Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Dia 'D' no Sporting: Do terror em Alcochete à reunião das decisões

Esta quinta-feira, os Órgãos Sociais do Sporting reúnem-se para, ao que tudo indica, apresentar soluções para a situação atual do clube de Alvalade.

Dia 'D' no Sporting: Do terror em Alcochete à reunião das decisões
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/05/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Cronologia

O Sporting perdeu na Madeira, diante do Marítimo (1-2), na jornada que encerrou o campeonato nacional, o que 'despoletou' uma série de acontecimentos. Entre suspensões, agressões e demissões, o clube de Alvalade tenta 'resistir' à instabilidade que atravessa e procura, esta quinta-feira, resolver a questão.

A suspensão de Jesus que terminou em agressões em Alcochete

A derrota no Caldeirão, atirou os leões para o terceiro lugar da tabela classificativa, impedindo a possibilidade de disputar o acesso à Liga dos Campeões, o que motivou muita contestação por parte dos adeptos, no aeroporto da Madeira.

Segunda-feira, dia 14 de maio: A imprensa nacional avança que Bruno de Carvalho terá suspendido Jorge Jesus, e a sua equipa técnica, estando impedido de orientar a equipa no Jamor. No entanto, horas depois, o presidente leonino garantiria que "ninguém está suspenso" e que estaria tudo dentro da normalidade.

Terça-feira, 15 de maio: No entanto, o pior estaria ainda para vir. Um episódio de terror marcou a terça-feira seguinte ao final do campeonato. A meio da tarde, um grupo de 50 adeptos leoninos - membros da Juventude Leonina - invadiu a Academia Sporting e agrediu vários jogadores e Jorge Jesus. Bas Dost, Acuña, Battaglia e Misic foram os principais alvos dos agressores.

Bruno de Carvalho utilizou a Sporting TV para deixar uma mensagem a todos os sportinguistas. O presidente leonino catalogou os acontecimentos em Alcochete como "atos criminosos", pedindo ainda responsabilidades à tutela.

Quinta-feira, 17 de maio: Dois dias após as agressões em Alcochete, a Mesa da Assembleia-Geral, presidida por Jaime Marta Soares, e grande parte do Conselho Fiscal apresentaram a demissão. Poucas horas depois, Bruno de Carvalho, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade, fez uma declaração aos jornalistas, garantindo que o Conselho Diretivo não iria apresentar a demissão.

Esta foi ainda a quinta-feira em que André Geraldes saiu em liberdade, apesar de estar impedido de desempenhar funções desportivas no emblema leonino, na sequência da Operação Cashball.

Da Taça para o Aves às decisões... adiadas 

Sexta-feira, 18 de maio: Bruno Mascarenhas, vogal da Direção do Sporting, apresentou a sua demissão, faltando apenas mais um elemento para Bruno de Carvalho 'cair'. A Federação Portuguesa de Futebol confirmou ainda que, apesar dos acontecimentos, a equipa de Jorge Jesus ia treinar no Jamor, no dia antes da final da Taça de Portugal, o único treino realizado após as agressões.

Sábado, 19 de maio: Antes do treino do Sporting no Jamor, Bruno de Carvalho falou aos jornalistas, abordado todos os temas relacionados com as agressões e a semana conturbada do clube leonino.

Domingo, 20 de maio: O Sporting perdeu a Taça de Portugal, por 1-2, para o Desportivo de Aves, com a equipa leonina a terminar a partida devastada, entre lágrimas e com os adeptos divididos entre aplausos e críticas ao conjunto orientado por Jorge Jesus. 

Segunda-feira, 21 de maio: O clube de Alvalade suspendeu os benefícios à claque Juveleo e anunciou novas medidas de segurança para a Academia de Alcochete. Para além disso, os Órgãos Sociais do Sporting estiveram reunidos, porém, as decisões ficaram adiadas para esta quinta-feira, o dia 'D', o dia das decisões para o emblema. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório