Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Plataforma Parallel apresenta obras inéditas de fotógrafos no Reino Unido

A Plataforma Parallel, lançada no ano passado com uma exposição em Lisboa, vai apresentar trabalhos inéditos de sete artistas emergentes no Format Festival, em Derby, no Reino Unido, a partir de sexta-feira, segundo a organização.

Plataforma Parallel apresenta obras inéditas de fotógrafos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

19:34 - 17/04/18 por Lusa

Cultura Fotografia

Contactado pela agência Lusa, Nuno Ricou Salgado, diretor artístico da Plataforma, indicou que esta presença no Reino Unido será uma das seis exposições que a entidade vai organizar este ano, parte do programa de quatro anos do projeto.

"Um dos principais objetivos do projeto é criar uma renovação do tecido cultural ligado à fotografia contemporânea, através do apoio a novos artistas e curadores, e fazer com que cheguem de uma forma mais rápida ao mundo das artes, renovando a oferta cultural junto dos museus, galerias e festivais", disse à agência Lusa.

Na exposição da Plataforma, em Derby, participam os artistas Andrej Lamut, Sofia Ok-nen, Charlotte Mano, Glorija Lizde, MarkSparkie McGuinness, Ramona Güntert, Toms Harjo, com curadoria de Nikki Omes.

Questionado sobre a participação de artistas e curadores portugueses nas exposições, Nuno Ricou Salgado respondeu que "o projeto é europeu e, por isso, conta com a participação de artistas de várias nacionalidades".

Entre os artistas e curadores portugueses que irão participar nas exposições do projeto estão Nuno Barroso e Bruno Humberto.

"O objetivo é trazer sangue novo ao meio da fotografia contemporânea", indicou o responsável.

Nuno Ricou Salgado recordou que "houve um primeiro encontro entre os artistas e os curadores em Lisboa, em novembro de 2017, e depois cada um dos artistas desenvolveu, com o apoio de tutores, um novo corpo de trabalho, em Torres Vedras".

Os 23 artistas regressaram aos seus países, para criarem novos projetos e, em fevereiro deste ano, em conjunto com curadores e membros da Plataforma, reuniram-se na Lituânia, onde foram apresentados os trabalhos.

Ali, cada um dos curadores escolheu um grupo de artistas para serem apresentados nos festivais e outros eventos de fotografia que vão acolher os projetos até setembro.

Cabe à Plataforma Parallel fazer a coordenação geral do projeto para quatro anos, e a cada um dos 18 membros acolher atividades.

Nuno Ricou Salgado, da direção da associação cultural e social Procur.arte, com sede em Lisboa, recordou que esta entidade recebeu um financiamento europeu de dois milhões de euros para criar esta nova plataforma de fotografia, e estabelecer relações entre artistas emergentes e instituições numa área com "procura crescente".

O primeiro momento desse projeto foi a exposição Parallel Intersection Lisboa, em novembro, que reuniu os artistas nacionais e estrangeiros no Convento da Trindade, e promoveu um debate sobre a massificação da imagem.

A iniciativa do projeto Parallel - European Photo Based Platform partiu da Procur.arte, fundada há 11 anos, que se candidatou aos fundos do programa Europa Criativa, e recebeu apoio para coordená-lo durante quatro anos.

O Parallel - European Photo Based Platform envolve 16 países da União Europeia, 18 instituições artísticas-membro - nacionais e estrangeiras - e dez parceiros portugueses.

Entre os parceiros portugueses e estrangeiros contam-se O Centro Internacional de Arte José de Guimarães (Portugal), A Fondazione Fotografia Modena (Itália) e a Gaalerie Image (Dinamarca).

No âmbito do orçamento comunitário, através do programa Europa Criativa, o projeto recebeu, em setembro do ano passado, o apoio de dois milhões de euros, valor que receberá gradualmente, com 500 mil euros anuais.

Durante quatro anos, decorrerá, anualmente, um Intersection, em diversas cidades europeias, no qual serão expostos trabalhos que resultam do acompanhamento do projeto, que funcionará por ciclos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório