Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Filmes da Netflix banidos de competir em Cannes

No último ano, houve dois filmes da Netflix em competição. Tal não se repetirá este ano.

Filmes da Netflix banidos de competir em Cannes
Notícias ao Minuto

08:40 - 26/03/18 por Pedro Filipe Pina

Cultura Cinema

Visões opostas por parte do prestigiado festival de cinema francês e a produtora tiveram um resultado: os filmes da Netflix não vão poder competir pela Palma de Ouro, o prémio máximo de Cannes.

A decisão de que o The Hollywood Reporter dá conta, foi explicada numa entrevista a uma publicação francesa de cinema por Thierry Frémaux, responsável da organização do festival francês.

A Netflix, além de produzir já alguns conteúdos próprios, é uma plataforma que exibe filmes e séries em streaming. 

A política da Netflix tem passado por estrear filmes no pequeno ecrã, sem que estes tenham sido exibidos nos cinemas. 

No último ano, 'Okja', de Bong Joon-ho, e 'The Meyerowitz Stores', de Noah Baumbach, ainda estiveram em competição pela Palma de Ouro. E já na altura esta hipótese mereceu protestos devido ao facto de os filmes nunca terem sido estreados nos cinemas franceses, entrando assim no circuito comercial francês.

Explica Thierry Frémaux que no ano passado aceitou a participação dos dois filmes da Netflix em competição porque não queria que Cannes estagnasse nem que estreassem noutro festival.

"No último ano, quando selecionei os dois filmes, pensei que conseguiria convencer a Netflix a lançar os filmes nos cinemas. Foi presunçoso da minha parte, e eles recusaram", afirmou. 

Este ano, não será assim. A Netflix mantém a política de não lançar os filmes nos cinemas, nomeadamente nos cinemas franceses. O que quer dizer que até poderão ser exibidos no grande ecrã em Cannes.

Mas como não vão ser exibidos, nem por uma semana que seja, em cinemas franceses, os filmes da Netflix deixam de poder competir pela Palma de Ouro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório