Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Tiro' do Pistolas acertou em cheio no alvo da Champions

Jonas voltou à titularidade e apontou o golo que deu ao Benfica o triunfo (1-0) sobre o Moreirense e o segundo lugar que dá acesso à Liga dos Campeões, uma vez que o Sporting perdeu (2-1) frente ao Marítimo.

'Tiro' do Pistolas acertou em cheio no alvo da Champions
Notícias ao Minuto

20:08 - 13/05/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto 34.ª jornada

Um final... feliz! O Benfica venceu este domingo o Moreirense, por 1-0, com um golo de Jonas, e garantiu o segundo lugar do campeonato, com 81 pontos, que dá acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. As águias beneficiaram da 'escorregadela' do Sporting, que perdeu (2-1), nos Barreiros, frente ao Marítimo, e assim terminou com último lugar do pódio, com 78.

Com Jardel castigado e Rúben Dias apto, depois de ter sido despenalizado pelo Conselho de Disciplina, a inclusão de Luisão no onze foi a primeira de quatro alterações em relação ao dérbi com o Sporting (0-0). Além do capitão, Cervi e Salvio também regressaram à titularidade nos lugares de Samaris e Rafa, mas o grande destaque seria mesmo Jonas. Depois de ter voltado em Alvalade, o melhor marcador do campeonato - agora com 34 golos - foi novamente o homem mais adiantado dos encarnados, relegando Raúl Jiménez para o banco, e... decidiu.

Já com a 'corda' toda, o avançado brasileiro foi dos elementos mais perigosos das águias num primeiro tempo de domínio absoluto. Grimaldo (8') e Pizzi (13') foram os primeiros a tentar alvejar a baliza do Moreirense, mas seria mesmo o suspeito do costume a ficar a centímetros de 'levantar' a Luz. Aos 18' minutos, Cervi fabricou uma bela jogada do lado esquerdo e serviu Jonas que, ao primeiro poste, desviou, mas a bola saiu a rasar o poste direito da baliza de Jhonatan.

Pouco depois da meia hora, o 'inferno' da Luz - este domingo longe da lotação esgotada (41.926 espetadores) - despertou com o golo... do Marítimo. Com o Sporting a perder na Madeira, o Benfica estava agora mais perto do segundo lugar. O público tentou empurrar a equipa, mas a falta de assertividade no capítulo da finalização teimava em manter o nulo. O melhor que os encarnados conseguiram foi ameaçar novamente os cónegos, com Pizzi a atirar ao lado após uma bela jogada ofensiva.

Até ao intervalo, os comandados de Petit ainda assustaram. Num contra-ataque rapidíssimo, Ronaldo Peña fez jus ao nome, embalou e foi passando por toda a gente até Luisão, percebendo que o avançado iria ficar cara a cara com Bruno Varela, fazer falta, merecedora de cartão amarelo, que, no entanto, evitou males maiores.

No segundo tempo o Benfica voltou a entrar pressionante e aos 52' minutos conseguiu mesmo quebrar a resistência do Moreirense. Cervi tentou o cruzamento no lado esquerdo do ataque encarnado, a bola bateu no braço de Alfa Semedo e o árbitro da partida, Fábio Veríssimo, não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Jonas deixou Jhonatan cair para um lado e bateu para o outro, 'incendiando' de vez o 'inferno' da Luz.

A partir daí o Moreirense tentou ir à procura do empate e chegou a ameaçar Bruno Varela. Logo na resposta, Rafael Costa, num livre cobrado de forma direta, tentou surpreender o guarda-redes encarnado (55') e pouco depois (59') foi a vez de Arsénio ficar perto do golo da igualdade.Perante o ascendente visitante, Rui Vitória retirou Pizzi de campo, lançou Samaris e o Benfica fortaleceu o meio-campo. Contudo, perdeu... poder ofensivo.

Já com Raúl Jiménez em campo no lugar de Jonas, que recebeu a ovação da tarde, as águias ainda tentaram chegar ao segundo, mas o resultado não se alterou. O 'tiro' do Pistolas acertou assim em cheio no alvo da Champions e o Benfica despede-se da época da melhor forma.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório