Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arquitetos "têm o poder que as sociedades lhes dão"

O curador-geral da 5.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, o arquiteto francês Éric Lapierre, considerou hoje, na apresentação do evento, em Lisboa, que os arquitetos "têm o poder que as sociedades lhes dão".

Arquitetos "têm o poder que as sociedades lhes dão"
Notícias ao Minuto

16:58 - 24/04/18 por Lusa

Cultura Curador

Questionado pela agência Lusa sobre a responsabilidade dos arquitetos quanto ao impacto dos edifícios que criam na vida quotidiana das pessoas, Éric Lapierre disse que estes profissionais têm esta consciência, mas o seu poder "é aquele que as sociedades lhes dão".

"O poder dos arquitetos é hoje menor do que há 100 anos. Os arquitetos que criaram edifícios no pós-guerra, por exemplo, tinham muito mais poder do que atualmente", apontou o fundador e diretor da Éric LapierreExperience (ELEx), sediada em Paris.

Na opinião do curador-geral da 5.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, o mundo de hoje "confia mais, e demasiado, na tecnologia do que na cultura", e as questões da sustentabilidade do desenvolvimento, nomeadamente ligadas ao urbanismo, "são extremamente importantes".

"A massificação mudou a natureza da arquitetura e há, hoje, a possibilidade de construir monumentos todos os dias", referiu.

Lapierre divide a sua atividade entre a área de projeto e o ensaio crítico, e as suas obas são reconhecidas internacionalmente e premiadas.

Para Éric Lapierre, "a arquitetura envolve a vida, é sobre a vida" e, na sua opinião, "os arquitetos têm um pensamento baseado na racionalidade e na sensibilidade, tomando decisões não arbitrárias".

"É preciso trazer o prazer e a beleza à arquitetura", comentou, quando referiu que na programação também haverá música, cinema e gastronomia para desfrutar.

A Trienal de Arquitetura de Lisboa vai decorrer entre 03 de outubro e 02 de dezembro de 2019 sob o título "A Poética da Razão", com cinco exposições, conferências e prémios.

Na edição anterior, a Trienal de Arquitetura de Lisboa recebeu mais de 150 mil visitantes nas exposições, e teve 178 participantes de 38 países nas conferências e outras atividades.

A equipa curatorial integra ainda Sébastien Marot (França), Ambra Fabi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Fosco Lucarelli & Mariabruna Fabrizi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Laurent Esmilaire (França), Tristan Chadney (França/Reino Unido) e Vasco Pinelo de Melo (Portugal).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório