Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quadro de Van Gogh no mercado leiloeiro francês após 20 anos 'ausente'

O pintor holandês Vincent van Gogh, ausente do mercado leiloeiro francês durante mais de 20 anos, regressa à praça em Paris, a 4 de junho, com o quadro 'Mulheres remendando redes nas dunas', com um preço estimado entre três e cinco milhões de euros.

Quadro de Van Gogh no mercado leiloeiro francês após 20 anos 'ausente'
Notícias ao Minuto

16:17 - 29/03/18 por Lusa

Cultura Pintura

Segundo a leiloeira Artcurial, que na quarta-feira apresentou o quadro à imprensa, trata-se de um óleo de 1882 que é "emblemático" das primeiras obras de van Gogh e que já contém as premissas da "revolução pictórica" realizada pelo pintor holandês que foi um dos expoentes máximos do pós-impressionismo.

O diretor associado do departamento de arte moderna da Artcurial, Bruno Jaubert, explicou à agência EFE que apesar desta obra não se poder considerar menor pertence a um período que até agora estava fora dos focos do mercado.

O seu proprietário, um colecionador privado europeu cuja identidade não foi revelada, tinha emprestado a obra ao Musem van Gogh de Amesterdão, em 2009.

As expetativas criadas com a chegada da obra ao mercado leiloeiro francês decorrem do facto de haver poucas obras de van Gogh no circuito internacional - resumem-se a duas ou três por ano - e do interesse recente de museus privados e de fundações criadas recentemente.

Van Gogh (1853-1890) tinha 29 anos quando pintou esta paisagem holandesa com remendadoras de redes, perto do mar do Norte, dois anos antes de se ter dedicado totalmente à pintura.

O acaso, segundo Jaubert, quis que fosse posta à venda ao mesmo tempo que cinco obras da juventude de Paul Gaugin, pintadas entre 1876 e 1877. Ainda que não se tenham conhecido os artistas começaram por ter uma relação próxima que acabou por se tornar tumultuosa.

A leiloeira destaca que três telas, um desenho e uma decoração pensada para um pandeiro de Gauguin, da coleção Favre-Tessier entram, pela primeira vez, no mercado, com um preço estimado entre os 20.000 e os 310.000 euros.

A venda impressionista e modernista desta leiloeira inclui cerca de 50 obras, entre as quais uma coleção completa de Fernand Léger (1881-1955), uma pintura do espanhol Óscar Domínguez e um retrato de mulher e um desenho de arlequins de Pablo Picasso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório