Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Elenco de exceção' atua sábado no Festival Terras Sem Sombra

Um 'elenco de exceção' composto pela soprano húngara Anna Furjes, o tenor eslovaco Miloslav Sykora e quatro músicos vai atuar no sábado, na vila de Mértola, no Alentejo, no 4.º concerto do Festival Terras Sem Sombra.

'Elenco de exceção' atua sábado no Festival Terras Sem Sombra
Notícias ao Minuto

16:00 - 11/04/18 por Lusa

Cultura Mértola

Segundo a organização do festival, o concerto, intitulado 'Aos Quatro Ventos: Palimpsestos Musicais da Europa Central (Séculos XIX-XXI)', vai decorrer a partir das 21:30, na igreja matriz de Mértola, no distrito de Beja, considerada "um dos mais notáveis monumentos nacionais do Alentejo".

A soprano e o tenor vão atuar com "dois génios do piano" - o checo Jan Vojtek e o polaco Lukasz Piasecki -, a violoncelista checa Kristina Vocetková e a "virtuosa" tocadora checa de cimbalão, instrumento característico da Europa Central, Gabriela Jílková.

Trata-se de um "elenco de exceção", que vai interpretar um programa que "retrata três séculos da vida musical do velho continente" e é composto por obras de oito compositores "marcantes": o polaco-francês Frédéric Chopin, os checos Leos Janácek e Antonín Dvorák, os húngaros Zoltán Kodály, Jaromír Dadák e György Kurtág, o eslovaco Gejza Dusík e o polaco Michal Malec.

Além do concerto, a passagem do festival deste ano por Mértola, no âmbito do seu programa de património e biodiversidade, vai incluir uma visita ao centro histórico de Mértola, no sábado, e uma ação de salvaguarda da biodiversidade, no domingo.

A visita ao centro histórico da vila vai decorrer no sábado, a partir das 15h00, e ser orientada pelos arqueólogos Cláudio Torres, Susana Gómez e Virgílio Lopes, do Campo Arqueológico de Mértola.

Já a ação de salvaguarda da biodiversidade vai decorrer no domingo, a partir das 9h30, e incluir um passeio para os participantes poderem observar fauna e paisagem do concelho de Mértola.

O concelho de Mértola, que se afirma como "capital nacional da caça" e onde decorre uma experiência "muito bem-sucedida" de reintrodução de lince-ibérico, é "uma das zonas mais relevantes" de Portugal em termos de biodiversidade e o "coração" do Parque Natural do Vale do Guadiana, refere a organização do festival.

Durante a ação, os participantes também vão realizar tarefas de gestão sustentável da fauna selvagem e recolher informação para o projeto "Mais Coelho", nomeadamente amostras em coelhos bravos capturados vivos e que são a principal presa e a base da alimentação do lince-ibérico.

O passeio e as tarefas da ação vão ser guiados pelo engenheiro biofísico António Paula Soares, pelo engenheiro florestal João Carvalho, pelos biólogos Paulo Célio Alves e Marisa Rodrigues e as veterinárias Margarida Duarte e Mónica Cunha.

O 14.º Terras Sem Sombra - Festival do Baixo Alentejo, com o tema 'Aproximando o Distante - Tradição e Vanguarda na Música Europeia (Séculos XVI-XXI)', tem a Hungria como país convidado e decorre até ao dia 7 de julho em dez concelhos do Alentejo.

O festival, organizado pela associação Pedra Angular, inclui visitas a património, concertos, a maioria em igrejas, e ações de salvaguarda da biodiversidade em Vidigueira, Serpa, Odemira, Mértola, Ferreira do Alentejo, Beja, Elvas, Barrancos, Sines e Santiago do Cacém e a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2018 em Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório