, Lukaku e De Bruyne metem respeito a qualquer adversário e Portugal não foi exceção. Ainda assim, nota positiva para a dupla Pepe e Fonte que conseguiu 'secar' o gigante Lukaku. 

Na segunda parte a Bélgica apareceu de cara lavada. Roberto Martínez, selecionador belga, operou uma mini-revolução na equipa: saíram Lukaku, Carrasco, Mertens e Dembélé e entraram Chadli, Januzaj, Fellaini e Benteke. A seleção belga voltou a entrar melhor e Portugal, mais uma vez, tardou a entrar no ritmo de jogo.

No entanto, a formação orientada por Fernando Santos ajustou linhas e posicionamentos, conseguindo assim a encontrar o equilíbrio na partida. Os três homens da frente continuavam a ser uma dor de cabeça para a Bélgica, mas o último passe falhava sempre. Gonçalo Guedes e Gelson Martins voltaram a dispor de novas oportunidades, mas falharam sempre. Este trio demonstrava ter velocidade, inteligência de jogo, mas pecava sempre na hora de rematar para o fundo da baliza de Courtois. 

O relógio andava, o tempo não parava e a partida foi perdendo gás. As duas seleções pareciam acusar algum cansaço, também de forma a evitar lesões inesperadas, e o ritmo de jogo foi baixando até ao apito final. O resultado nunca se alterou e o nulo acabou por se justificar após os 90 minutos. 

Momento do jogo: As três ocasiões lusas desperdiçadas antes do intervalo. O melhor momento de Portugal no jogo aconteceu na parte final dos primeiros 45 minutos. Se havia um bom 'timing'para marcar era aquele. Foram três boas ocasiões e nenhuma foi transformada em golo. Pede-se maior eficácia a um candidato ao Mundial. Ainda assim, nota suficiente para a seleção num teste de elevado grau de dificuldade. 

Direto 

90'+4- Termina a partida em Bruxelas! Bélgica e Portugal terminam a partida com um nulo (0-0)! Houve emoção, houve bom futebol e muitas ocasiões. No entanto, não se gritaram golos nesta noite de sábado. Feitas as contas, dois empates em dois jogos de preparação para a seleção das quinas. 

90'+2 - Sai Guedes, entra Mário Rui. Continua a chuva de alterações na seleção nacional... 

86'- Agora é a vez de sair João Moutinho. Bruno Fernandes rende o compatriota. 

77'- Mais uma alteração. Sai Bernardo Silva, entra André Silva. 

71'- Nova alteração para Portugal. Sai João Mário e entra Manuel Fernandes. 

63'- Fernando Santos também mexe. Sai Gelson Martins, entra Ricardo Quaresma. 

54'- Kompany lesiona-se e sai diretamente para o balneário. Boyata rende o experiente central belga. 

53'- Cartão amarelo para Pepe! O central luso travou Hazard num lance perigoso e o árbitro não foi de modas... 

46'- Recomeça a partida em Bruxelas! A Bélgica entra renovada nesta segunda-parte. Saem Lukaku, Carrasco, Mertens e Dembélé. Entram Chadli, Januzaj, Fellaini e Benteke. 

45'- Guedes! Tão perto! Três ocasiões consecutivas para Portugal e.. intervalo! 

44'- Agora foi Gelson! A bola ficou muito perto de entrar na baliza belga! 

42'- Bernardo Silva! Ficou tão perto de inaugurar o marcador! Bela movimentação do jogador do City a sair da direita e a ir para o meio para depois desferir um belo remate. Valeu o corte de Vertonghen!

38'- Guerreiro atira forte e Courtois só agarra à segunda! O guardião belga parece estar algo inseguro. 

31'- Carrasco atira ao lado com grande perigo! 

23'- Courtois defende um remate potente de Moutinho! O médio português arriscou o remate a longa distância, mas o guardião belga estava atento! Passou o perigo...

19'- Bom sprint de Gelson mas sem efeitos práticos. O extremo do Sporting demorou em entregar a bola e a jogada acabou por se perder. 

12'- Raphael Guerreiro foi atingido por um adversário e ficou no relvado a queixar-se do tornozelo durante alguns segundos. No entanto, parece estar tudo bem com o lateral português. 

Sucedem-se os ataques da Bélgica. As alas da seleção nacional estão a ser o local preferencial dos belgas... 

3'- Responde Portugal com um tiro de Guedes! A bola passou perto da barra de Courtois! 

1'- Que perigo! A Bélgica entrou com tudo e causou muito perigo na zona de Beto! Atenção Portugal, estes belgas não estão para brincadeiras... 

0'- Rola a bola em Bruxelas! Já se joga o Bélgica-Portugal!

Antevisão

19h43: Portugal vai alinhar com o equipamento alternativa. Ou seja, joga de branco. Os belgas, a formação da casa, equipa com o tradicional equipamento laranja. 

19h38: Já se ouvem os hinos em Bruxelas! Tudo pronto para o Bélgica-Portugal! 

Onze da Bélgica: Courtois; Toby Alderweireld, Kompany, Vertonghen; Munier, Dembélé, De Bruyne, Carrasco; Hazard, Mertens e Lukaku. 

Onze de Portugal: Beto; Cédric, Pepe, José Fonte, Guerreiro; William, Moutinho, João Mário, Bernardo Silva, Gelson e Gonçalo Guedes. 

18h37: Já é conhecido o onze de Portugal e são seis as alterações feitas por Fernando Santos. Em relação ao confronto com a Tunísia, saem do onze Rúben Dias, André Silva, Anthony Lopes, Quaresma, Ricardo Pereira e Adrien.

18h30: Portugal defronta, este sábado, a seleção belga em Bruxelas, em jogo de preparação para o Mundial'2018. Depois do empate com a Tunísia (2-2), na passada segunda-feira, segue-se um novo teste para a formação orientada por Fernando Santos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório