Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

João Sousa pode fazer história hoje. Teremos match point para Portugal?

O número um do ténis nacional tem oportunidade de, esta sexta-feira, fazer história na terra batida no Millennium Estoril Open.

João Sousa pode fazer história hoje. Teremos match point para Portugal?
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/05/18 por Filipa Matias Pereira

Desporto Estoril Open

Ao longo desta semana, o nome de Portugal tem ecoado nos principais circuitos de ténis internacional. Em causa está a edição de 2018 do Millennium Estoril Open, que trouxe aos courts nacionais nomes sonantes do ranking ATP. Um deles, Kyle Edmund, número 23 da hierarquia mundial, será o adversário de hoje de João Sousa, num jogo a contar para os quartos-de-final. O principal rosto do ténis português pode fazer história e começar a sonhar em erguer o troféu em casa, aplaudido e acarinhado por uma plateia que está pouco habituada a vê-lo nos courts nacionais.

No entanto, apesar de reconhecer que "todo o português gostaria de vencer o Estoril Open", o número um nacional diz que essa é uma preocupação que, para já, não tem em mente, preferindo desfrutar do "bom ténis" que tem jogado, referiu no final do encontro com Pedro Sousa.

No segundo jogo que se realizará esta sexta-feita no Court Central (cujo início está previsto para cerca das 15h), o tenista vimaranense terá pela frente a árdua tarefa de contrariar o favoritismo do atleta britânico que, aliás, passa por um momento de alto rendimento. Kyle Edmund, recorde-se, ascendeu recentemente à 23ª posição do ranking, depois de se ter sagrado vice-campeão da sua primeira final do ATP World Tour, no Grande Prémio Hassan II, em Marraquexe.

Já no Estoril, o terceiro cabeça de série do torneio garantiu o lugar nos quartos-de-final, esta quarta-feira, ao derrotar o australiano Alex de Minaur em dois sets, com os parciais de 6-2 e 7-5.

Por sua vez, João Sousa tem orgulhado as ‘cores da camisola’ no torneio. Depois de derrotar o russo Daniil Medvedev, oitavo cabeça de série, em dois sets, com os parciais de 7-6 e 7-5, aquele que é considerado por muitos o melhor tenista português de que há memória voltou a brilhar na terra batida, esta quarta-feira, num jogo que levou a plateia ao rubro.

João Sousa e Pedro Sousa protagonizaram um encontro "épico”, como, aliás, defenderam em conferência de imprensa. Para bater o número 143 do mundo por 4-6, 7-6 (1), 7-5, em duas horas e 25 minutos, João teve ainda de salvar dois match points quando o marcador apontava os parciais 4-5 e 5-6, no segundo set.

Sensivelmente uma hora depois, João Sousa voltava a pisar o court do Clube de Ténis do Estoril, para, ao lado do argentino Leonardo Mayer, se qualificar para os quartos de final em pares, ao vencer o uruguaio Ariel Behar e o mexicano Miguel Angel Reyes-Varela, por 6-4 e 7-6 (4), em 90 minutos. Um jogo onde o tenista português conseguiu afastar o cansaço e impor o seu ritmo de jogo. Determinado, ora no fundo do court ora nas subidas à rede, Sousa evidenciou confiança ao longo do encontro, motivado pela vitória prévia. Não raras vezes, os adeptos nas bancadas puderam ainda ouvir os incentivos do português ao colega com quem partilhava o Court Cascais. Um jogo onde, em suma, foi notória a sintonia entre o português e o argentino. 

A dupla luso-argentina afastou ainda, esta quinta-feira, os holandeses Robin Haase e Matwe Midelkoop, qualificando-se para as meias-finais em pares. 

Esta sexta-feira, o jogador português tem nas mãos a possibilidade de timbrar o seu cunho na história do Estoril Open e, consequentemente, na modalidade em Portugal. Independentemente do resultado alcançado, que ditará quem seguirá rumo às meias-finais do torneio, João Sousa conseguiu já alcançar uma ‘epopeia’ ao evoluir no quadro de singulares, uma vez que em 2015 perdeu com o compatriota Rui Machado. Em 2016, passou diretamente à segunda ronda, onde acabaria por ser batido por Nicolas Almagro. E no ano passado não foi além do qualifying, onde perdeu contra o norte-americano Bjorn Fratangelo.

Esta já não é, no entanto, a primeira vez que os atletas se defrontam. No ano passado, João Sousa e Kyle Edmund encontraram-se no Cincinnati Tennis Open, onde o português saiu vencedor (6-3, 2-6, 6-3), e no Masters de Roma, um jogo vencido pelo britânico (6-3, 6-4).

Por estes dias, o Estoril Open tem sido responsável por marcar os ritmos da capital. Figuras de todos os quadrantes da sociedade têm rumado ao Clube de Ténis do Estoril para assinalar presença num evento que assume cada vez maior impacto no seio do desporto nacional. Quem não perdeu oportunidade de ver em ação grandes figuras do ténis mundial foi Marcelo Rebelo de Sousa, que, aliás, prometeu voltar por João Sousa. 

Para hoje está também agendado o jogo que irá opor Stefanos Tsitsipas - que ontem derrotou Kevin Anderson, primeiro cabeça de série - a Roberto Carballes Baena e que terá honras de abertura do Court Central, pelas 13h. Esta sexta-feira joga ainda o italiano Simone Bolelli que encontrará pela frente Frances Tiafoe. Já na jornada noturna, Nicolas Jarry bater-se-á contra o vencedor em título do Estoril Open, Pablo Carreno Busta. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório