Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Adeus Mundial de Clubes e Confederações: FIFA prepara 'super-torneio'

Organismo que rege o futebol mundial espera encaixar três mil milhões de euros com uma prova onde estarão 24 clubes de todo o planeta.

Adeus Mundial de Clubes e Confederações: FIFA prepara 'super-torneio'
Notícias ao Minuto

10:12 - 15/05/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Plano

O jornal espanhol Marca avança, esta terça-feira, com os planos da FIFA para o torneio que, de uma vez por todas, colocará ponto final no Mundial de Clubes e na Taça das Confederações.

Trata-se de um ‘super-torneio’ à escala mundial, no qual participarão 24 clubes provenientes dos cinco continentes, e ao qual ‘tubarões’ como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Manchester City, Paris Saint-Germain ou Bayern Munique já terão dado aprovação.

O torneio tem causa realizar-se-à de quatro em quatro anos e terá uma estrutura semelhante à do Campeonato Europeu. Isto é, os 24 clubes serão divididos por oito grupos, com três concorrentes cada.

O primeiro classificado de cada grupo qualifica-se para os quartos-de-final e, daí em diante, segue o ‘mata-mata’, num torneio que, ao que tudo aponta, deverá começar a ser realizado a partir de junho de 2021.

O elenco será formado por 12 clubes da UEFA, quatro da Conmebol (América do Sul), dois da AFC (Ásia), dois da CAF (África), dois da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) e uma que virá de um playoff entre a Conmebol e a OFC (Oceânia).

Este novo torneio realizar-se-à ao longo de 18 dias, um cenário bem mais simpático para os clubes, que, entre Mundial de Clubes e Taça das Confederações, viam os seus atletas expostos e 60 dias de competição.

A publicação revela, ainda, que a FIFA espera gerar receitas na ordem dos três mil milhões de euros com este torneio, valor que será repartido por todos os clubes, consoante o desempenho na competição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório