Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Exposição de Ana Hatherly abre hoje na Casa da Cerca

A segunda parte de uma exposição dedicada à obra visual de Ana Hatherly, intitulada 'O Prodígio da Experiência', destacando o percurso experimental da autora, é hoje inaugurada, na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada.

Exposição de Ana Hatherly abre hoje na Casa da Cerca
Notícias ao Minuto

09:20 - 24/03/18 por Lusa

Cultura Almada

Constituída por obras do Arquivo Fernando Aguiar, a exposição de Ana Hatherly (1929-2015) é apresentada em dois espaços, um na Galeria Municipal de Arte, que está patente até 12 de maio, e outra na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, que inaugura hoje, e vai até 09 de setembro.

O arquivo do colecionador Fernando Aguiar é constituído por cerca de 2.500 originais de poesia visual, e cerca de 50 mil documentos relacionados com poesia experimental e visual, e áreas como a arte concetual, 'performance' e arte postal.

Em novembro do ano passado, foi inaugurada uma exposição com mais de 100 obras da artista plástica, poeta e realizadora Ana Hatherly, na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa, onde esteve patente até janeiro deste ano.

Intitulada "Ana Hatherly: Território Anagramático", reuniu obras em desenho, gravura, vídeo e edição, criadas entre 1970 e 2012.

Essa exposição foi o resultado de uma colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que inaugurou, um mês antes, a exposição "Ana Hatherly e o Barroco. Num Jardim Feito de Tinta", dedicada à mesma artista, também patente até janeiro deste ano, com pinturas e ensaios da artista e escritora, que se interessou pelas várias dimensões do período histórico do Barroco, que a Gulbenkian colocou em diálogo com a coleção de arte do fundador da instituição.

Escultura, pintura, desenho, cinema, 'performance', vídeo, poesia, ensaio, Ana Hatherly explorou todas estas linguagens artísticas e fez profundas reflexões sobre os seus temas de interesse, criando uma "metalinguagem e metapensamento" próprios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório