Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cristián Arango foi propulsor do voo do Desportivo das Aves

Avançado colombiano foi herói da equipa de José Mota na competição.

Cristián Arango foi propulsor do voo do Desportivo das Aves
Notícias ao Minuto

08:42 - 18/05/18 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

O avançado colombiano Cristián Arango alimentou o percurso de sonho do Desportivo das Aves na Taça de Portugal de futebol, ao marcar dois golos tardios no empate 4-4 frente ao Rio Ave, nos quartos de final.

Foi logo em 10 de janeiro que ocorreu um dos mais disputados jogos do ano, que só ficou decidido nas grandes penalidades (5-4), com a defesa do guarda-redes Adriano Facchini na tentativa de Bruno Teles.

Em Vila do Conde, o Rio Ave inaugurou o marcador por Marcelo, aos 17 minutos, o Desportivo das Aves igualou, aos 49, Tarantini e João Novais destacaram os anfitriões, aos 53 e 74, até que, nos últimos dois minutos do tempo regulamentar, Amilton Silva e Arango levaram o jogo para prolongamento.

O colombiano, que alinha no clube avense por empréstimo do Benfica, voltou a marcar, na primeira parte do tempo extra, e o angolano Gelson Dala, cedido pelo Sporting, aos 113, remeteu a decisão para as grandes penalidades.

O 'bis' de Arango, que só marcou mais um golo na presente temporada, valeu a qualificação para as meias-finais da equipa então comandada por Lito Vidigal e foi 'celebrado' pelo colombiano com uma travessia de joelhos pelo relvado.

Seguiu-se o duplo embate nas meias-finais frente ao Caldas, já sob a orientação de José Mota, com um triunfo caseiro por 1-0, com um golo de Nildo Petrolina, de grande penalidade, num encontro em que a arbitragem de Gonçalo Martins foi contestada pelo emblema do terceiro escalão, e com a vitória fora por 2-1, no prolongamento.

O jogo no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, provocou um enorme susto à formação da Vila das Aves, muito por causa de um autogolo de Jorge Filipe, aos 58, que alimentou a esperança da equipa surpresa da competição, valendo o 'bis' de Vítor Gomes no prolongamento para assegurar a inédita presença no Jamor.

Nas primeiras eliminatórias, o Desportivo das Aves, enquanto lutava pela permanência da I Liga, jogou sempre fora e venceu, tendo tido o jogo mais difícil na visita ao Vila Real. Na estreia do Aves e de Lito Vidigal, como sucessor de Ricardo Soares, só um golo de Júnior na própria baliza, aos 86, desbloqueou o embate com a equipa dos campeonatos distritais.

Derley, Vítor Gomes e Amilton Silva marcaram os golos avenses na vitória por 3-0 no terreno da União de Leiria, do Campeonato de Portugal, e asseguraram a presença nos 'oitavos', fase em que o Desportivo das Aves conquistou o seu resultado mais volumoso na prova.

No terreno da União da Madeira, um 'hat-trick' de Amilton Silva - melhor marcador da competição com cinco golos - e tentos de Paulo Machado e Rodrigo Defendi deram expressão à goleada dos avenses, enquanto Fábio Silva reduziu para os insulares, da II Liga.

O Desportivo das Aves, 25.º clube na final da Taça, vai disputar o troféu frente ao Sporting, no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, a partir das 17:15.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório