Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Concentração no Porto exige "uma verdadeira política cultural"

Cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se hoje junto ao Rivoli, no Porto, para exigir "uma verdadeira política cultural", como disseram alguns participantes, intitulando-se "membros de uma sociedade civil que se importa".

Concentração no Porto exige "uma verdadeira política cultural"
Notícias ao Minuto

16:27 - 26/04/18 por Lusa

Cultura DGArtes

"Num país onde não querem defender os meus direitos eu não quero viver" foi a frase que compôs um "cartaz humano" formado no âmbito da concentração que durou cerca de meia hora.

Já no folheto distribuído às pessoas que passavam à porta do Rivoli e junto da bilheteira do Teatro Municipal foi criticado o processo de apoio às artes do atual Governo.

"Depois de um processo de renovação do modelo de apoio às artes, o resultado foi um concurso mais burocrático e com critérios desajustados, condicionadores da atividade e liberdade artística", refere o folheto.

No texto distribuído, o grupo, que se intitulou como pertencente "à sociedade civil geral e sem representar de um coletivo em particular", defende que "após agitação geral do setor, os erros foram reconhecidos, mas as primeiras soluções apresentadas revelam novos desequilíbrios e agravam as injustiças".

"Não aceitamos que a correção deste processo seja menos do que a garantia de uma verdadeira política cultural", lê-se no folheto que está escrito em português e inglês e também foi distribuído a turistas.

Os concursos do Programa de Apoio Sustentado da DGArtes, para os anos de 2018-2021, partiram com um montante global de 64,5 milhões de euros, em outubro, subiram aos 72,5 milhões perante a contestação no setor e, dias mais tarde, o Governo anunciou novo reforço para um total de 81,5 milhões de euros.

Os reforços foram anunciados no contexto de ampla contestação, desde associações a estruturas isoladas, passando pelos sindicatos da área, que questionavam os critérios usados pelos júris, para os primeiros resultados provisórios, na base da exclusão de companhias com décadas de existência e com um passado de apoios públicos.

O Programa de Apoio Sustentado às Artes 2018-2021 envolve seis áreas artísticas - circo contemporâneo e artes de rua, dança, artes visuais, cruzamentos disciplinares, música e teatro - tendo sido admitidas a concurso, este ano, 242 das 250 candidaturas apresentadas.

De acordo com o calendário da DGArtes, os resultados definitivos para a área do teatro - os únicos que falta divulgar - deverão ser conhecidos até meados de maio, uma vez que foi a disciplina com maior número de candidaturas (90).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório