Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Sporting chegou ao Jamor ao vencer final antecipada nos penáltis

Leões procuram voltar a ser felizes no Jamor e conquistar a prova rainha do futebol nacional.

Sporting chegou ao Jamor ao vencer final antecipada nos penáltis
Notícias ao Minuto

08:49 - 18/05/18 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

Redação, 18 mai (Lusa) -- O Sporting venceu a final antecipada da Taça de Portugal de futebol, ao igualar a meia-final diante do FC Porto, superando os campeões nacionais nos penáltis, e vai defrontar no encontro decisivo o Desportivo das Aves, no domingo.

O defesa central uruguaio Sebástian Coates foi o protagonista da segunda mão frente aos 'dragões', ao marcar, aos 84 minutos, na sequência de um canto, o golo que deu a igualdade aos 'leões', face ao tento do brasileiro Tiquinho Soares, na primeira mão.

Pela primeira vez na época 2017/18, o Sporting perdia dois jogos seguidos, depois do desaire visita ao despromovido Estoril Praia (2-0), para o campeonato.

Levada a eliminatória para prolongamento, que não desfez a igualdade, o Sporting avançou na prova graças a 100% de eficácia nas grandes penalidades, capitalizando o 'tiro' ao poste de Marcano, logo no primeiro castigo máximo (5-4).

Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Mathieu, Coates, novamente, e Montero, autor do golo do empate na última presença do Sporting no Jamor [2-2 frente ao Sporting de Braga], em 2014/15, bateram Casillas e asseguraram a 28.ª final para os 'leões'.

Este encontro das meias-finais ocorreu depois de os 'verdes e brancos' estarem praticamente afastados da luta pelo título nacional e da eliminação na Liga Europa, frente ao vencedor Atlético de Madrid, e de uma 'convulsão' entre plantel e o presidente Bruno de Carvalho.

Antes de encontrar a oposição dos 'dragões', o Sporting deparou-se apenas com dois adversários da II Liga e outros tantos do Campeonato de Portugal.

Nos quartos de final o obstáculo foi o Cova da Piedade, que recebeu os 'leões' no Estádio do Bonfim, em Setúbal, num encontro em que a vitória saiu do banco depois do intervalo e de a formação de Almada acertar por duas vezes nos postes da baliza de Rui Patrício.

Bruno Fernandes e Bas Dost substituíram Bryan Ruiz e Bruno César e marcaram os golos 'verde e brancos', aos 54 e 78 minutos, depois de o brasileiro Cléo ter empatado para o conjunto da II Liga, aos 58.

O Sporting já tinha eliminado nos oitavos de final o Vilaverdense, do terceiro escalão, ao vencer em casa por 4-0, com três golos do costa-marfinenses Seydou Doumbia e um de Gelson Martins, que só foi aposta a partir dos 60 minutos.

Na quarta ronda, também no Estádio José Alvalade, a formação comandada por Jorge Jesus impôs-se ao Famalicão, da II Liga, por 2-0, com golos de Coates e Bas Dost, mais uma vez na segunda parte do encontro.

Só três dos 13 golos do Sporting na competição foram obtidos na primeira parte dos jogos e dois deles na vitória em Oleiros, na terceira eliminatória -- o outro é o tento inaugural de Doumbia diante do Vilaverdense.

Em Oleiros, os 'leões' chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de João Palhinha e Mattheus Oliveira, conseguindo, com um 'onze' de recurso, chegar aos 3-0 com novo golo do médio português. Depois, o brasileiro Jackson reduziu para o emblema de Castelo Branco, o suplente Rafael Leão repôs a vantagem e o congolês Djô Djô fixou o resultado em 4-2, já nos descontos.

O Sporting procura conquistar a sua 17.ª Taça de Portugal frente ao Desportivo das Aves, que se estreia em finais da prova, no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, a partir das 17:15.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório