Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

RioLisboa apresentam 'Moça Morena' em Lisboa

O quarteto RioLisboa apresenta hoje à noite, no espaço B.Leza, em Lisboa, o seu segundo álbum, 'Moça Morena', cujo universo musical se desenvolve no triângulo atlântico lusófono, miscigenando sonoridades de África, Brasil e Portugal.

RioLisboa apresentam 'Moça Morena' em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:23 - 21/03/18 por Lusa

Cultura Quarteto

O diretor musical do projeto, Bruno Fonseca, em declarações à agência Lusa afirmou: "Apontámos mais para o conceito da lusofonia, que faz mais sentido no contexto atual, até porque já criámos a nossa identidade musical, temos a nossa sonoridade, dentro dessa linguagem musical portuária lusófona, que viaja pelo Brasil, África e Portugal".

Para o músico, "a mestiçagem musical, atualmente, faz mais sentido e evidencia-se muito em Lisboa, como cidade de partida e chegada de navios de diferentes proveniências, desde há séculos".

"Esta mestiçagem nota-se no fado, aliás, como referem estudiosos como Rui Vieira Nery", autor de 'Para uma História do Fado'.

Os RioLisboa são Bruno Fonseca (viola e direção musical), Henrique Leitão (guitarra portuguesa), Carlos Barretto (contrabaixo) e André Mota (bateria e percussões), que, para este disco, convidaram as cantoras Rute Soares, Luanda Cozetti, Teté Alhinho, Mili Vizcaimo, Sandra Correia e Ana Margarida.

"Este trabalho é o resultado das nossas partilhas profissionais e também pessoais, as convidadas são todas intérpretes com as quais trabalhei, à exceção da Teté Alhinho, que nos foi apresentada pelo Carlos Barretto, que trabalha com ela", disse.

Referindo-se a cada um dos temas do CD, Bruno Fonseca explicou que foram trabalhados pelas próprias cantoras, "sem quaisquer indicações de tom, ritmo ou outras".

"Quisemos que cada um desse aos temas, aquilo que melhor lhe parecia ele estar a pedir, e assim fazer uma grande confluência musical, de partilha das nossas experiências", acrescentou.

Quanto à escolha dos autores, a opção foi por poetas vivos. Há ainda Fernando Pessoa, com o poema 'Não Digas Nada', musicado por Filipe Fontenelle, interpretado pela espanhola Mili Vizcaimo, e Sophia de Mello Breyner Andresen, com 'Primavera' e 'Despedida', ambos musicados por Pedro d'Orey, e interpretados por Rute Soares.

O CD é composto por 13 temas, seis musicados por Bruno Fonseca, que, em parceria, assina três outras composições: 'O Regresso', de Nuno Miguel Guedes, com Guilherme Nascimento e Paulo Cavaco, 'Todo o Amor', de Márcio Faraco, com quem fez a música, e 'Moça Morena'. Bruno Fonseca assina a letra e música de 'Saudade de Lisboa'.

'Moça Morena' sucede a 'Aqui e Ali', editado em 2013, e que o músico definiu como um "disco de pesquisa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório