Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Emprestados do Benfica: Entre os milhões das cláusulas e o regresso à Luz

Nova época já está em marcha e pode haver lugar a alguns regressos.

Emprestados do Benfica: Entre os milhões das cláusulas e o regresso à Luz
Notícias ao Minuto

07:06 - 24/05/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Mercado

A época 2018/19 já está em marcha na Luz. O Benfica tem apostado forte no mercado e já assegurou alguns reforços que farão parte do plantel encarnado às ordens do técnico Rui Vitória. No entanto, o início de um novo ciclo - entenda-se, temporada - significa a possibilidade de novas oportunidades para os jogadores que estiveram a rodar fora da Luz. 

Falamos, pois então, dos jogadores que estiveram emprestados pelo Benfica na passada época. Afinal de contas, quem volta, quem sai, quem volta a ser emprestado e quem merece uma nova oportunidade? São muitos os casos e são diversos os cenários em equação que aqui tentamos explicar. 

Quinteto de saída e milhões à vista

Num lote de 35 jogadores emprestados, há alguns casos que parecem estar destinados à saída definitiva, o que também significa um importante encaixe financeiro. 

Anderson Talisca, Bryan Cristante, Jovic, Adel Taarabt ou André Carrillo não devem regressar à Luz depois de terem estado em foco em 2017/18. Os primeiros dois brilharam nos clubes que representaram (Besiktas e Atalanta, respetivamente) e já atraíram a atenção de vários emblemas europeus.

Talisca foi talvez a maior figura do Besiktas, mas o emblema turco não tem poder financeiro para pagar a cláusula que ficou previamente acordada com o Benfica para ficar, em definitivo, com o médio que chegou a ser chamado à seleção brasileira. Porém, emblemas como Manchester United, Wolverhampton e AS Roma já foram apontados como possíveis destinos. 

No caso de Cristante, os encarnados vão encaixar apenas quatro milhões de euros, pois a Atalanta tem opção de compra. No entanto, o futuro de Cristante dificilmente passará por lá, uma vez que o clube italiano deverá vender, de imediato, o médio por um valor bem mais elevado. Há quem diga que o destino é a Juventus. 

O avançado sérvio Jovic esteve em destaque na última fase da época ao serviço do Eintracht Frankfurt e por isso já não deve voltar a Portugal. Fica por conhecer o valor que o Benfica poderá receber. 

Carrillo esteve emprestado aos ingleses do Watford e apesar de não ter deslumbrado, existe a séria possibilidade de ficar na Premier League. Os hornets podem acionar a cláusula de compra e ficar com o internacional peruano que, refira-se, estará na Rússia para disputar o Mundial'2018. 

O caso mais complicado, à partida, será o de Adel Taarabt. O marroquino aufere um salário elevado e o Benfica pensará apenas em vender o médio a título definitivo. Neste momento o valor de mercado de Taarabt situa-se em dois milhões de euros, valor que o Génova (clube ao qual está emprestado) deverá conseguir comportar. 

Os emprestados que podem seguir o caminho de Yuri Ribeiro 

Um dos reforços para a nova época é um... repescado. Yuri Ribeiro esteve emprestado ao Rio Ave esta época e já foi oficialmente anunciado o regresso do lateral esquerdo ao Benfica, que lutará assim pela titularidade com o espanhol Grimaldo. 

Notícias ao Minuto[Depois de uma época em Vila do Conde, Yuri regressou à Luz e teve direito a apresentação formal.]© SL Benfica

Tendo em conta o percurso de Yuri Ribeiro, há mais jogadores que poderão ganhar a oportunidade de integrarem o plantel principal das águias. Nomes como Erdal Rakip, Pedro Nuno, Mato Milos e Lisandro López devem fazer a pré-temporada e podem mesmo ser opções válidas para Rui Vitória. 

Rakip foi contratado pelos encarnados e prontamente emprestado ao Crystal Palace. Deve regressar à Luz e com toda a certeza quer impressionar Rui Vitória.

Por seu turno, Pedro Nuno foi emprestado ao Tondela e assume-se mesmo como uma das figuras da equipa orientada por Pepa. Pode ser alvo de teste na pré-temporada e qualidade não lhe falta. A única dúvida será mesmo a resposta que dará com a camisola dos encarnados vestida. 

Mato Milos é um caso semelhante ao de Rakip. Foi rodar na Polónia, mas as qualidades que apresentou já lhe valeram a chamada à seleção croata. 

Outra incógnita será Lisandro López. O defesa argentino não é primeira opção para Rui Vitória e, por isso mesmo, foi emprestado ao Inter em janeiro. No entanto, Lisandro também não encontrou a felicidade em Itália pois apenas jogou... uma partida. O regresso à Luz pode acontecer e a permanência no plantel dependerá de muitas variáveis, tais como os defesas que podem ser contratos e as propostas que chegarem à Luz pelo central argentino de 28 anos. 

As dúvidas que ficam por dissipar 

Neste lote de jogadores, há protagonistas cujo futuro está rodeado de incerteza. Casos como Dálcio Gomes, Ivan Saponjic, Cristián Arango, Hamdou Elhouni, Carlos Ponck, João Teixeira, Reinildo Mandava, André Ferreira, Patrick Vieira, Salvador Agra, Óscar Benítez, César, Jhon Murillo, Paweł Dawidowicz, Igor Rodrigues, Zidane Banjaqui, Pêpê, Aurélio Buta, Fali Candé, Thabo Cele, Matheus Leal e Alan Júnior terminam o contrato de empréstimo e são assim jogadores por colocar para os responsáveis encarnados. Alguns podem repetir um empréstimo, outros devem sair de forma definitiva. A presença no plantel do Benfica afigura-se como muito escassa para este grupo de 22 jogadores. 

Os que continuam emprestados 

A fechar este vasto rol de emprestados estão Marcelo Hermes (Cruzeiro), Pedro Pereira (Génova) e Filipe Augusto (Alanyaspor). Este trio continua emprestado, sendo que o brasileiro regressa à Luz no início de 2019, ao passo que Pedro Pereira e Filipe Augusto apenas terminam o período de empréstimo no final... da próxima época. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório