Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Problemas do Sporting na Seleção? Se tivesse medo trazia os meus 4 cães"

Selecionador português falou ao final da manhã desta sexta-feira, em conferência de imprensa. Sábado a Seleção volta a jogar.

"Problemas do Sporting na Seleção? Se tivesse medo trazia os meus 4 cães"
Notícias ao Minuto

13:19 - 01/06/18 por Pedro Filipe Pina

Desporto Fernando Santos

Depois de um empate a duas bolas frente à Tunísia, Portugal prepara-se para defrontar este sábado a Bélgica, em jogo de preparação para o Mundial'2018.

Em conferência de imprensa, Fernando Santos falou do que se passo com a Tunísia e o que espera da partida frente aos belgas.

Partida com a Bélgica?

"Não temos nada a temer da Bélgica. Portugal não é uma equipa de receios e o treinador muito menos. Portugal tem respeito. A todos os adversários, independentemente do nome. Isso é que tem caracterizado a Seleção desde que aqui cheguei. Foi isso que nos levou aos resultados que conseguimos até hoje".

"[A Bélgica] apresenta um figurino diferente. Marrocos [adversário português no mundial] por acaso neste último jogo na primeira parte jogou como a equipa da Bélgica, com três centrais. É um desafio diferente e que nos pode surgir. Sabemos das qualidades da equipa da Bélgica, que é um conjunto fantástico de jogadores. Tem uma seleção muito, muito boa. deixaram jogadores de fora que jogam ao mais alto nível e isso prova o valor desta equipa (...) muito forte em termos ofensivos. Sabemos que vamos enfrentar uma adversário poderosíssimo. É um excelente teste".

Defesa de Portugal

"Não existe só a questão defensiva ou só questão ofensiva. O que importa é que a equipa esteja bem em todos os planos do jogo. Temos de melhorar também no aspeto ofensivo, temos de melhorar muito nas transições e obviamente no aspeto defensivo. O que importa é que a equipa esteja cada vez mais sólida em todos os processos, ou seja, que possa fazer golos, porque se quer ganhar tem de os procurar fazer, mas também que ao mesmo tempo que não os sofra porque se a equipa não sofrer golos estamos mais perto de ganhar".

Alterações no onze

"Não é uma questão de alterações, é uma questão de gestão. A equipa está definida nos treinos de terça-feira e quarta. Sabemos quem é que vai jogar porque isto obedece a um plano que traçámos. O que nos interessa é que os jogadores possam chegar bem a todos os jogos quando for o campeonato do mundo".

 Rui Patrício

Sente o jogador pleno? "Obviamente que sim. Se não sentisse não estaria aqui. Nenhum jogador que não esteja em perfeitas condições mentais estaria aqui - e eu não vou falar do A, do B, ou do C, percebo o interesse jornalístico da pergunta mas não vou responder. A mim interessa-me é o foco naquilo que é o nosso trabalho. Sinto que todos os meus jogadores estão a responder muito bem, os treinos mostram-me isso, e estou tranquilo".

Crise no Sporting e a seleção

Teme que os problemas que afetam os jogadores, principalmente do Sporting, possam chegar ao balneário da seleção? Fernando Santos com humor: "se eu temesse... tenho quatro cães, dois no Alentejo e dois aqui em Cascais. Trazia os quatro cães e acabava-se o meu medo seguramente. Como tenho dito, não vou falar destas questões individualmente". 

 Adrien Silva e Cristiano Ronaldo

"O Cristiano Ronaldo está de férias. Não vou incomodar as férias do Cristiano. Está com a família e a repousar depois de uma época super-desgastante. Espero que passe muito bem as férias e recupere, isso isso é que é importante".

"Em relação ao Adrien, foi-me relatado pelo departamento clínico que há um impedimento em relação ao jogo. Foi-me também proposto que era melhor que o jogador ficasse e pudesse fazer aqui os tratamentos em vez se sujeitar a uma viagem e obviamente que aceitei o conselho do departamento clínico".

4-3-3 contra a a Tunísia, 4-4-2 contra a Bélgica?

"Amanhã verão".

Jogo com a Bélgica pode ajudar a definir estratégia para o Mundial'2018?

"O que define a estratégia é aquilo que eu penso que é o modelo de jogo da Seleção. Não vamos adicionar uma estratégia em função de adversários. Temos uma estratégia que nos levou a ser campeões da Europa, não nos podemos esquecer disso. Não podemos por um lado dizer que há um estatuto e uma obrigação porque fomos campeões da Europa e depois a seguir queremos transformar em 'não campeões da Europa'. É bom encontrar este equilíbrio. Sabermos como lá chegarmos, sabermos que lá chegamos, que isso é importante e foi com grande mérito. Será a base de trabalho que tem vincado a Seleção que será o padrão.

[Notícia atualizada às 13h20]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório