Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Pianista dá concerto na prisão antes de tocar com Andrea Bocelli

A pianista Elisabeth Sombart, que irá tocar a convite de Andrea Bocelli no Santuário de Fátima, no dia 13 de maio, irá dar um concerto solidário dias antes na prisão-escola de Leiria.

Pianista dá concerto na prisão antes de tocar com Andrea Bocelli
Notícias ao Minuto

07:30 - 19/04/18 por Lusa

Cultura Leiria

No âmbito da sua fundação Réssonance, a francesa Elisabeth Sombart toca concertos solidários em locais de sofrimento, como hospitais, lares, prisões, campo de refugiados ou zonas de conflito. Nesse sentido, aproveitando a sua vinda ao Santuário de Fátima, a convite de Andrea Bocelli, a pianista irá dar um concerto no Estabelecimento Prisional de Leiria, conhecido por prisão-escola, no dia 11 de maio, pelas 15:00.

"Será como uma aula. A pianista fará uma viagem à música desde Bach até Choupin. Ela tocará uma peça de cada compositor. Será um concerto pedagógico", explicou à agência Lusa o responsável pela programação dos concertos na Suíça, Mário Duro.

Um dia antes, a 10 de maio, Elisabeth Sombart irá dar um concerto no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21:00, cuja receita irá reverter a favor dos escuteiros da região de Leiria.

A artista apoia bolseiros e jovens "prodígio" que queiram aprender música e que não tenham condições económicas para o fazer através da fundação Réssonance. Com sede na Suíça, esta organização está representada em Bélgica, Espanha, França, Itália, Líbano e Roménia.

Elisabeth Sombart iniciou os estudos de piano aos sete anos, quando foi matriculada no Conservatório de Estrasburgo. Aos 11 anos, fez a sua primeira atuação pública.

Tendo vencido o Prémio Nacional de Piano e de Música de Câmara, aos 16 anos, a pianista dirigiu-se para Buenos Aires, onde estudou piano com Bruno Leonardo Gelber. Foi aluna de Sergiu Celibidache, a sua referência maior, na Universidade de Mayence, onde aprendeu a fenomenologia da música e agora faz 'masterclasses' em parceria com o maestro Jordi Mora.

Em 1998, fundou a Fundação Résonnance, que oferece, gratuitamente, educação musical clássica/erudita.

Em 2006, a pianista viu ser-lhe atribuído o grau de 'Chevalier de l'Ordre National du Mérite', pela sua carreira, e, em 2008, foi elevada a 'Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres'.

No próximo dia 13 de maio, pelas 16:00, a Basílica da Santíssima Trindade, acolherá um recital de Andrea Bocelli, em ação de graças pelo Centenário de Fátima, com entrada gratuita (a lotação já está esgotada) e que terá como convidada especial a fadista Ana Moura.

O artista far-se-á acompanhar pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a já habitual direção musical de Carlo Bernini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório