Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Campo das Cebolas reabre hoje requalificado com concertos

O Campo das Cebolas, em Lisboa, reabre hoje após as obras de requalificação do espaço público e construção de um parque de estacionamento, com dois concertos a cargo da banda HMB e de Ricardo Ribeiro e Filipa Cardoso.

Campo das Cebolas reabre hoje requalificado com concertos
Notícias ao Minuto

06:17 - 14/04/18 por Lusa

Cultura Lisboa

A requalificação do Campo das Cebolas, iniciada em outubro de 2015, sofreu atrasos devido à descoberta de vestígios arqueológicos, incluindo de um cais pombalino, cerâmica e duas embarcações.

Hoje, no espaço onde existia um parque de estacionamento selvagem, ergue-se um jardim, um parque infantil e um parque de estacionamento subterrâneo com 206 lugares.

Na sequência da conclusão dos trabalhos, o Campo das Cebolas reabre com novas funções, com a possibilidade de se "ver o que os sedimentos e muitas construções haviam escondido": "um cais, sucessivamente reconstruído ao longo de mais de dois séculos, uma escadaria que hoje pode ser percorrida, uma muralha que nos conta onde o rio se encontrava, mais próximo de terra".

A reabertura do espaço público é assinalada com "várias atividades", sob o convite "A Rua é Sua - Venha descobrir o novo Campo das Cebolas", a partir das 16:00, incluindo dois concertos, com entrada livre, de Ricardo Ribeiro e Filipa Cardoso (às 16:30) e da banda HMB (18:00).

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), em novembro de 2017, na cerimónia de inauguração do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, salientou que as intervenções junto ao rio representam "um investimento estratégico na concretização de uma ambição antiga da cidade, de requalificação de toda a zona da frente ribeirinha".

O autarca notou que, no atual mandato autárquico, será prolongado o trabalho de requalificação da frente ribeirinha "até Santa Apolónia e depois tendencialmente até à Expo, procurando no fundo que haja um contínuo pedonal entre Belém e o Parque das Nações, também com meios suaves de mobilidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório