Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Prémio de festival Dox de cinema documental atribuído ao sueco 'The Raft'

O filme 'The Raft', do realizador sueco Marcus Lindeen, é o vencedor do prémio de melhor documentário do festival CPH:Dox, da Dinamarca, que tinha o filme 'Extinção', da portuguesa Salomé Lamas, entre os candidatos.

Prémio de festival Dox de cinema documental atribuído ao sueco 'The Raft'
Notícias ao Minuto

22:50 - 23/03/18 por Lusa

Cultura Filmes

'The Raft' recupera a história de cinco homens e seis mulheres que, em 1973, arriscaram a travessia do Atlântico, numa jangada ("raft").

O júri da principal secção competitiva atribuiu ainda uma menção honrosa a 'América', do norte-americano Erick Stoll, sobre o reencontro de três irmãos mexicanos com a avó de 93 anos, depois de décadas de vida nos Estados Unidos.

'Extinção', de Salomé Lamas, teve estreia no festival de cinema documental, da Dinamarca. O filme aborda a problemática das fronteiras na atual Rússia e o conflito que algumas destas regiões mantêm, sob o peso da história da antiga União Soviética.

O filme decorre na região da Transnístria, uma das mais pobres da Europa, e mostra um mosaico de elementos ficcionais e reais, revelando a "guerra surda" do regime de Vladimir Putin, na estratégia da "guerra sem guerra" e da "ocupação sem ocupação".

'Extinção' será mostrado, a partir de 20 de setembro, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa, ficando em exibição até 25 de novembro.

O festival Dox destacou a força das expressões pessoais dos filmes em competição e o tom "sombrio e hipnótico do ensaio cinematográfico", da realizadora portuguesa.

Natural de Lisboa, Salomé Lamas nasceu em 1987 e estudou cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Praga e Amesterdão. É doutoranda em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.

O seu trabalho já foi mostrado tanto em espaços dedicados à arte quanto em festivais de cinema, tais como Berlinale -- Festival Internacional de Cinema de Berlim, Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, Museu Guggenheim Bilbao, MoMA -- Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, e na galeria Tate Modern, em Londres, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório