Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Patrício diz "temer pela vida". Eis a carta de rescisão do guarda-redes

A polémica que envolve o Sporting Clube de Portugal parece que não terá um fim em breve. A carta de rescisão de Rui Patrício começou a circular na internet ao mesmo tempo que Bruno de Carvalho falava aos jornalistas e acusava o empresário Jorge Mendes de estar a "instrumentalizar" o guarda-redes da seleção nacional com "um negócio de mercearia". À margem de qualquer consideração ficou o selecionador Fernando Santos.

Patrício diz "temer pela vida". Eis a carta de rescisão do guarda-redes
Notícias ao Minuto

13:47 - 01/06/18 por Patrícia Martins Carvalho

Desporto Sporting

O guarda-redes do Sporting enviou, esta quinta-feira, último dia de maio, a sua carta de rescisão por "justa causa" ao conselho de administração do clube de Alvalade.

Um dia depois, o documento começou a circular na internet, ao mesmo tempo que Bruno de Carvalho dava uma nova conferência de imprensa em que o tema central era: a alegada saída, entretanto oficializada à CMVM, de Rui Patrício que no entender do presidente demissionário do Sporting mais não é do que um ato de manipulação por parte do empresário Jorge Mendes para um "negócio de mercearia".

"Se eu fosse o Rui Patrício não gostava de estar a ser manipulado num negócio de mercearia. Os outros jogadores têm de respirar fundo. Esta manipulação não pode conduzir a tantas hostilidades", declarou Bruno de Carvalho

Mas é importante salientar alguns questões mencionadas por Rui Patrício na missiva de 34 páginas. Diz o guardião das redes leoninas que existiu "uma sucessão de factos imputáveis à Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD" que foram "violadores das obrigações legais e contratuais que impendem sobre esta SAD", tendo em conta que se trata da entidade empregadora.

Estes "factos", considera o guarda-redes, são "atentatórios" contra a sua "dignidade profissional e profissional".

"Tendo, além disso, colocado em causa a minha segurança e integridade física, fazendo-me temer pela vida e, sobretudo, inviabilizando as condições mínimas para exercer a minha atividade de jogador profissional de futebol ao serviço do Sporting Clube de Portugal", refere o jogador.

Das 34 páginas fazem ainda parte as justificações do jogador para rescindir o seu contrato com o clube, incluindo SMS que Bruno de Carvalho, alegadamente, enviou à equipa e nas quais, frisou o jogador, existia uma "atitude de crítica e ataque permanente".

"Este era o ambiente numa altura em que o Sporting tinha vencido a Taça da Liga e se encontrava a disputar a vitória na Liga NOS, na Taça de Portugal  e na Liga Europa. Ou seja, quando se esperava todo o apoio e incentivo dos responsáveis da Sporting Clube de Portugal - Futebol SAD aos jogadores, o presidente invetivava os jogadores, tanto nas derrotas como nas vitórias", lê-se.

Pode ler aqui a carta de rescisão que explica os motivos que levam Rui Patrício a abandonar o clube onde foi formado e sempre quando apenas seis jogos para se tornar no jogador do Sporting com mais presenças na liga portuguesa de futebol, ultrapassando os míticos Vítor Damas e Hilário. 

"Problemas do Sporting na Seleção? Se tivesse medo, trazia os meus quatro cães"

Quem o diz é o selecionador Fernando Santos que, na conferência de antevisão do particular frente à Bélgica, foi questionado pelos jornalistas sobre o estado de espírito de Patrício tendo em contas as notícias desta sexta-feira.

"Nenhum jogador que não esteja em perfeitas condições mentais estaria aqui - e eu não vou falar do A, do B, ou do C, percebo o interesse jornalístico da pergunta mas não vou responder. A mim interessa-me é o foco naquilo que é o nosso trabalho. Sinto que todos os meus jogadores estão a responder muito bem, os treinos mostram-me isso, e estou tranquilo", declarou o selecionador nacional, vincando com humor não temer que os problemas em Alvalade 'alastrem' ao balneário das quinas.

"Se eu temesse... tenho quatro cães, dois no Alentejo e dois aqui em Cascais. Trazia os quatro cães e acabava-se o meu medo seguramente. Como tenho dito, não vou falar destas questões individualmente", rematou Fernando Santos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório