Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Jesus conquistou a última das três finais em que participou

Técnico dos leões tem um carinho especial pela competição.

Jesus conquistou a última das três finais em que participou
Notícias ao Minuto

09:10 - 18/05/18 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, vai disputar a quarta final da Taça de Portugal de futebol, quatro anos após a última em que participou e que lhe valeu o único troféu da prova rainha, pelo Benfica.

A ligação do experiente técnico, de 63 anos, à final do Jamor é sobejamente conhecida e o próprio já revelou, por mais do que uma vez, que se habituou, ao longo dos anos, a marcar presença no Estádio Nacional, juntamente com familiares e amigos.

Contudo, três dessas ocasiões foram especiais para Jesus, que, ao invés de assistir à final na bancada, fê-lo nos bancos de suplentes, orientando uma vez o Belenenses, precisamente contra o Sporting, e duas vezes o Benfica, diante de Vitória de Guimarães e Rio Ave.

A estreia do técnico numa final aconteceu em 2006/07, quando o conjunto do Restelo mediu forças com os 'leões', então orientados por Paulo Bento. Os 'azuis', que tinham jogadores como Costinha, Rolando, Cândido Costa, Silas, Zé Pedro, Rúben Amorim ou Dady, apenas cederam a três minutos do final, quando um cruzamento de Miguel Veloso encontrou o 'inevitável' Liedson, que não perdoou perante Costinha (1-0).

Seis anos depois, Jorge Jesus voltaria ao Jamor, para disputar a segunda final, já ao comando do Benfica, que tinha pela frente o Vitória de Guimarães, de Rui Vitória. O penoso final de temporada para os 'encarnados' teria um derradeiro capítulo, depois das derrotas com FC Porto e Chelsea.

Em 26 de maio de 2013, o Benfica iria adiantar-se no marcador, na primeira parte, graças a um golo fortuito do argentino Gaitán, mas no segundo tempo, e no espaço de dois minutos, os minhotos deram a volta ao marcador, por intermédio de Soudani e Ricardo Pereira (2-1).

O final da partida ficaria marcado pelo incidente entre Óscar Cardozo e o então técnico benfiquista, com o avançado paraguaio a empurrar Jesus em pleno relvado e apontando-lhe, literalmente, o dedo pela derrota.

Um ano volvido, Jorge Jesus voltaria ao Jamor, com o Benfica, para defrontar o Rio Ave, de Nuno Espírito Santo. Os 'encarnados' marcaram por Gaitán, aos 20 minutos, só que, dessa feita, não desperdiçaram a vantagem (1-0) e conquistaram mesmo a Taça de Portugal.

Essa seria a primeira e única Taça de Portugal arrecadada por Jorge Jesus, que, enquanto treinador, tem ainda três campeonatos nacionais, seis Taças da Liga e duas Supertaças.

Sporting e Desportivo das Aves disputam a final da 78.ª edição da Taça de Portugal, no domingo, no Estádio Nacional, a partir das 17:15.

 As três presenças de Jorge Jesus na final da Taça de Portugal:

 2006/07

Belenenses - Sporting, 0-1 (Liedson, 88').

 2012/13

Benfica - Vitória de Guimarães, 1-2 (Gaitán 30'; Soudani 79' e Ricardo Pereira 81'). 

2013/14

Benfica - Rio Ave, 1-0 (Gaitán 20').

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório