Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

O perfil dos cinco jogadores que Conceição quer ver na pré-temporada

Chidozie, Mikel, André Pereira, Galeno e Fede Varela agradam ao técnico do FC Porto.

O perfil dos cinco jogadores que Conceição quer ver na pré-temporada
Notícias ao Minuto

07:05 - 24/05/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Sérgio Conceição mostrou estar atento ao desempenho dos jogadores emprestados pelo FC Porto. Numa entrevista concedida à SIC, na noite de quarta-feira, o técnico dos dragões foi questionado sobre o futuro dos jogadores que rodaram durante a temporada e não teve problemas em destacar cinco nomes. 

Mais do que isso, o técnico dos dragões garantiu ainda que quer ver esses mesmos jogadores na pré-época. 

"O Chidozie é um jogador que fez uma época muito boa, o Mikel fez uma época muito interessante também, o André Pereira também fez seis meses interessantes. Sabemos da qualidade do Galeno e do [Fede] Varela, que estiveram emprestados ao Portimonense. Vamos ver... Eu quero que esses jogadores façam a pré-época no FC Porto", afirmou Conceição. 

Mas afinal quem são estes cinco jogadores? Primeiro que tudo são cinco jovens jogadores que têm em comum uma grande margem de progressão. Mas o melhor mesmo é falar caso por caso. 

Chidozie - O miúdo que fez o percurso inverso ao de Conceição 

Chidozie Awaziem tem 21 anos e é defesa central nigeriano. Curiosamente, Chidozie fez o percurso inverso ao do treinador Sérgio Conceição ingressando no verão passado aos franceses do Nantes por empréstimo dos dragões. 

Esta temporada somou 23 jogos e ainda apontou um golo. Antes de rumar a França, passou pelos juniores, equipa B e formação principal do FC Porto. Tem ainda um dado curioso: estreou-se pela equipa A do FC Porto, na época 2015/16, pela mão de José Peseiro num Clássico com o Benfica... na Luz. 

Mikel Agu - Um poço de força 

Mikel tem 24 anos e é internacional nigeriano. Fez a formação no FC Porto, chegou a fazer parte do plantel da equipa principal mas nunca conseguiu impor o seu estilo de jogo. Nas últimas três épocas foi emprestado ao Club Brugge, Vitória de Setúbal e, por último, ao Bursaspor. 

Nos belgas Mikel não vingou, em Setúbal virou figura da equipa e nos turcos até demonstrou ter um lado goleador. Acabou a época com três golos em 24 jogos e pode ser visto como um substituto de Danilo na equipa de Conceição.

André Pereira - O craque da equipa B que brilhou no Sado 

O terceiro nome referido por Conceição foi o do jovem André Pereira, jogador que na época que agora terminou esteve dividido entre o FC Porto B e o Vitória de Setúbal. Na equipa secundária dos dragões, o avançado de 23 anos marcou 11 golos em 20 jogos, foi chamado por Conceição à equipa principal, onde jogou duas vezes, e acabou emprestado aos sadinos na segunda metade da época. 

André Pereira foi para o Vitória de Setúbal precisamente na mesma altura em que o FC Porto resgatou Gonçalo Paciência, jogador que até então esteve emprestado à equipa do Sado. Não desiludiu e apontou quatro golos em 13 jogos pelo Vitória, tendo marcado um tento de capital importância na última jornada em que o Vitória acabaria por garantir a permanência na I Liga. 

Galeno - A velocidade como cartão de visita 

Wenderson Galeno, à semelhança de André Pereira, também brilhou na equipa B do FC Porto, merecendo por isso a chamada de Sérgio Conceição à equipa principal. Fez quatro jogos, apontou um golo e acabou emprestado em janeiro, sendo envolvido no negócio que fez Paulinho chegar ao Dragão proveniente do Portimonense.

Em Portimão, Galeno, de 20 anos, apenas fez sete jogos às ordens de Vítor Oliveira, ficando, ainda assim, a clara sensação de que poderia ter rendido bem mais. 

Fede Varela - O argentino que já deu a volta ao mundo 

Varela é argentino, tem 22 anos, mas já conta com um currículo com uma forte presença internacional. Jogou em Espanha e na Suíça antes de chegar às camadas jovens do FC Porto. Deu nas vistas na equipa B e, tal como Galeno, foi envolvido no negócio de Paulinho, rumando a Portimão. 

Na equipa algarvia, o médio argentino assumiu maior protagonismo do que o companheiro do FC Porto, alinhando em 14 dos 16 jogos disputados pelo Portimonense na segunda volta do campeonato. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório