Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Os motivos que levam Cristiano Ronaldo a equacionar deixar o Real Madrid

CR7 sente que o reconhecimento e o apoio dado pelo presidente e pela estrutura merengue não é condizente com a importância, o prestígio e a influência que ao longo dos anos tem demonstrado dentro e fora de campo.

Os motivos que levam Cristiano Ronaldo a equacionar deixar o Real Madrid
Notícias ao Minuto

07:58 - 28/05/18 por Fábio Aguiar

Desporto História

As declarações em tom de despedida de Cristiano Ronaldo, logo após a confirmação da conquista da 13.ª Liga dos Campeões do Real Madrid, este domingo, em Kiev, caíram como uma 'bomba' no universo merengue.

Os rumores sobre uma possível saída do internacional português do Bernabéu ganharam força e fizeram despertar uma onda de teorias relacionadas com a renovação. CR7 garantiu de imediato que neste processo "o dinheiro não é problema" e as atenções viraram-se para a relação com Florentino Pérez. É precisamente esse o ponto essencial da situação do craque português nos blancos.

Segundo informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto junto de fonte próxima do capitão da Seleção Nacional, neste momento a grande divergência entre as partes deve-se à interpretação do papel do jogador no clube. Embora sempre tenha feito questão de colocar publicamente Cristiano Ronaldo num patamar de topo da história do Real Madrid, ao nível de lendas com Alfredo Di Stéfano, Paco Gento, Ferenc Puskás ou Raúl, Florentino Pérez tem 'pecado' naquilo que são promessas feitas ao internacional português.

Neste momento, Cristiano Ronaldo sente que o reconhecimento e o apoio dado pelo presidente e pela estrutura merengue não é condizente com a importância, o prestígio e a influência que ao longo dos anos tem demonstrado dentro e fora de campo e que merece outro tipo de tratamento e até... respeito.

Muito mais do que o aumento salarial - neste momento aufere de um montante a rondar os 22 milhões de euros anuais -, a situação de Ronaldo no Real Madrid carece de gratidão e suporte dignos de um jogador que, só no Bernabéu, já conquistou, entre muitos outros títulos, quatro Ligas dos Campeões, quatro Mundiais de Clubes, quatro Bolas de Ouro e três Botas, e se tornou o melhor marcador de sempre do clube.

Negociações duram há vários meses

Apesar de só agora o assunto ter vindo a público, a verdade é que os responsáveis blancos já negoceiam a renovação de contrato há vários meses com Jorge Mendes. As conversas entre o super-agente e Florentino Pérez têm sido frequentes e, segundo foi possível apurar, Ronaldo já terá mesmo rejeitado uma proposta, no passado mês de janeiro, que contemplava um aumento salarial a rondar os nove milhões de euros.

Contas feitas, CR7 passaria a auferir de um ordenado anual 31 milhões de euros. O problema não foi, de todo, o dinheiro. O acordo não foi alcançado porque a oferta estava em cima da mesa apenas por objetivos, nomeadamente a conquista de títulos como a Liga dos Campeões ou a Bola de Ouro.

Essas condições impostas no contrato de renovação serviram precisamente para deteriorar ainda mais a relação entre as duas partes. Numa época em que voltou a ser, pela sexta(!) vez consecutiva, o melhor marcador da Champions, com 15 golos, muitos deles decisivos na caminhada rumo ao triunfo final, Ronaldo acatou esta oferta com uma enorme tristeza e desilusão, próprias de quem sente que nada tem a provar.

Notícias ao MinutoRelação entre Cristiano Ronaldo e Florentino Pérez tem vindo a deteriorar-se nos últimos tempos devido à falta de cumprimento das promessas feitas pelo presidente dos merengues.© Reuters

A perseguição do Fisco e o tema Neymar

Além destas posições, face à falta de consenso nas negociações, existem mais dois fatores a 'mexer' com Ronaldo. Primeiro, a constante perseguição do fisco espanhol tem gerado uma enorme dose de frustração, não só pelo facto do caso continuar a arrastar-se, mesmo quando o internacional português já sublinhou por diversas ocasiões a sua inocência, mas principalmente porque em momento algum sentiu o apoio do Real Madrid no processo.

Depois, há o tema Neymar. Ao contrário das notícias que têm sido veiculadas na imprensa espanhola, CR7 não se mostra minimamente incomodado com a suposta chegada do brasileiro, até porque, a confirmar-se, seria sempre uma mais-valia para a equipa, mas a realidade é que os constantes rumores direcionados para o atual jogador do Paris SG têm desviado as atenções daquilo que mais interessa: o sucesso do Real Madrid. Esses 'atritos' agudizaram-se após um determinado momento.

Numa altura em que se discutiam as meias-finais da prova milionária, frente ao Bayern Munique, as alegadas novidades sobre o negócio multiplicaram-se dias após dia, muito por culpa da permanente disponibilidade dos agentes merengues para 'alimentarem' o caso, tal como já tinha acontecido na cerimónia de entrega da Bola de Ouro, em Paris. Essa posição dos dirigentes blancos não 'caiu' bem no seio da equipa, nomeadamente em Cristiano Ronaldo. Mesmo assim, este não deixa de ser o ponto menos importante deste dossier.

Notícias ao MinutoCristiano Ronaldo renovou contrato com o Real Madrid até 2021 no passado dia 7 de novembro de 2016.© Reuters

Novidades para os próximos dias 

Mesmo sem querer alongar-se em comentários, fonte próximo garantiu ao nosso site que em breve haverá novidades sobre o futuro de Cristiano Ronaldo. Grato aos adeptos e ao próprio clube, o craque português não esconde o carinho especial que tem pela nação madridista. Prova disso foram as várias confissões do jogador num passado bem recente no sentido de, se possível, um dia, terminar a carreira no Santiago Bernabéu. 

Esse foi, é e continua a ser um desejo, mas... não na atual conjuntura. Certo é que neste momento CR7 tem contrato com o Real Madrid até 2021, está protegido com uma cláusula de rescisão de 1000 milhões de euros e em breve irá definir o futuro. Independentemente do que suceda, existe uma certeza: O nome de Ronaldo está há muito gravado em letras dourados no topo da história do Real Madrid e... assim ficará para sempre.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório