Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exposição de cartazes de Pacheco Pereira inaugurada no Barreiro

Uma exposição de cartazes espontâneos intitulada 'O Que Faz falta é Agitar a Malta', do arquivo de José Pacheco Pereira, foi hoje inaugurada no parque empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro, estando patente até ao dia 30 de junho.

Exposição de cartazes de Pacheco Pereira inaugurada no Barreiro
Notícias ao Minuto

23:44 - 24/04/18 por Lusa

Cultura Coleção

"Esta exposição, inédita no nosso país, confirma-se como a primeira iniciativa da parceria estabelecida entre a Baía do Tejo e a Ephemera, que prevê o desenvolvimento regular de uma programação cultural que vai resultar em exposições, conferências e debates que vão marcar, numa perspetiva que ultrapassa a dimensão económica e de gestão de parques empresariais, os territórios Lisbon South Bay", refere a Baía do Tejo em comunicado.

Pacheco Pereira, citado no comunicado, revelou que "Não me calo", a mensagem de um pequeno cartaz que integra esta exposição, era para ter sido o título da mostra.

"A exposição 'O Que Faz falta é Agitar a Malta' é, precisamente, a tradução de que o protesto, a reivindicação e a expressão individual, na sua mais pura essência, são a base de uma democracia saudável, a qual se oporá sempre a uma lógica de falsos consensos", segundo Pacheco Pereira.

Já para Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo, a inauguração, no espaço da Ephemera no parque empresarial do Barreiro, é "mais um momento de consolidação do cluster de indústrias criativas nos territórios da Baía do Tejo".

"De acordo com as orientações estratégicas que a empresa tem definido, as transformações que estão a acontecer neste território vão definitivamente permitir às populações usufruir destes espaços, que pretendemos sejam, cada vez mais, marcados por uma dinâmica económica e cultural crescentes", defendeu Jacinto Pereira, também citado no comunicado.

Helena Sofia Silva, que divide a curadoria da exposição com Pacheco Pereira, destacou, segundo a nota, "a importância da expressão popular nas sociedades atuais" e confirmou que 'O Que Faz falta é Agitar a Malta' vai fazer parte da Porto Design Biennale em 2019.

Por seu turno, Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, destacou "a oportunidade da data para inaugurar esta exposição", que vai estar patente ao público até ao próximo dia 30 de junho, e pode ser visitada aos sábados, entre as 15:00 e as 19:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório