Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Festival Dias Da Dança arranca quinta já com espetáculos esgotados

O Festival Dias Da Dança arranca na quinta-feira e conta, para já, com mais de 400 passes vendidos e vários espetáculos esgotados, anunciou hoje Tiago Guedes, diretor do evento que se realiza no Porto, Matosinhos e em Gaia.

Festival Dias Da Dança arranca quinta já com espetáculos esgotados
Notícias ao Minuto

16:21 - 24/04/18 por Lusa

Cultura Espetáculo

"Este ano está a ser uma grande surpresa, também lançámos a programação do festival mais cedo para haver mais lastro e está a funcionar muito bem, o público está a aderir, já vendemos mais de 400 passes para o festival", disse à Lusa o diretor do festival que decorre até 13 de maio, antes de acrescentar que "há espetáculos esgotados, coisa que não aconteceu nos outros anos".

No primeiro dia do festival Dias Da Dança (DDD), Marco da Silva Ferreira apresenta o espetáculo "Brother" (22:00, no Auditório Municipal de Gaia), que "assenta numa tentativa de cruzar corpos contemporâneos com uma qualquer memória de corpos ancestrais", disse o artista, durante a conferência de imprensa que se realizou hoje no café do Rivoli, no Porto, e onde estiveram alguns coreógrafos que falaram dos trabalhos que vão apresentar.

Por seu lado, Olga Roriz apresenta no Teatro Nacional São João, no Porto, "A meio da noite" (sexta-feira às 22:00, sábado às 19:00 e domingo às 17:00), o espetáculo "A meio da noite", baseado na obra do realizador Ingmar Bergman, que completaria 100 anos de vida este ano.

"Uma das coisas mais importantes foi a pesquisa, ter visto 50 e tal filmes, vermos todos ao mesmo tempo o mesmo filme e depois discuti-lo", disse a coreógrafa, que se assumiu fã de Bergman e considerou o momento de efeméride "ideal para fazer um espetáculo baseado na sua obra" que, para quem não conhecer, poderá ser visto como "um espetáculo de relações humanas".

Por sua vez, a coreógrafa Luísa Saraiva apresenta no sábado no Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos, "Enchente", um espetáculo com "linguagem minimalista que se concentra na relação dos bailarinos" e que é sobre "processos de tomada de decisão", "o cuidar do outro" e o "ser autónomo na decisão", disse a própria.

O DDD divide-se em quatro secções: "DDD IN" (espetáculos em sala), "DDD Extra" (conjunto de oficinas para todas as idades, 'masterclasses', encontros e conversas), "DDD PRO" (workshops de longa duração, destinados a profissionais") e "DDD OUT" (espetáculos no espaço público).

O "DDD OUT" conta, entre outros, com o projeto comunitário "Micro Eventos Mais Performance" que é uma parceria da escola profissional Balleteatro e da companhia de teatro espanhola Atalaya, envolvendo elementos da comunidade cigana, cuja apresentação acontece no Dia Mundial da Dança, em 29 de abril, a partir das 14:30, na praça D. João I, no Porto.

No mesmo dia, a partir da mesma hora, acontece no café-teatro do Campo Alegre, no Porto, o encontro "Metabolic Rifts", onde se vão desenrolar as conversas "Hospitalidade e espaço público", "Atos de Apoios" e "A rutura metabólica entre informação e energia", levadas a cabo, respetivamente, pelos oradores Sandi Hillal (Palestina), Helena Rickett (Inglaterra) e Matteo Pasquinelli (Alemanha).

Ao longo do festival são apresentados espetáculos todos os dias, exceto às segundas-feiras.

No auditório Constantino Nery, é também apresentado o espetáculo "Jungle Red", de Carlota Lagido, que aborda "a procura do ideal, da utopia, do paraíso" através de "uma série de linguagens e excessos poéticos" e passa a ideia de que "a contemplação pode ser um antídoto", revelou a coreógrafa.

Nos dias 02 e 03 de maio, Cristina Planas Leitão apresenta no Palácio do Bolhão o solo "UM [unimal]" que lida com "a temática da autoridade e autoria" e tem "a estrutura de um ensaio" em que a interprete recebe indicações da coreógrafa durante toda a peça.

O diretor artístico do DDD considerou que esta é "uma edição mais plural que as outras", pois visa "mostrar o quão diversa pode ser a dança, hoje, e os estados do corpo. O que é que o corpo, através do movimento, pode apresentar em 35 espetáculos".

Nas sextas-feiras e sábados do evento existem ainda festas noturnas, que aconteceu na cidade do Porto, sendo cinco no café Rivoli e uma no bar Pérola Negra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório